Header Ads

Main

Finlândia aprova circulação de conjuntos de 34 metros e 76 toneladas

Reprodução: 40ton.net

Permissão
 começa a valer no próximo dia 21 de janeiro

Texto de Érico Rafael Pimenta. Editor-chefe do Midia Truck Brasil com informações de 40ton.net

 As autoridades finlandesas decidiram aumentar o comprimento máximo dos conjuntos (cavalo mecânico + implemento). A nova regulamentação entra em vigor no próximo dia 21 de janeiro no qual permite o novo comprimento máximo de ate 34,5 metros. (11 eixos. Duas carretas de três eixos e um dolly com dois eixos)

  Até o momento, o comprimento padrão dos caminhões era de 25,25 metros para conjuntos do tipo bitrem, chamado lá de LHV (Longer Heavier Vehicles), toda configuração que fosse acima de 25,25 metros precisava de uma permissão especial e temporária de transporte.





 Junto a nova regulamentação, os finlandeses também estipularam novas regras para os cavalos mecânicos. Agora os caminhões terão que ser equipados com sistema para evitar os pontos cegos ao máximo, algo como câmeras auxiliares, travão de emergência automático.

 Apenas do novo comprimento máximo permitido, a capacidade de carga ainda continua nas 76 toneladas, porém já existe planos, estudos e testes para se mudar a capacidade de carga para acima de 100 toneladas nos próximos anos.

 A Finlândia também estuda alterar o cumprimento máximo para os conjuntos únicos (cavalo mecânico + implemento) permitindo até 19 metros, porém ainda não há previsão para a implementação de conjuntos desse tipo. Em 2013 alguns testes foram feitos.

Conjunto de 19 metros. Reprodução 40ton.net


 
Os conjuntos de 34 metros se mostraram eficiente para o transporte de contêiner, já que os mesmo podem transportar dois contêiner de 45 pés.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.