Header Ads

Main

Aprenda a ler os códigos dos pneus




 Comprar pneus é uma coisa. Compreendê-los é outra história. Quando é dito que os pneus são os únicos pontos de contato dos veículos com o solo, nem sempre se percebe que por trás desta afirmação, existe um complexo componente técnico que desempenha uma série de funções responsáveis por assegurar estabilidade, absorver as irregularidades do solo, rodar silenciosamente e proporcionar conforto ao usuário.


 A parede lateral dos seus pneus traz uma sequência de números e letras que seguem um padrão único, e entender essa mensagem é essencial na hora de selecionar a substituição mais adequada para que o veículo atinja sua máxima eficiência. Para este exercício vamos dividir a descrição do pneu SP SPORT 270 da Dunlop, que traz o código225/55R17 97W em sua lateral.

Largura da secção do pneu 

 Os números anteriores à barra indicam a medida entre as paredes externas laterais do pneu, em milímetros, montado no aro de medição e inflado (respeitando sempre a pressão especificada pelo fabricante). Essa medida é diferente da largura entre as bandas de rodagem do pneu, conforme você pode verificar na imagem ao lado.

 Importância: Os pneus, quando em contato com o solo e em movimento, realizam várias tarefas como, tracionar, assegurar estabilidade direcional, frear e transmitir forças direcionais e radiais. Mudando a largura da área de contato, teremos diferentes comportamentos. A melhor opção sempre será a indicada pelo fabricante do veículo.

Relação de aspecto do pneu 

 O número de dois dígitos corresponde à proporção (em porcentagem) entre a altura da seção lateral e a largura nominal da banda de rodagem. Por exemplo, o número 80 gravado na lateral significa que sua altura é 80% da largura nominal da banda do pneu.

 Importância: Quanto menor for esse número, mais baixo será o perfil do pneu. Os pneus de perfil mais baixo costumam ser usados para veículos de alto rendimento, mas geram maior impacto na suspensão. Ao trocar de pneus, é preciso manter o conjunto na mesma altura do conjunto da roda antiga.

*A série do seu pneu pode ser conferida da seguinte forma: Série = Altura de secção x 100% / Largura de secção



Construção

 A letra entre os números identifica o tipo de construção do seu pneu, “R” para construção radial e “D” para diagonal. Quando não existe marcação, o pneu é de construção diagonal.

 Importância: Os pneus radiais são mais eficientes em termos de consumo de combustível, resistência ao desgaste, estabilidade, conforto e resistência à perfuração. Com uma tecnologia mais antiga, os pneus diagonais são ainda muito utilizados em terrenos não pavimentados devido à capacidade de resistir a cortes laterais e ao baixo preço em relação ao radial.

Diâmetro do aro (polegadas)


 O número indica o diâmetro da roda em que o pneu deve ser montado, medido em polegadas.

 Importância: Diâmetros maiores oferecem menores velocidades, porém melhor desempenho quando exigir força na tração. Dá para entender o porquê de veículos de carga e trabalho, como caminhões e tratores, utilizarem pneus com diâmetros muito grandes e carros esportivos tenderem a diâmetros menores.






Índice de carga

 Este código numérico está associado à carga máxima que cada um dos pneus pode suportar. Clique aqui para acessar a tabela de índice de carga.

 Importância: Problemas causados pelo excesso de carga: Desgaste acentuado do ombro da banda de rodagem. Ruptura por choque ou impacto acidental nas regiões lateral, área do talão e na banda de rodagem podem ser agravadas com pneus com sobrecarga.

 Cada veículo possui uma carga máxima, descrito no manual do proprietário, que não deve ser ultrapassado. É importante garantir que o conjunto de pneus esteja adequado a essa carga, sob o risco de danificar os pneus ou até estourá-los. Importante ressaltar que a carga inclui o peso do veículo vazio além dos passageiros e (de outras) carga(s).

Símbolo de velocidade

A letra está associada à velocidade máxima de utilização do pneu, ou seja, o quão rápido eles podem andar com segurança. Clique aqui para acessar a tabela de símbolo de velocidade.

Se os pneus forem adequados para velocidades acima de 300km/h, a descrição do serviço deverá estar marcada dentro do parêntese, por exemplo, 195/50ZR15 (82Y).

Importância: Cada veículo foi desenvolvido para alcançar com estabilidade uma determinada velocidade e isso inclui ospneus. Ao ultrapassar a velocidade máxima definida pelo pneu, você coloca em risco a estabilidade, aderência e resistência desse item. Lembrando que o fato do veículo oferecer segurança em altas velocidades não significa que você terá segurança acima da velocidade limite do local, pois isso leva em consideração fatores como visibilidade, tráfego, presença de pedestres, tipo de pista e curvas.

Além disso, existem outras inscrições importantes na lateral do pneu:

· TL – Tubeless – pneus sem câmara

· TT- Tubetype – pneus com câmara

· M+S – Mud & Snow – pneus aplicáveis em lama e neve

· Light Truck ou LT – pneus de caminhoneta ou caminhão leve

· País de origem

· Uma flecha na lateral do pneu – indica sentido de rotação do pneu

· TWI – abreviação para “Tread Wear Indicator” – indica ressaltos no sulco da rodagem que, quando atingidos, determinam a necessidade de retirada do pneu de serviço. O valor mínimo permitido para uso dos pneus de passeio e carga é de 1,6 mm de borracha remanescente.

· Triângulo, ou símbolo do fabricante – indica a posição dos T.W.I nos sulcos da rodagem.

· OUTSIDE – lado externo – posição de montagem do pneu em relação ao veículo

· INSIDE – lado interno - posição de montagem do pneu em relação ao veículo

Visite e acompanhe a Dunlop Brasil:

http://dunloppneus.com.br/

https://www.facebook.com/dunlopbrasil
Tecnologia do Blogger.