Header Ads

Main

Caminhões europeus podem ter “capô” de 90 centímetros a parti de 1º de setembro de 2020


Data foi definida para a volta dos modelos bicudos

Texto de Érico Rafael Pimenta. Editor-chefe do Midia Truck Brasil

 Ontem, aqui no Midia Truck Brasil mostramos que a volta dos modelos bicudos estava próxima, e agora temos uma nova data e infelizmente a informação de que esses novos modelos bicudos não serão como os modelos tradicionais bicudos.

 A parti de 1º de setembro de 2020, os modelos vão poder ter um “bico” ou “capô” de 90 centímetros, com isso os modelos que vão seguir essa regra ganharão em eficiência aerodinâmica o que os deixa mais econômicos e também cria uma zona de segurança.





 Com essas novas regras, as montadoras esperam conseguir reduzir o consumo de combustível em 15%, meta essa imposta pela UE.

 Infelizmente por essa limitação de 90 centímetros, modelo como VNR da Volvo não poderia ser importado diretamente para a Europa, já que o capô do modelo tem 130 centímetro, mas montadoras como a própria Volvo, Iveco e DAF (por ser parte do Grupo PACCAR) podem usar sua experiencia no mercado americano e australiano para desenvolver esses novos modelos.

Alguns conceitos

 Essa ideia de ter um mini capô não é algo novo. Em 1998, 200 e 2001 a Scania apresentou três diferentes conceitos que incorporava esse mini capô, entre os mais famosos esta o Scania STAX.

Scania STAX. Foto: Internet

 A Renault  realizou testes com o modelo LAB OPTIFUEL que se trata do modelo Premium com um pequeno capô que  mostrou um ganho significativo na economia de combustível. (Foto que ilustra a reportagem)



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.