Header Ads

Main

Eaton apresenta transmissão para veículos comerciais elétricos no congresso SAE Brasil



 Focada em desenvolver soluções para o gerenciamento eficiente da energia que move e moverá os veículos dentro e fora das estradas do Brasil, a EATON vai apresentar durante o Congresso SAE Brasil 2018, na capital paulista, novidades criadas pelo seu time de engenharia local e internacional. Entre os produtos, os visitantes que passarem pelo estande da empresa, de 3 a 5 de setembro no São Paulo Expo, poderão conhecer a transmissão de duas velocidades para veículos comerciais elétricos, como ônibus, caminhões de coleta de resíduos e veículos de entrega.

 Também disponível em quatro velocidades, a transmissão, que já é aplicada em veículos na Europa e na China, tem seu tamanho e peso reduzidos quase pela metade e oferece alta capacidade de torque. Com ela, é possível otimizar a durabilidade e autonomia da bateria e, consequentemente, aumentar a eficiência do veículo e reduzir significativamente seu custo para o consumidor final. A solução compõe o portfólio da unidade de negócios chamada eMobility, responsável pela criação de produtos e tecnologias para veículos híbridos e elétricos, que alia a experiência e tradição da empresa conquistadas no setor automotivo com a expertise de desenvolvimento de tecnologias e sistemas de gerenciamento, distribuição, transmissão e monitoramento de energia elétrica.

 “Acreditamos que a eletrificação de veículos comerciais no país será implementada de forma gradativa, inicialmente, no mercado de ônibus e caminhões urbanos por gerar resultados importantes na diminuição das emissões e ruídos. Já iniciamos, inclusive, contatos com as montadoras para apresentar nosso portfólio voltado para eletrificação desses veículos e temos toda competência para suportar e produzir transmissões para aplicações em veículos elétricos no país”, declara Sergio José Kramer, diretor de engenharia, produtos e aplicações da EATON. Ele reforça que, além das transmissões, a empresa tem experiência consolidada para fornecer produtos ligados à eletrônica de potência, como inversores de alta e baixa voltagem, conversores DC/DC e carregadores embarcados; e soluções de distribuição de potência e proteção, como unidade de distribuição de potência, fusíveis, breaktorTM, chaves de alta tensão e supercapacitores’’.





Novidades para ônibus e carros

 Outra novidade que será apresentada pela EATON são as transmissões ESBO-6X06 e EABO-6X06 para ônibus. Disponível nas versões manual e automatizada, a caixa de seis velocidades foi totalmente desenhada pela equipe de engenharia brasileira e é fabricada na unidade de Valinhos (SP).

 O projeto da versão manual ESBO-6106 segue as características do mercado local, que apresenta um “anda e para” muito maior do que é encontrado na Europa e EUA. Dentre as características locais foram considerados, além da superlotação, o fato do tráfego não fluir e do ônibus precisar fazer cerca de 20 a 25 trocas de marchas em um único quilometro durante o horário de pico. Entre os benefícios, a tecnologia permite reduzir o consumo de combustível, tem baixo esforço de engate, maior durabilidade e diminui o desgaste do trem de força.

 Já a versão automatizada da EABO-6106 para ônibus possui uma lógica capaz de inibir abusos do trem de força que possibilita aumentar a vida dos componentes de maior desgaste, como embreagem e sincronizadores, prolongando significativamente sua vida útil e reduzindo os gastos com manutenção. Além da redução dos custos operacionais do veículo (TCO – total cost of ownership), a versão automatizada também contribui para a diminuição do cansaço do motorista em condições de tráfego intenso e melhora a segurança durante a condução do veículo, pois o condutor fica focado nos pontos mais importantes, seus passageiros e o trânsito.

 Já para o mercado de veículos de passeio, a empresa levará ao evento válvulas para controle de emissões evaporativas que são utilizadas em tanques de combustível e fazem parte do sistema ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery), tecnologia capaz de reduzir em 80% a emissão de gases tóxicos, promovendo ganhos para o desenvolvimento sustentável do país e contribuindo para redução das emissões poluentes. A tecnologia ORVR está presente nos EUA e será introduzida na China em 2020.

 A EATON está preparada para fornecer, além do sistema ORVR para o mercado brasileiro, as válvulas de tanque de combustível que são aplicadas em toda a linha automotiva e independem do uso da tecnologia de redução de emissões, atendendo a especificação dos fabricantes de tanque. Há ainda opções do produto para veículos híbridos e para os tanques de pós-tratamento de veículos diesel. Pensando nisso, a empresa já está desenvolvendo o time local de engenharia para suportar as demandas regionais de desenvolvimento das montadoras e fabricantes de tanque de combustível.

Serviço

Congresso SAE Brasil 2018
Estande EATON:  E40
Data:  3 a 5 de setembro
Local: São Paulo Expo – São Paulo (SP)
Site: http://portal.saebrasil.org.br/eventos/congresso



Tecnologia do Blogger.