Iveco Turbo Star 190.38 Special, um V8 de 17.1 litros puramente italiano



Apresentado nos anos 80, o Iveco Turbo Star lançava tendencias no mercado em sua época

Texto de Érico Rafael Pimenta. Editor-chefe do Midia Truck Brasil

*Essa reportagem é uma atualização do texto apresentado em 2015 sobre o modelo.

  Os anos 80 foram marcados por guerras, atentados e o lançamento de grandes álbuns no cenário musical, como por exemplo o LP Thriller do Michael Jackson, porém quando olhamos para o mercado de caminhões na década de 80, também notamos grandes lançamentos, no qual muitos ainda são cultuados dentre os entusiastas de caminhões mesmo nos dias atuais.

 Dentre esses modelos, encontramos o Iveco Turbo Star 190.38 T Special, que era apenas um Iveco alimentado por um motor V8 de 17.1 litros e 381 cavalos. É claro que para números atuais, 380 ou 381 cavalos como no caso do Turbo Star parece ser pouco, porém naquela época era relativamente alta.





O lançamento do Turbo Star 190.38

 Nos anos 80, na Itália, começava a surgir uma tendencia de caminhões personalizados, na vizinha França a popularização das corridas de caminhões que ostentava alguns acessórios impulsionou o surgimento de linhas de acessórios exclusivos para os pesados, como buzinas de teto, partes cromadas, escapamentos na vertical, lembrando os caminhões americanos.

 Em 1981 podemos dizer que nascia o primeiro protótipo do 190.38 Special, que se tratava de um UNIC 190U38 Turbo (sim era U mesmo) chamada de “ Super Standing”. O “Super Standig” foi um modelo único que ficou exposto nas 24 Horas de LeMans de 1981, o modelo fez um relativo sucesso e acabou sendo vendido para uma transportadora da França. O modelo tinha alguns acessórios que mais tarde seriam visto no Turbo Star Special, entre eles: Um aerofólio no teto (todo em fibra de vidro) spolier no parachoque frontal (parachoque e spolier pretos), calotas cromadas, escapamentos na vertical e a cor era um marrom perolado (cor essa que não era oferecida pela montadora na época). No interior o modelo contava um “CB Radio” (radio px) e uma televisão a cores, um supra luxo da época.

UNIC 190U38 Super Standing. Foto Tuttotrasporti Ed. Domus

 Ainda em 1981, a subsidiária alemã da Iveco, a Magirus apresentou uma edição especial para o modelo 320M26. O modelo foi ofertado ao mercado Oriente Médio e era equipada com diferentes acessórios, entre eles parachoque cromados com luzes extras, buzinas a ar no teto e luzes no teto além de escapamento na vertical. 

Magirus 320M26 Edição especial "M1". Foto Tuttotrasporti Ed. Domus


 Por fim, ainda em 1981, chegamos a uma “série especial” que mais se aproximada do 190.38 Special. O Black Devil foi feito por Carmosino*(não encontramos referencias sobre essa preparadora de caminhões). O modelo, Black Devil foi exposto no Turim Motor Show e o modelo também foi exposto ao ar livre em Valentine Park (Parco del Valentino), também em Turim. O modelo era equipado parachoque cromado e faróis de milha, grade cromada, paralamas frontais cromados, buzinas no teto, quebra sol, escapamentos verticais e rodas em alumínio

Iveco Black Devil. Foto Pasquale Caccavale Collection

 Após os 3 modelos especiais, em 1982 a Iveco fechou um contato com a Carrozzeria Fissore di Savigliano para a concepção de 100 unidades de um modelo especial, com diversos acessórios e que seria apresentado no ano seguinte, 1983.

 Em janeiro de 1983, em uma exposição em Bruxelas a Iveco apresenta a primeira unidade do Iveco Turbo Star 190.38 T Special, sendo a primeira das 100 unidades previstas em contrato.  


Iveco TurboStar 190.38 Special. Primeira unidade apresentada em janeiro de 1983. Foto Internet

 Uma segunda unidade foi exibida no Salão do Automóvel de Turim em abril de 1983, o modelo foi implementado em bau falso que era conectado a diversas Tv formando um telão onde era mostrado alguns vídeos da montadora. Além da presença do caminhão, modelos bem vestidas ficam perto do modelo, coisa que não mudou muito até hoje.

Segunda unidade apresentada em 1983. Modelos bem vestidas acompanha o modelo. Foto Tuttotrasporti Editoriale 






Raio-X Iveco Turbo Star 190.38 Special, o que era especial?

 Como podemos ver, ate chegar ao Special, a Iveco apresentou um modelo aqui, outro ali. Mas de fato, quais eram as características do modelo?

