Header Ads

Main

Extintores do tipo ABC serão obrigatórios em 2015



Equipamento será exigido nos veículos automotores, elétricos, reboque e semi-reboque. 



 O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) publicou em 11 de novembro de 2009 a Resolução nº 333, de 06 de novembro de 2009, onde reestabeleceu a vigência da Resolução nº 157 22 de abril de 2004, que trouxe nova redação ao artigo 8º, o qual fixou especificações para os extintores de incêndio, sendo equipamentos de uso obrigatório nos veículos automotores, elétricos, reboque e semi-reboque.

Na Resolução definiu-se que o extintor de incêndio com carga de pó do tipo BC deveria ser substituído por um novo extintor de incêndio com carga de pó do tipo ABC até 31de dezembro de 2014, de acordo com as especificações da tabela 2 da Resolução anexa.

A alteração no pó do equipamento foi feita necessariamente em razão dos tipos de materiais utilizados na fabricação dos veículos, quando há sólidos, líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos energizados, a exemplo da as borrachas e estofamentos (Classe A), da gasolina (Classe B) e da parte elétrica (Classe C). Daí a necessidade da fabricação do tipo de extintor ABC. Este equipamento deve ser substituído a cada 5 anos, ou nos casos de rompimento quebra do lacre ou ainda se o indicador estiver na faixa vermelha.

A Obrigatoriedade de Uso de Extintores ABC aos veículos automotores começa a valer em 1º de janeiro de 2015.

Confira a Resolução aqui.

Fonte: CONTRAN

Via: Frota e CIA.

Tecnologia do Blogger.