Header Ads

Main

Caminhão Iveco movido a gás viaja 1.728 KM sem reabastecer e quebra recorde de autonomia



Modelo é equipado com motor FPT de 460 cavalos a gás (LNG)

Texto de Érico Rafael Pmenta. Editor-Chefe do Midia Truck Brasil

 A Iveco, empresa do grupo CNH Industrial, anunciou que o Stralis NP completou a viagem de Londres ate Madrid, 1.728 Km, usando apenas um carga / tanque de gás.

 O modelo, o Stralis NP 460 é equipado com motor FPT de 460 cavalos 100% movido a LNG (Gás natural liquefeito), o modelo fez a viagem atrelado a um implemento 3 eixos carregado com 30 toneladas. A viagem iniciou na cidade de Londres ate Dover, onde fez a travessia via balsa ate a cidade de Calais e por fim foi ate Madri. No fim, a viagem teve 1.728 km rodados que foi completada sem reabastecer, o que fez que o modelo ultrapassasse a própria autonomia do modelo divulgada pela montadora que é de 1.600 km.

 Comparado a um modelo convencional a Diesel, o Iveco gerou uma economia de 200 euros com o combustível (cerca de R$ 853,00 na cotação do dia 19/10 realizada ás 08:40hrs).


 Martin Flach, diretor de combustíveis alternativos da IVECO, afirma que era uma chance de colocar o mais recente motor de 460 hp "para o teste final".

 Flach ainda comenta: “Nós enchemos o tanque antes de sairmos de Londres, e a primeira vez que paramos para abastecer foi em Madri, dois dias e meio depois. Funcionar com 100% de potência natural significa que não há necessidade de diesel ou AdBlue (Arla32), tornando-se a solução mais simples para o gestor da frota e para o condutor. ”

 Apesar do tráfego pesado no lado do Reino Unido, um forte vento contrário na França e nas estradas montanhosas espanholas, o Stralis NP registrou um consumo médio de combustível de 22,6 kg / 100 km*.

*Caminhões movidos a gás, como o Stralis NP tem o seu consumo medido em quilos.

 A Iveco planejou a jornada usando o MyBestRoute, um aplicativo baseado na Web desenvolvido pela Michelin para clientes do Stralis NP. Ele permite que os usuários selecionem a rota ideal para qualquer jornada europeia, incluindo o planejamento de estações de reabastecimento de GNL, e fornece custos de viagem para caminhões a diesel e a gás natural.



Tecnologia do Blogger.