Header Ads


Scania e Tora Transportes, uma parceria rumo a um transporte econômico e sustentável

Nova geração de caminhões Scania incorpora a frota da mineira Tora Transportes. Reprodução Scania
Empresa mineira aposta na nova geração de caminhões Scania com a adquisição de 180 unidades

Texto de Érico Rafael Pimenta. Editor-chefe do Midia Truck Brasil

 Junto ao lançamento da nova geração de caminhões, a Scania lança o desafio de melhorar o mundo dos transportes fazendo o mesmo mais sustentável e econômico e embarcando nesta nova aposta, a Tora Transportes investiu 69 milhões na compra de 180 unidades da nova geração de caminhões Scania, a NextGEN (NTG), sendo 130 unidades do modelo R 450 6x2 e 50 unidades do modelo R 500 6x4 e todos os modelos são equipados com freio auxiliar Retarder.





 Além dos veículos em si, a Tora que contratou os serviços de conectividade oferecido pela montadora. A solução completa tem a conectividade por meio do Desempenho (o pacote mais completo e de detalhamento individual em tempo real do caminhão e do motorista), o Programa de Manutenção com Planos Flexíveis (16% de redução de custos e 20% a mais de disponibilidade da frota), o recém-lançado PMS Fleet Care (com gestor de frota exclusivo na empresa), os Serviços Dedicados – estrutura da Casa Scania Itaipu dentro das instalações do cliente, e que está sendo preparado – e Driver Services (treinamento dos motoristas).

Resultados de imediatos

 Com apenas cinco meses de operação, a empresa já notou uma economia de 10% e imagina atingir outros 3% de redução de custos com a solução completa Scania. O negócio foi fechado pela Casa Scania Itaipu, que atende o cliente na sua matriz, em Contagem (MG).  

 “Em nossas contas, com os 10% de economia conseguidos até agora com a Nova Geração de caminhões Scania, mais 3% de otimização de custos vindos dos serviços com o programa de planos flexíveis, o pacote desempenho de conectividade e a presença nas nossas instalações do gestor de frotas, calculamos no mínimo reduzir os custos totais em 13% já em 2019”, revela Pedro Estrugiaki, diretor de Operações da Tora Transportes. 

 Para ele, a Scania faz parte de sucesso da Tora desde os veículos da Série 1, depois pela Séries P, G e R e agora na Nova Geração, com muita tecnologia embarcada e conectividade. Em sua visão, a Nova Geração está ajudando a empresa a identificar pontos de melhoria por meio da dirigibilidade dos condutores, pelo desempenho do veículo e economia de diesel. “Esta geração tem um grande diferencial de nos indicar as manutenções preventivas e corretivas necessárias, eliminando as paradas desnecessárias dos equipamentos. A importância de termos uma frota conectada é na agilidade da tomada de decisões. O pacote Desempenho permite o acompanhamento em tempo real do produto e do motorista. Dessa forma, podemos corrigir os erros que aumentam o consumo de combustível e de desgaste de pneus e outros componentes”. Do ponto de vista da escolha dos caminhões, Estrugiaki confirma que a opção pelos modelos R 450 e R 500 foi para manter o padrão de potência adequado para a operação. “O que também chamou a atenção da Nova Geração foi a sustentabilidade, pois percebemos a diminuição das emissões de CO2. Outro ponto elogiado é o conforto e a ergonomia, pois valorizamos o bem-estar dos nossos motoristas.

Scania da geração PGR da frota da Tora. Reprodução Tora Transportes

Parceria Scania e Tora Transportes

 “As empresas Tora, Scania e Itaipu são importantes parceiros e trabalhando juntos há mais de quatro décadas. Scania e Itaipu nos ajudam a levar alternativas aos clientes, e são fundamentais nos nossos processos de desenvolvimento e crescimento”, diz Janaína Araújo, diretora-presidente da Tora. “Temos muita tradição, e demonstrado alta capacidade de entrega e de conhecimento no que fazemos com equipamentos eficientes para suprir todas as demandas. E, somos extremamente capitalizados, um fator que nos credencia a ser um verdadeiro parceiro dos nossos clientes.”

 Segundo Janaína, a Tora levou em consideração três importantes pontos nesta nova parceria com a Scania: produto, preço e disponibilidade. “Encontramos um produto de qualidade que nos coloca num patamar diferenciado no mercado. O investimento foi baseado na comprovação técnica e prática dos ganhos prometidos, porque precisamos ser competitivos e rentáveis. A disponibilidade, em duas etapas, tanto na capacidade fabril de me atender no momento de demanda quanto no dia a dia da operação com manutenção rápida, enxuta e flexível para tirarmos o máximo do caminhão”.

Sobre a Tora Transportes: 47 de tradição, competência e eficiência

 A Tora foi criada em 1972 com o objetivo de garantir qualidade, segurança e agilidade em suas operações. Atualmente, é uma das maiores operadoras logísticas do país e dispõe de uma robusta estrutura de ampla abrangência geográfica para atender os grandes segmentos do país. São 65 filiais no total, sendo quatro no Mercosul. São três linhas de negócios principais: transporte rodoviário Brasil e Mercosul; logística multi-modal em sete terminais porto-ferroviários integrando rodovia e ferrovia na Região Sudeste; e um terceiro braço de terminais alfandegados em regimes de Centro Logístico Industrial Aduaneiro (CLIA), em Betim, e de Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (REDEX), com três unidades.         



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.