Header Ads

Main

Librelato leva alunos na empresa para realizar o II Prêmio Librelato Ambiental











Empresa promoveu dia de integração entre as escolas com atividades, surpresas, entrega de premiações e muita conscientização ambiental.

 Dia 05 de novembro, a Librelato S.A. Implementos Rodoviários recebeu em sua matriz, em Orleans, as quatro escolas vencedoras do II Prêmio Librelato Ambiental: E.E.B. Costa Carneiro de Orleans, Escola Especial Sonho Dourado – Apae de Içara, Centro de Educação Infantil Maria Magdalena de Capivari de Baixo e E.M.E.I.E.F. Carlos Gorini de Criciúma.

 Sempre em busca de promover conscientização e ações na comunidade que envolve a preocupação com o meio ambiente, a Librelato realizou a segunda edição do prêmio que promove esforços das escolas e instituições de ensino sobre a responsabilidade ambiental. As escolas puderam se inscrever, gratuitamente, e os projetos foram selecionados por uma comissão julgadora formada pela equipe do Marketing e do setor de Ambiental da Librelato.

No início da manhã, os alunos foram recebidos com um café da manhã e visitaram uma exposição de animais empalhados montada dentro da empresa pelo professor engenheiro Ismael Dagostin Gomes do Unibave. Após, o CEO da Librelato José Carlos Sprícigo contou para os 80 alunos e para os professores um pouco sobre a Librelato, produtos e falou sobre responsabilidade social. “O sucesso de uma empresa não se dá somente pelo seu balanço econômico, tem que adicionar sua responsabilidade social frente à sociedade em que está inserida. Nós da Librelato realizamos atividades deste cunho porque planejamos o futuro no presente. Ficamos felizes em receber as escolas em nossa companhia, pois é um aprendizado mútuo”, pontua o CEO.

A equipe do setor de Ambiental da Librelato também realizou duas palestras com o coordenador de gestão ambiental Tiago Borghezan e a analista de gestão ambiental Daiana Teixeira. “Explicamos para os alunos sobre todos os nossos projetos sociais e ambientais para eles terem dimensão da importância e dos resultados que traz para sociedade. Além disso, conversamos com eles sobre a importância da natureza, da reciclagem e da economia de água”, diz o coordenador de gestão ambiental Tiago Borghezan.

Durante a manhã, os alunos participaram de diversas provas relâmpagos em que cantaram músicas e fizeram gritos de guerra. As escolas receberam instruções da equipe de segurança da Librelato e puderam conhecer parte da fábrica para entender como se fabrica um implemento rodoviário. Além disso, puderam visitar a Feira da Apae de Orleans, que estava na guarita da empresa, com produtos recicláveis em que as vendas são revertidas para a instituição. “O Prêmio Librelato Ambiental traz muitos benefícios para as escolas e participar desse evento aqui dentro da empresa nos mostra o quanto a Librelato é consciente e participativa nas comunidades. Este será um dia que nossos alunos jamais esquecerão, aprenderam e se divertiram muito”, afirma a professora da Escola Costa Carneiro de Orleans, Patrícia Comelli.

As escolas apresentaram seus projetos e, logo após, foi realizada a premiação do II Prêmio Librelato Ambiental em que cada participante recebeu uma medalha do Esquadrão do Amigos da Comunidade. Depois do almoço todos os alunos assinaram o termo de compromisso com o meio ambiente, prometendo se preocuparem com as causas e serem disseminadores da preservação ambiental. Pintaram com os dedos e tintas a lona com uma árvore onde os dedos representavam folhas. “Esse termo tem a intenção, simbólica, de promover a cultura da preservação ambiental e despertar a consciência nas crianças, firmando o seu compromisso em multiplicar os conhecimentos adquiridos durante o evento”, explica a analista de gestão ambiental Daiana Teixeira.

Uma tarde diferente e divertida

Os alunos das quatro escolas participaram de diversas recreações, que levavam brindes recicláveis com garrafa pet de cofre de porquinho, tais como: quiz com perguntas sobre a Librelato e as questões ambientais, jogo de argolas e boliche com garrafa pet e jogo da memória. Para trabalhar com a coordenação e imaginário dos alunos, foi realizada uma oficina de reciclagem onde eles mesmos fizeram um boneco ecológico, produzido com pó de serra, alpiste e meia fina. A criança tem que cuidar e regar todos os dias para crescer o cabelo do boneco. “Este incentivo da Librelato é de extrema importância para nós, afinal receberemos toda a estrutura necessária para continuar o projeto dentro da Apae. Além disso, a empresa está conscientizando nossos alunos através deste evento”, diz a professora da Escola Especial Sonho Dourado – Apae de Içara, Terezinha Pereira.

Após a oficina, os participantes plantaram árvores nativas e colocaram uma placa com o nome da escola, desta forma eles poderão visitar a empresa e acompanhar o desenvolvimento. Para fechar a parte da conscientização de espécies nativas, os alunos plantaram mudas em garrafas pet que foram colocadas em uma parede da Librelato. “O evento superou nossas expectativas, não imaginávamos o quanto os alunos aprenderiam neste dia. Com a Librelato temos não só a parceria para fazer o projeto proposto, mas também estão ensinando nossos alunos a serem ambientalmente responsáveis”, pontua a coordenadora pedagógica da Escola Carlos Gorini de Criciúma.

Um dos momentos especiais que marcou a criançada foi a Ave de Rapina que a Librelato trouxe para a empresa. Os alunos puderam conhecer mais sobre dois animais: gavião e águia de cauda branca, além pegar as aves e tirarem fotos. No final da tarde aconteceu o encerramento em que os alunos receberam uma mochila com brindes: folha para desenho, caneta, lápis, caderno, porta semente, porta retrato de madeira com a foto oficial da turma, uma muda na caixinha e um jogo da memória do Prêmio Librelato Ambiental. E, claro, os vencedores receberão o auxílio necessário, financeiro e de assessoria ambiental, para realizar os projetos dentro das escolas. “Responsabilidade socioambiental é assunto muito sério e sustentabilidade não pode ser vista como uma palavra que está na moda! Nós seres humanos, não devemos nos preocupar que meio ambiente estamos deixando para nossos filhos no futuro e sim que filhos estamos deixando para o meio ambiente. Educação ambiental é o que nós da Librelato queremos difundir com este prêmio. Parabenizo todas as escolas e instituições que preservam o meio ambiente. Vocês são o nosso futuro! Parabéns! A preservação da nossa espécie depende de pessoas conscientes como vocês”, diz a Conselheira da Librelato, Thayni da Silva Librelato.

Carona Solidária

Neste mesmo dia, a Librelato realizou a campanha Carona Solidária com todos os colaboradores em todas as unidades da empresa. A Carona Solidária convidou os colaboradores a dividirem caronas ou virem de transporte público e bicicletas. Além disso, a campanha enviou uma série de dicas, via e-mail e cartazes na produção, conscientizando as pessoas sobre os benefícios que gera para a saúde e a diminuição da poluição dos carros. “Esta campanha incentiva a prática da carona e outros meios de locomoção não só para esta semana, mas para a rotina de nossos colaboradores, visando a saúde e o meio ambiente”, avalia a coordenadora de marketing Graziela Gislon.
Tecnologia do Blogger.