Header Ads

Main

Volvo apresenta caminhão conceito autônomo elétrico sem cabine para o motorista




Batizado de Vera, o modelo dispensa o motorista

Texto de Érico Rafael Pimenta. Editor-Chefe do Midia Truck Brasil
rafael@midiatruckbrasil.com

A Volvo Trucks apresentou hoje para o mundo a sua nova solução em transporte com base em veículos comerciais elétricos autônomos, que dispensa o uso de motoristas e contribui para um transporte mais eficiente, seguro e ambientalmente amigável.  O objetivo do Vera a longo prazo é atender as empresas que precisam de serviços de transporte contínuos, entre terminais fixos, como um porto por exemplo.

 "Nós não vimos todo o potencial do setor dos transportes. Parece que a necessidade global de transporte vai continuar a aumentar significativamente ao longo da próxima década. Para atender a essa demanda de forma sustentável e eficaz, temos de encontrar novas soluções. Para assegurar um fluxo sistema de bens funcionando perfeitamente, nós também precisamos aproveitar a infraestrutura existente. O sistema de transporte que estamos desenvolvendo pode ser um complemento importante para as soluções já existentes e pode ajudar a resolver muitos os desafios enfrentados pelas empresas a sociedade, indústria e transportes", afirma Claes Nilsson, Presidente de caminhões Volvo.





"Nosso sistema pode ser considerado uma extensão das soluções em logística avançadas atualmente já aplicadas em muitos setores. Desde que nós usamos veículos autônomos, sem emissão de poluentes ou ruídos, operações podem ser realizadas a qualquer hora do dia ou noite. A solução usa infraestrutura rodoviária e contentores de carga existentes, o que facilita a recuperação dos custos e permite a integração com as operações existentes ", diz Mikael Karlsson, vice-presidente de Soluções Autônomas.


Mikael Karlsson - Vice presidente em soluções autônomas da Volvo Trucks. Ao fundo o Vera, novo modelo conceito da Volvo Trucks

 As operações realizadas com veículos elétricos autônomos ligados a um centro de serviços em nuvem e controle de transporte. Os veículos estão equipados com sistemas sofisticados de condução autônoma. Eles são projetados para localizar a posição atual com uma precisão de centímetros, controle de operações em detalhe, para analisar o que está acontecendo com outros veículos na estrada e responder com grande precisão.

 O centro de controle monitora constantemente o progresso das operações e toma uma posição precisa de cada veículo, o carregamento da bateria, o conteúdo de carga, requisitos de serviço e outro conjunto de parâmetros. Como em um processo de produção industrial, a velocidade e o progresso são personalizados para evitar atrasos desnecessários e aumentar a precisão de entrega. Assim, você pode minimizar estoques e aumentar a disponibilidade. Veículos que realizam a mesma rota vai ajudar a criar um fluxo ideal.

 Em um futuro próximo, a Volvo pretende realizar testes com clientes variados para aprimorar o Vera.

Confira o Vera em funcionamento.



Tecnologia do Blogger.