Header Ads

Main

Continental em parceria com a MAN apresentam pneu conceito para veículos elétricos na IAA 2018



Pneu foi batizado de Cont e.MotionPro

Texto de Érico Rafael Pimenta. Editor-Chefe do Midia Truck Brasilrafael@midiatruckbrasil.com

 Nesta 67º edição da IAA, a Continental apresenta junta a montadora alemã de caminhões, MAN (pertencente ao grupo Volkswagen Trucks & Bus que foi rebatizado como Grupo Traton) o pneu conceito chamado de Conti e.MotionPro, que foi desenvolvido para o caminhão elétrico da MAN, o MAN CitE. O pneu conceito da Continental combina uma chamativa faixa azul na parede lateral com um perfil esculpido à mão e fundo azul na banda de rodagem. O pneu entra em harmonia com o design moderno e “futurista” do conceito MAN CitE.

 Para o desenvolvimento do conceito, os especialistas da Continental elaboraram o design em coordenação junto a MAN. Durante a produção do pneu verde na fábrica de Púchov (Eslováquia), o revestimento lateral foi fabricado à mão e a tinta “pulso azul” foi aplicada na parede lateral enquanto o pneu estava aquecido. O perfil personalizado foi então criado em um laborioso processo de corte robótico e aperfeiçoado por especialistas em pneus em Stöcken, Hanover. Ao mesmo tempo, pequenas peças de borracha foram coladas nas ranhuras manualmente. A Continental é um dos poucos fabricantes de pneus que podem produzir manualmente desenhos individuais em pequenas quantidades.




 Klaus Kreipe, Chefe de Pneus de Caminhão para Equipamentos Originais da Continental, explica os desafios no desenvolvimento de pneus: “Os veículos elétricos podem ser temporariamente equipados com pneus convencionais. No entanto, as novas motorizações e os novos conceitos de veículos que às vezes são associados a eles alteram os requisitos para pneus de veículos comerciais. Atualmente, estamos utilizando parcerias para adquirir uma valiosa experiência no desenvolvimento de pneus para caminhões e ônibus elétricos.” Kreipe ainda anuncia que “Juntamente com fabricantes de veículos comerciais e empresas de ônibus municipais, a Continental quer desenvolver pneus com tecnologias de ponta para o início da produção de eletricidade.”

 Para a Continental, a otimização da gama de veículos requer baixo consumo de energia, ou seja, ótima resistência ao rolamento. Os novos conceitos de veículo também podem significar a mudança da posição do centro de gravidade, cargas e torques das rodas e, assim, apresentar desafios potenciais para a capacidade de carga ou resistência ao desgaste dos pneus, por exemplo. A capacidade de carga aumentada ou a potência de tração também podem resultar em requisitos expandidos. A empresa ainda deixa claro que busca “desenvolver e produzir pneus especificamente para isso. Especialmente no que diz respeito à resistência ao rolamento otimizada, o produtor de pneus tem muitos anos de experiência com pneus com baixo consumo de combustível e uma posição de liderança entre os concorrentes.”

Caminhão conceito da MAN, o CitE que usa os pneus da Continental, o Conti e.MotionPRO

MAN CitE

  O MAN CitE é caracterizado por seu design ergonômico com o sistema Low Deck Entry, o que garante fácil embarque e desembarque no modelo. Além disso, a posição baixa do assento, as grandes superfícies de vidro e as câmeras de apoio dão ao motorista e ao passageiro uma visão clara do tráfego ao redor. O novo conceito de caminhão elétrico, que foi desenvolvido em apenas 18 meses, estabelece padrões em termos de ergonomia no trabalho, segurança e sustentabilidade no tráfego de entregas urbanas.



Tecnologia do Blogger.