Modelo Base: 190.38 (apresentando em 1981)

Motor: V8 de 17.1 litros (17.174 cc) e 381 cavalos de potência

Chassi: 4x2

Cor: Rosso Aragosta (Lagosta Vermelha)

Acessorios externos

#Aerofilio (spolier no teto) criado pela divisão francesa Unic, modificado para a inclusão de um painel central luminoso escrito IVECO;

#Spolier no parachoque na cor Rosso Aragosta e 4 faróis de milha CARELLO (dois em cada extremidade do spolier);

#Parachoque cromado;

#Grade cromada;

#Limpadores de faróis (itens opcional);

#Buzinas a ar no teto;

#Duas antenas de radio px (CB radio);

#Espelhos retrovisores com aquecimento elétrico;

#Tanques de combustível cromadas;

#Catwalk (plataforma acima do chassi);

#Suporte para mangueiras de ar;

#Elementos presos ao chassi pintados em cromo (tanque de ar, filtro de ar, caixa de bateria);

#Faixa na lateral da cabine;

#Emblema Special abaixo da linha da janela;

#Janela da beliche com detalhes em cromo;

#Luzes de indicação do aerofólio (spolier de teto);

#Calotas cromadas (ou rodas de alumínio), opcional.


Anuncio do Iveco 190.38 T Special na Holanda. Curiosamente antigamente os caminhões sempre aparecia em anúncios sem a quinta roda. Reprodução Internet..
 Com o cuidado e requintamento italiano, o interior do modelo também era especial, é claro que especial e vermelho. O modelo contava com:

#Bancos personalizados em vermelho e com logo tipo Iveco e apoio de cabeça;

#painel cinza com “capa” superior em couro vermelho;

#cortinas de série vermelhas;

#Radio AM e FM com tocador de fitas de série;

#CB Radio + antenas (radio px) de série;

#manopla de machas personalizada com capa vermelha;

#cama em veludo vermelho;

#túnel de motor coberto em couro vermelho;


#Placa Iveco Special Delivery no painel.

Interior do Iveco Special. Detalhe para a mala acima da cama, cortesia da Iveco. Reprodução Internet.
 Quando a Iveco iniciou o projeto do TurboStar Special, eles levaram a palavra Special (especial) a sério e criaram um modelo único e exclusivo com os acessórios e detalhes, o que agradou ao mercado. Inicialmente o contrato previa a construção de apenas 100 unidades, porém esse numero foi elevado para 500 unidades devido ao sucesso do modelo, porém não se sabe se realmente foram construídas 500 unidades.

Da estrada para a cultura

 Para nós, brasileiros, o TurboStar pode parecer apenas um Iveco vermelho com um monte de cromado, porém na Itália ele entrou para a cultura e acabou virando ate mesmo selo para cartas. Além deste selo (ou lacrada) o modelo ainda ganharia uma série na TV.  

Selo para cartas com o Iveco 190.38 Special. Reprodução: Fã Site Iveco Turbo Special.
Envelope com o Iveco Special datado de 10.3.1984. Reprodução: Fã Site Iveco Turbo Special.
 Já em 1984, o Brasil entra na história do TurboStar. Inspirada na série Carga Pesada, a RAI (Radiotelevisione italiana S.p.A.) apresentava a sitcom “Due assi per un turbo” no qual mostrava o dia-a-dia meio maluco as vezes de dois caminhoneiros, Franco (interpretado por  Renato D`Amore) e Vanni (interpretado por Christian Fremon) a bordo de um Iveco TurboStar 190-42 chamado de Gambero Rosso. 

Poster da série Due Assi Per Un Turbo. Reprodução Internet.
 A série foi produzida de 1984 até 1987 e teve 12 episódios de aproximadamente uma hora de duração cada. A série teve apenas uma temporada que foi ate bem recebida pelo publico. Nos episódios 1 a 3 o modelo usado era Iveco TurboStar 190.38 Special, mas foi trocado pelo TurboStar 190.42 que era a evolução da série TurboStar. Uma segunda temporada começou a ser filmada, porém foi cancelada.

Confira a abertura da série 



TurboStar Special de plástico

Em 1984, a fabricante de miniaturas italiana ITALERI apresentou a miniatura do modelo. O kit como é chamado contem mais de 250 peças, e vem desmontado para ser montado, colado e pintado. O modelo conta com motor, sistema de suspensão, quinta-roda e demais detalhes que deixa o mais próximo do modelo real.

 O Kit do modelo passou por uma revisão em 2009 quando recebeu novas partes, em 2013 a caixa recebeu um novo visual além de entrar na série Vintage Trucks Kit. O kit foi descontinuado em 2017 mas é fácil de se encontrar a venda em sites como o mercado livre.

Confira um review do modelo




 O Iveco TurboStar 190.38 Special marcou uma época, e até hoje e bem cultuado por fãs da montadora. É facil encontrar fóruns inteiros dedicado aos donos dos modelos onde muitos postam fotos do processo de restauração do modelo.

 Historicamente, a Iveco nunca foi de apresentar tantas séries limitadas / especiais como a Scania ou a Volvo por exemplo. O 190.38 Special atravessou o tempo e ainda continua vivo e com certeza é um modelo há sem bem lembrado nos 45 anos da montadora, que completa em 2020.

 Vermelho, cromado, 381 cavalos, 17 litros e um V8, esse era o FIAT IVECO TURBOSTAR 190.38 SPECIAL.

Iveco TurboStar 190.38 Special restaurado. Créditos A.I.T.E



Postagem Anterior Próxima Postagem