Header Ads

Main

Fundador da ComJovem cria o 1º. aplicativo que conecta o caminhoneiro à carga

Carlos Alberto Mira foi Presidente da ASLOG (Associação Brasileira de Logística), autor do livro 'Logística - o Último Rincão do Marketing' e atualmente é Vice Presidente da ABTC (Associação Brasileira do Transporte de Cargas)



Premiado no Vale do Silício, empreendedor brasileiro lança o 'UBER for trucks’

 Com experiência acumulada de mais de 35 anos atuando em transportadora de carga e empresa de logística no país, Carlos Mira é tido como um dos mais respeitados e experientes líderes empresariais do setor. Após vender sua participação na sociedade em empresa da família, o empresário partiu para a atuação no mundo dos aplicativos, desenvolvendo o TruckPad - um programa para smartphones que tem revolucionado o transporte de cargas no Brasil e que virou ‘febre’ entre os caminhoneiros nas estradas brasileiras.

 

A atuação nas entidades de classe:

 Na década de 90, juntamente com alguns de seus colegas, Carlos Mira fundou a hoje festejada ComJovem (Comissão de Jovens Empresários da Associação Nacional do Transporte de Cargas) e foi eleito o seu primeiro coordenador. De estilo empreendedor dentro de sua empresa e também no ambiente institucional, Carlos Mira lançou a primeira página da entidade na internet e foi o criador do Prêmio NTC de Fornecedores do Transporte, além de ter sido o autor da proposta que alterou o nome da entidade para 'NTC & Logística', inserindo os transportadores no debate de um dos principais temas empresariais brasileiros, a logística.


 


A jornada:

  Após se atualizar em modernas técnicas de criação e gestão de startups, Carlos Mira lançou, em setembro de 2013, seu aplicativo que promove a conexão entre as empresas e os transportadores autônomos . “Nem tudo foi sempre flores. No início eram raríssimos os empresários que acreditavam no meu projeto” - brinca o empreendedor, que registra que chegou a ser chamado de ‘idiota’ por acreditar na idéia de que os caminhoneiros um dia usariam smartphones. “Em 2011, quando comecei a falar do projeto, não havia UM caminhoneiro sequer que usasse smartphone no Brasil. Mas eu acreditava muito na oportunidade. Tanto que saí da transportadora onde trabalhava para me ‘atirar’ de cabeça neste empreendimento digital. Eu fui um misto de visionário e biruta, mesmo” - brinca.


 Após vencer o concurso Google Startup Weekend, como a melhor idéia de startup do ano 2013, Carlos Mira desenvolveu a primeira versão do aplicativo e o colocou no ar. “Comemorei como criança o centésimo download do aplicativo” -lembra. Meses depois, o projeto TruckPad também venceu o DemoDay Brasil, dentro da Feira do empreendedor SEBRAE e logo em seguida o projeto recebeu o primeiro investimento vindo da Editora Abril, que selecionou o TruckPad para ser uma das empresas participantes de seu programa de aceleração de startups. Na sequência, Carlos Mira e sua equipe partiram para o Vale do Silício, onde moraram por 6 meses e onde também a empresa recebeu o primeiro investimento internacional, vindo da Plug and Play Tech Center, com sede em Sunnyvale, CA. “Ter relacionamento direto com centenas de pessoas altamente talentosas e viver dentro das mais admiradas empresas de tecnologia do mundo é uma experiência riquíssima e marcante para todo empreendedor” - destaca Carlos Mira, o primeiro empresário de transportes do Brasil a empreender com uma empresa de tecnologia e logística no Vale do Silício - a meca mundial da inovação.

 O resultado deste estágio da empresa na baía de San Francisco não poderia ser melhor. Participando da ‘Winter Expo 2014’, competição entre mais de 300 das principais startups de todo o planeta, a TruckPad foi eleita 'a startup mais inovadora do mundo', desbancando projetos de diversos outros segmentos da economia mundial. “Meu colegas empresários do setor de transporte de cargas no Brasil vão ter orgulho de mim” - brinca o empreendedor com o seu troféu à mão.

Invadindo as estradas brasileiras:

 O TruckPad, que foi o primeiro aplicativo para caminhoneiros no país, hoje já ultrapassou a incrível marca de 100.000 downloads e conta com um banco de dados com mais de 300.000 nomes de motoristas autônomos no Brasil. Cerca de 3.000 empresas já usam o sistema que espera transacionar R$ 1 bilhão em fretes no ano de 2016. O aplicativo TruckPad é considerado o 'UBER for trucks’, uma analogia ao aplicativo americano de transporte individual de passageiros que está avaliado em cerca de US$ 50 bi. “Estamos animados com a repercussão que estamos conseguindo nas estradas brasileiras e o sucesso entre os investidores” - comemora Mira, que neste momento tem como parceiros grandes empresas de tecnologia do Brasil - como a MapLink, Apontador e Movile (que recebeu aporte do fundo Innova Capital, que tem entre sócios o empresário Jorge Paulo Lemann, um dos donos da AmBev).

Serviço:
site da empresa:
www.TruckPad.com.br


Link para o TruckPad na loja de aplicativos da Google:
www.TruckPad.com.br/app
Tecnologia do Blogger.