Header Ads

Main

Vídeo: T-LOG o primeiro caminhão elétrico autônomo para o transporte de madeira



Modelo pode chegar ao público em 2020

Texto de Érico Pimenta. Editor-Chefe do Midia Truck Brasil

 A Einride, empresa sueca de tecnologia e desenvolvimento de caminhões autônomos, apresentou no dia 11 durante o Goodwood Festival of Speed o seu mais novo caminhão, o T-LOG, que é um caminhão 100% elétrico e autônomo que usa a tecnologia Nvidia Drive. O modelo é destinado ao transporte de madeira.

 Por ser um caminhão autônomo, o modelo não possui uma cabine para motorista, mas o modelo pode ser controlado remotamente a centenas de quilômetros usando a tecnologia Phantom Auto, com um sistema de conexões 4G. O modelo ainda incorpora câmeras, radares e lidares que garante uma visão de 360 graus d ambiente onde o caminhão se encontra, eliminando os “pontos cegos”.


 O modelo ainda é conectado ao um software de roteamento inteligente que fornece dados de tráfego em tempo real, para que o T-log possa ajustar sua rota para evitar engarrafamentos, otimizando o tempo de entrega, a duração da bateria e o consumo de energia, tornando o transporte é o mais eficiente possível.

 Para Robert Falck, CEO da Einride, "a cabine do motorista é o que torna os caminhões caros de serem fabricados e ter um motorista na cabine é o que os torna caros para operar. Remova a cabine e substitua o motorista por um operador que possa monitorar e controlar vários veículos ao mesmo tempo e os custos podem ser sistematicamente reduzidos”.



 Com uma capacidade de carga de 16 toneladas, o T-log incorpora baterias de 300 kWh, o que permitiria um alcance de 193 km. A empresa espera que esteja circulando em vias públicas até 2020. Várias empresas já demonstraram interesse no caminhão.

Confira o vídeo do T-LOG




Tecnologia do Blogger.