Header Ads

Soluções e-mobility e tecnologias para eficiência energética e emissões são destaques da Eaton no congresso SAE




 A EATON apresentará no Congresso SAE Brasil sua expertise global em soluções para veículos comerciais elétricos e tecnologias avançadas para eficiência energética e emissões evaporativas. De 14 a 18 de outubro, os visitantes que passarem pelo estande da empresa no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center conhecerão as últimas novidades capazes de atender às novas exigências da legislação brasileira que preveem uma redução significativa de ruídos e poluentes no ar por meio de motores elétricos ou alternativas de energias mais limpas. “A EATON é uma empresa global de gerenciamento de energia, com soluções integradas para melhor eficiência nos variados sistemas de powertrain de veículos leves e pesados, sejam eles a combustão ou eletrificados, sempre buscando soluções customizadas para as necessidades locais”, comenta Marcos Janasi, diretor geral para Automóveis e Pickups da EATON.

NOVIDADES EM SOLUÇÕES PARA EMISSÕES

 Com a aprovação da resolução 492 do CONAMA para redução de emissões evaporativas, obrigatório em 100% dos veículos novos comercializados a partir de 2025, a EATON apresenta sua solução ORVR (Onboard Refueling Vapor Recovery), tecnologia que elimina até 98% das emissões de gases tóxicos na atmosfera. Presente há mais de 20 anos nos Estados Unidos, equipando mais de 300 milhões de veículos de passeio, o ORVR será lançado na China em 2020 e no Brasil, a partir de 2023. A EATON possui um amplo portfólio de válvulas de combustível para tanques flex fuel, diesel e ureia.





 Ainda para atender as novas demandas que devem surgir no mercado nos próximos anos, a EATON também apresentará a solução CDA (Cylinder Deactivation) que possibilita melhorar a eficiência dos motores atuais, reduzindo o consumo e as emissões. Com o CDA, um ou mais cilindros são desativados, diminuindo simultaneamente as emissões de NOX e CO2, aplicável em motores de ciclo Otto e Diesel. Outra novidade é o Engine Brake, solução que tem como função primária controlar o desenvolvimento da velocidade do veículo durante a desaceleração em descidas. Ambas soluções entregam benefícios diferenciados para a operação do veículo, destacando maior conforto e melhor dirigibilidade, aliado a redução de emissões e menor custo operacional, de forma transparente para o motorista.

PORTFÓLIO e-MOBILITY

 Aplicada no mercado de ônibus nos EUA, a transmissão EATON de duas velocidades para veículos comerciais elétricos agora tem sua versão em quatro velocidades. Com dimensões compactas e peso reduzido, a solução oferece alta capacidade de torque e carga.

 A empresa também mostrará aos visitantes soluções como o Inversor, que transforma corrente alternada em corrente contínua, permitindo a utilização da energia da bateria do veículo. O portfólio de e-Mobility contará ainda com o Equalizador de baterias, produto capaz de controlar a descarga das baterias em diferentes tensões, permitindo que elas fiquem sempre no mesmo nível de carga entre elas, e o Conversor DC-DC, que atua como um transformador convertendo a voltagem da bateria ou de outra fonte de energia naquilo que o equipamento precisa. O PDM (Power Distribution Module) que age como protetor de descarga elétrica e tem a função de comunicação via CAN com os demais componentes do veículo também será apresentado.

LANÇAMENTOS TRANSMISSÕES EATON NA FENATRAN

 Presente nas principais montadoras do país, as transmissões da EATON estarão expostas na Fenatran nos estandes da Mercedes-Benz, Iveco e VW Caminhões e Ônibus. Os caminhões Mercedes-Benz Accelo – leves 815 e 1016 e médio 1316 – foram os primeiros modelos de distribuição urbana com as transmissões automatizadas EAO-6106 e EAO-6206 de 6 velocidades e embreagens da EATON.

 Na Iveco, as transmissões ESO-6106 e ESO-6206 de 6 velocidades estão equipando os novos modelos de caminhões leves da linha Tector (9-190 e 11-190). As caixas manuais de última geração, desenvolvidas e produzidas totalmente no Brasil pela engenharia local da unidade de Valinhos, atendem o exigente mercado brasileiro e suas severas aplicações.

 Já na VW Caminhões e Ônibus, terá o recente lançamento dos modelos VW Delivery 9.170 e 11.180 V-Tronic equipado com a transmissão EATON EAO-6106 de 6 velocidades e a embreagem 362mm, assim como os modelos 17.280, 24.280 e 30.280 recebendo a transmissão automatizada Eaton UltraShift PLUS MHD 10 velocidades e a embreagem Eaton 395mm de alta performance.  Estas transmissões foram desenvolvidas para atender as especificidades do mercado da América do Sul, entregando performance diferenciada e aliando durabilidade, conforto e principalmente ganhos operacionais aos frotistas. Estes câmbios apresentam flexibilidade para aplicações rodoviárias e vocacionais e tem um sistema de automação que permite redução de consumo de combustível e baixa manutenção.

 O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento local da EATON possibilitou estas inovações, com refinada integração no powertrain do veículo. “A UltraShift PLUS MHD 10 velocidades e a EAO-6106 de 6 velocidades trazem solução inovadora e customizada para as aplicações específicas do mercado brasileiro. O resultado traz uma redução direta no custo operacional do frotista”, destaca Sergio J Kramer, diretor geral para Veículos Comerciais e Aftermarket da EATON.

 Entre os benefícios destas transmissões está a maior rapidez e suavidade na troca de marchas, proporcionada pela inteligência da automação e refinamento de integração com os veículos, que considera a inclinação da via, carga de veículo e torque do motor, podendo pular marchas se as condições do momento permitirem. “O sistema ainda conta com diversas proteções para o powertrain, como abuso de embreagem e sobregiro do motor. Além disso, tem a função de auxílio de partida em rampa, melhorando a dirigibilidade do veículo”, finaliza Kramer.

 SERVIÇO

Fenatran e Congresso SAE Brasil 2019

Estande EATON E299

Data: 14 a 18 de outubro

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

SOBRE A EATON

Nós somos uma das maiores empresas de gerenciamento de energia do mundo, fornecendo soluções inteligentes que ajudam os nossos clientes a gerenciar energia elétrica, hidráulica e mecânica de forma mais eficiente, segura e sustentável. Nossa expertise pode ser encontrada em carros de passeio, caminhões, ônibus, veículos agrícolas, industriais e fora de estrada, data centers, edifícios residenciais e empresariais, estádios de futebol e em outras inúmeras aplicações do dia a dia. Em 2018, as nossas vendas totalizaram US$ 21,6 bilhões. Diariamente, a nossa equipe de 99 mil talentos em 175 países se dedica constantemente a melhorar a qualidade de vida das pessoas, o meio ambiente e a performance de inúmeros segmentos da economia e da sociedade. Saiba mais sobre nós em www.eaton.com e www.eaton.com/whatmatters.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.