Header Ads

Main

Programa Pellet Zero une colaboradores na fiscalização de ações pelo meio ambiente




 Anualmente, cerca de 8 milhões de toneladas de plástico vão parar no oceano, somando-se às 150 milhões de toneladas desse material que já estão circulando no mar. Os dados, da ONG americanaThe Ocean Conservancy, pedem atitudes urgentes e eficientes para reverter esse impacto no meio ambiente.

 Um dos principais desafios da cadeia de produção e serviços da indústria do plástico é conter a perda dos pellets, os microplásticos que correspondem à forma principal de produção e comercialização das resinas.

 E é justamente esse o objetivo do Programa Pellet Zero, ação desenvolvida pela APOIO Logística e Serviços e que tem movimentado e motivado os colaboradores das suas cinco unidades. A empresa – que atua com transporte, armazenamento e logística – sentiu a necessidade de desenvolver uma estratégia para evitar o vazamento de pellets e seu descarte nos mares e rios.

 A ideia do programa é conscientizar toda a cadeia de funcionários envolvidos no manuseio, transporte e na armazenagem desses grânulos, criando uma cultura de responsabilidade social sólida e contínua. “Vamos transformar nossos colaborares em agentes de fiscalização de suas ações e das ações de todos a sua volta, unindo forças por uma causa maior: o compromisso com a proteção do meio ambiente”, explica Silvio Fernandes, CEO da APOIO.

 O trabalho de sensibilização sobre a necessidade de engajamento será somado às inúmeras ações práticas para conter os pellets, como vistorias constantes, levantamento das principais áreas de derramamento, instalação de latões, varrição e aspiração constantes, monitoramento dos locais e implementação de soluções pontuais.

 Para envolver toda a equipe, foi elaborada uma campanha de comunicação interna, abordando o assunto de forma clara e impactante. “É um importante trabalho, em que temos de vestir a camisa por uma causa maior, pelo futuro dos nossos filhos, netos e bisnetos. Todos os recursos serão investidos para chegarmos à contenção total dos pellets”, reforça Sérgio Ribeiro, gerente corporativo SSMAQ e Projetos da APOIO.





Inspiração

 O Programa Pellet Zero surgiu a partir de uma demanda de ações em nível nacional frente à ocorrência de pellets plásticos ao longo da costa brasileira. Sua elaboração teve como base o Operation Clean Sweep (OCS), projeto internacional que auxilia a indústria plástica e sua cadeia logística a reduzir a perda de pellets plásticos e prevenir a contaminação dos oceanos e rios.

 No Brasil, a Associação Brasileira da Indústria do Plástico também apoia e divulga as ações previstas pela OCS, orientando e dando subsídios às empresas que queiram reduzir a perda de pellets no meio ambiente.

A APOIO

 A Apoio Logística e Serviços pertence ao Grupo Enar e tem sua matriz em Londrina (PR). A segurança de ponta a ponta nos serviços de operação logística conquistou grandes clientes, presentes em diversos rankings setoriais dos maiores e melhores do business brasileiro e internacional. Ao longo dos anos, o Grupo Enar vem ampliando continuamente sua infraestrutura e serviços, investindo em novas áreas, equipamentos, tecnologias e profissionais capacitados.

 Hoje, com unidades localizadas estrategicamente em áreas de fácil acesso a qualquer ponto do país, o Grupo Enar é full service e full provider em logística, atendendo a seus clientes com soluções customizadas. Para saber mais, acesse: http://www.grupoenar.com.br.



Tecnologia do Blogger.