Header Ads

Main

RUMOR: Volvo deve lançar novo FM em 2019 e FH em 2020

Volvo FH sendo escupido. Reprodução Volvo Trucks

Os novos modelos são facelift que a montadora já estaria trabalhando

Texto de Érico Rafael Pimenta. Editor-chefe do Midia Truck Brasil

 Um RUMOR começou a circular nos portais de noticias sobre transporte na Polônia e Holanda no qual menciona que a Volvo irá lançar dois novos modelos, um novo FM em 2019 e o FH em 2020.

 O Novo FM poderia adotar por completo a cabine da quarta geração do FH, apresentada em 2012. Vale lembrar que atualmente o FM usa como base a cabine do antigo FM com o interior e a frente do novo FH no qual cria uma frente única para todos os modelos. Além do FM o FMX deve ser aprimorado.

 Já o novo FH ganharia melhorias visuais focado na aerodinâmica, e parte disso vem de estudos e dados extraídos de modelos conceitos apresentado e testado pela montadora na Europa e Austrália.





 Além das melhorias visuais, o novo FH receberia câmeras de vídeo no lugar dos retrovisores, a nova tendencia que deve chegar a players do mercado, como já fez a Mercedes-Benz com o novo Actros (este que deve começar a ser entregue em abril deste ano de 2019). O modelo também deve contar com um painel de instrumentos totalmente digital, o que é bem comum na industria dos carros.

 Vale lembrar que em 2018 um Volvo FH foi flagrado fazendo o teste com câmeras de vídeo. (Foto abaixo)


Apenas RUMORES, mas até onde podemos levar a sério?

 Não é de hoje que corre rumores que a Volvo poderia apresentar um Facelift para a sua atual linha de caminhões, isto se deve ao fato de que neste ano de 2019 o Volvo FH vai completar 7 anos de mercado. O modelo foi apresentado em 2011 e começou a ser comercializado em 2012. No Brasil o modelo chegou em dois anos diferente, em 2013 quando foi apresentado o poderoso FH 16 750 8x4 para operações de cargas super dimensionadas e em 2014 quando o modelo chegou com a sua linha completa (FH, FM e FMX).

 A adoção de câmeras de vídeo no lugar dos retrovisores gera benefícios para a segurança e também para a aerodinâmica do veiculo o que no final deixa o modelo mais eficiente no quesito consumo de combustível. Ainda não são todos os países que tem leis que permitam que veículos de qualquer porte faça a adoção de câmeras de vídeo no lugares dos convencionais espelhos retrovisores.





 A agencia americana FMCSA (Federal Motor Carrier Safety Administration) aprovou nesta semana de janeiro um decreto no qual permite a caminhões que usem câmeras nos lugares do retrovisores, isto em solo americano.

 Na Europa ainda falta regulamentos claros e específicos para a adoção de tal equipamento, tanto é que o novo Actros com as câmeras não substitui o tradicional, sendo dois modelos vendidos de forma separadas.

RUMOR.......sem fotos

 Se tratando em facelift de caminhão e difícil fazer começar a circular fotos dos modelos em testes. Um exemplo disso é o Scania Streamline no qual foi lançado de surpresa, porém, o novo Actros sem os retrovisores teve algumas unidades em testes flagradas semanas antes do lançamento.

 Para 2019 são especulados alguns lançamentos, entre eles novo Volvo FM e FH, novo Scania V8 acima dos 730 cavalos (a montadora celebra 50 anos do motor V8 1969 – 2019) novo MAN (este que  mostramos aqui no Midia Truck Brasil em testes), ainda é esperado um novo Iveco, já que a montadora em 2020 irá completar 45 anos.

 Para o Brasil é esperado alguns lançamentos também devido a Fenatran. A Iveco deve apresentar os Tector 9 e 11 toneladas, os mesmo já haviam sido apresentados na Fenatran 2017 como modelos conceito.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.