Header Ads

Main

Greve dos Caminhoneiros vai continuar nesta terça-feira

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com apoio de postos e algumas empresas, greve promete se manter nesta terça-feira.

Texto de Érico Pimenta. Editor-Chefe do Midia Truck Brasil.

 Realizado ontem, dia 21, a Greve dos Caminhoneiros aconteceu em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal mobilizou cerca de 200 mil caminhoneiros, ainda segundo o presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca, a greve pode se estender pelos próximos dias, até o governo apresentar uma solução contra o aumento abusivo do combustível.

 Segundo ele, a orientação da entidade, que reúne 60 sindicatos da categoria e sete federações (aproximadamente 600 mil profissionais), é para que os caminhoneiros cruzem os braços e permaneçam em suas casas. Se forem para estrada, não prejudicar a passagem de caminhões carregados de gêneros perecíveis e cargas vivas. Já no caso de combustível, a ordem é não abastecer os tanques, como está acontecendo na refinaria da Petrobras, disse.



 No governo, a orientação dada à Advocacia-Geral da União (AGU) é entrar na Justiça para evitar bloqueio das vias. O órgão informou que obteve decisões favoráveis nos estados de Minas Gerais, Paraíba, Paraná e Rondônia. A AGU está trabalhando em parceria com Polícia Rodoviária Federal. O sindicato que descumprir a decisão será multado.



Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia estavam entre os Estados com maior número de manifestações, segundo dados atualizados até as 15h pela PRF, que não detalha se as interdições são totais ou parciais.
 Houve protestos também em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rondônia, Pará, Tocantins, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Presidente Michel Temer reage a greve

 O presidente Temer convocou uma reunião com ministros, no Palácio do Planalto, para discutir o assunto. No meio da tarde, caminhoneiros realizavam um buzinaço em Brasília para chamar a atenção para o tema.


Tecnologia do Blogger.