Header Ads



Manutenção adequada e cuidados simples prolongam a vida útil da embreagem e evitam desgastes prematuros



 A embreagem é responsável por transmitir torque do motor para a caixa de câmbio e para as rodas, além disso, tem entre suas principais funções a filtragem das vibrações torcionais provocadas pelo motor. Por isso, é um componente tão importante e que exige, cada vez mais, a atenção dos motoristas. Mas como saber quando a embreagem precisa de manutenção?

 Segundo Enéias Costa, coordenador regional de vendas da EATON, existem alguns sinais que alertam o motorista se a embreagem não está funcionando com seu total desempenho. “Possíveis ruídos no sistema e quando a marcha faz algum barulho ou arranha na hora da troca são sinais que o motorista consegue sentir com facilidade. Além disso, falta de flexibilidade, pedal duro ou, ao contrário, totalmente solto e perda de capacidade na rampa, que é quando se tem aquela sensação de embreagem patinando, são alertas que não podem ser negligenciados”, explica.

 O primeiro passo para o motorista cuidar devidamente da embreagem é ter a plena consciência de que ele próprio tem um papel fundamental no desempenho dela. Sustentar o caminhão em rampa ou descansar o pé no pedal de embreagem são duas atitudes que desgastam o componente e diminuem sua vida útil. “Ao fazer isso, o motorista está pré-acionando o conjunto e, consequentemente, des



 Práticas comuns como submeter a rotação do motor acima do que o disco suporta, promover trancos, sair em segunda marcha ou carregar cargas superiores do que o veículo está projetado para receber, expõe o conjunto a temperaturas superiores do que ele tolera, reduzindo seu tempo de vida útil também. Além desses cuidados que devem ser levados em consideração no dia a dia da estrada, outro fator importante está relacionado à manutenção do componente. “Durante a substituição do conjunto de embreagem, é muito importante que o aplicador verifique o sistema de acionamento, e funcionamento dos cilindros de embreagem, e substitua qualquer componente desgastado”, adverte Costa.


 O erro mais comum durante a manutenção é a aplicação de embreagens recondicionadas sem critérios de qualidade exigidos pelos fabricantes em veículos comerciais, pois as molas dos discos são especialmente projetadas para cada veículo, ou seja, elas são dimensionadas para evitar que a vibração provocada pelo motor gere danos na transmissão.

SOBRE A EATON

 Nós somos uma das maiores empresas de gerenciamento de energia do mundo, fornecendo soluções inteligentes que ajudam os nossos clientes a gerenciar energia elétrica, hidráulica e mecânica de forma mais eficiente, segura e sustentável. Nossa expertise pode ser encontrada em carros de passeio, caminhões, ônibus, veículos agrícolas, industriais e fora de estrada, data centeres, edifícios residenciais e empresariais, estádios de futebol e em outras inúmeras aplicações do dia a dia. Em 2018, as nossas vendas totalizaram US$ 21,6 bilhões. Diariamente, a nossa equipe de 99 mil talentos em 175 países se dedica constantemente a melhorar a qualidade de vida das pessoas, o meio ambiente e a performance de inúmeros segmentos da economia e da sociedade. Saiba mais sobre nós em www.eaton.com e www.eaton.com/whatmatters.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.