Header Ads

Novo Actros chega ao mercado como pesado mais tecnológico do Brasil

Novo Mercedes-Benz Actros 2651 - Reprodução Mercedes Benz



Modelo chega ao mercado em 2020

Texto de Érico Rafael Pimenta. Editor-chefe do Midia Truck Brasil

 Apresentado neste mês de setembro, o Novo Actros da Mercedes-Benz se resume em poucas palavras, entre elas torque, conforto e tecnologia que está tão presente no caminhão e nos serviços de pós-venda que a Mercedes mesmo se refere ao modelo como o primeiro caminhão digital do Brasil.

A chegada do Novo Actros no Brasil em 2020 irá revolucionar o segmento de caminhões extrapesados. Estamos trazendo para os nossos clientes e ao mercado o caminhão mais inteligente, seguro, conectado e eficiente de todos os tempos”, destaca Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Com o Novo Actros, garanto que vamos marcar a evolução do transporte rodoviário de cargas desse País, porque nenhum dos nossos concorrentes tem tantos recursos tecnológicos reunidos num só caminhão. Transformamos o Actros em uma solução completa de transporte para os nossos clientes”. 





 Segundo o executivo, o Novo Actros traduz a inovação que as estradas pediram. “Ou seja, os nossos clientes novamente vão se ver no Actros, que atende demandas de frotistas, autônomos e motoristas captadas ao longo dos últimos anos por meio do compromisso As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve”.  

Surpresas do Novo Actros

 O Novo Actros segue com o visual do Actros europeu, que também é conhecido como MP4, mas para oferecer um modelo que atenda todas as necessidade do mercado brasileiro a montadora desenvolveu a sua cabine no Brasil sendo um lançamento global, já que a mesma foi homologada e deve entrar no portifólio global da montadora em breve. Internamente a cabine apresenta conforto e claro as duas telas uma do painel de instrumento e outra da central multimídia e multifuncional do modelo chama atenção, a surpresa vem ao saber que o interior que as telas são de série.

Interior do Novo Actros 100% digital - Reprodução Mercedes-Benz

Do piso ao teto a cabine tem 1,84 metros, e o túnel do motor não é alto o que facilita bastante a movimentação dentro da cabine. Apesar do modelo chegar com uma única opção de cabine a mesmo foi muito bem planejada, mas pode ser que no futuro novas opções possam aparecer no portifólio, claro que havendo necessidade para tal.

 “Quando entrar na cabina do Novo Actros, o motorista vai se surpreender”, garante Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Desenhamos uma nova cabina de caminhão totalmente diferente de tudo o que o mercado já viu, muito mais interativa e conectada. Além de mais espaço interno, a partir de 2020, o Novo Actros terá dois painéis digitais e tela touch screen para um deles, espelhamento de celular e recarga por indução. Ou seja, a Mercedes-Benz será a primeira fabricante a lançar um caminhão já na Era Digital”.

Aerodinâmica em foco

 A nova cabine foi planejada para proporcionar conforto e segurança para o motorista, mas outro foco da nova cabina também foi na aerodinâmica do modelo. Dependendo do tipo de implemento que o modelo será acoplado a montadora oferece o maior defletor da categoria, este chegando até mesmo a 730 mm que é indicado para operações de transporte de grãos ou tanque. Este defletor lateral auxilia o modelo a diminuir o arrasto aerodinâmico o que por si já gera economia de combustível.


Defletor lateral de 730 mm - Foto Midia Truck Brasil - Não reproduza sem autorização

Novidades mecânicas – um novo trem de força

 O Novo Actros não se resume em uma nova cabine ou visual, mas traz novidades em seu trem de força (motor e caixa além de nova suspensão). O Consagrado motor Mercedes-Benz OM 460 segue no modelo, mas ganhou novas potências, sendo elas de 450 e 480 cavalos e claro ambas se juntam ao também consagrador motor de 510 cavalos.

 Já na parte da caixa ou câmbio como queiram, a Mercedes apresenta a nova G291 Powershift 3 beneficiando o melhor consumo de combustível, e o exclusivo PPC (Predictive Powertrain Control), piloto automático preditivo, que otimiza o estilo de condução do motorista. Por GPS, o PPC monitora a aceleração e a frenagem, prevê quando há subidas e descidas, faz trocas de marcha de forma inteligente, entre outras funções, o que ajuda o motorista a dirigir de forma adequada e econômica.

 O piloto automático preditivo inova também no quesito segurança. “Esse sistema possibilita que o motorista faça uma viagem longa entre São Paulo e Cuiabá, por exemplo, sem precisar acelerar e frear, apenas controlando o volante”, informa Roberto Leoncini. “Este é um ganho fantástico para o condutor. É como num avião. Ele põe o caminhão no piloto automático e fica no comando das tecnologias. É a relação homem e máquina usada para maximizar toda a eficiência na condução do veículo”.

 Na suspensão a montadora apresenta a exclusiva suspensão metálica Global TufTrac, mais leve e mais robusta, que oferece mais carga útil, além da maior disponibilidade do caminhão.
 Outra importante inovação de robustez é o Disconnected Liftable Tandem - DLT, suspensor do eixo trativo para caminhões 6x4. A grande novidade e diferencial de mercado é que esta solução estará disponível para o Actros com freio a tambor. Isso traz economia para o cliente, uma vez que o eixo suspenso não paga pedágio e economiza pneus quando o caminhão roda vazio.


Disconnected Liftable Tandem (DLT) em funcionamento. Foto Midia Truck Brasil  - Não reproduzir sem autorização

 O Actros também chega ao mercado com uma nova geração do eixo traseiro, o New Final Drive. Mais leve, resulta em menor tara do caminhão, aumentando a capacidade de carga líquida do veículo. Além disso, também tem um novo gerenciamento de lubrificação interna do diferencial e maiores intervalos de troca de óleo.

 No final, o Novo Actros chega realmente novo e deve agradar o transportador brasileiro. Quanto a valor a montadora não comentou nada, porém vale lembrar que estamos em ano de Fenatran que acontece dos dias 14 a 18 de outubro em São Paulo onde a montadora pode falar sobre mais detalhes do modelo. 

O Midia Truck Brasil foi até Iracemápolis - SP a convite da montadora para conhecer as novidades do Novo Actros. Novas reportagens serão realizadas em breve, acompanhe o Midia Truck Brasil nas redes sociais.




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.