Header Ads

Em parceria com a Iveco e FPT Industrial, Nikola apresenta o seu novo caminhão TRE

Nikola TRE, modelo elétrico destinado ao mercado europeu. Foto Nikola
Primeiras unidades chegam a clientes selecionados em 2021 e ao mercado em geral em 2023

Texto de Érico Rafael Pimenta. Editor-chefe do Midia Truck Brasil

 A Nikola, start-up de veículos comerciais elétricos e a hidrogênio apresentou na data de 02/03 em Turin na Itália a nova versão do modelo Nikola TRE, caminhão elétrico destinado ao mercado europeu. A nova versão do modelo TRE é fruto da recente parceria entre a as marcas do grupo CNH Industrial, sendo elas a montadora de caminhões IVECO e a fabricante de motores FPT Industrial.

 O novo modelo é baseado no Iveco S-Way, este que foi apresentando em julho deste ano e tem recebido boas críticas de clientes e da imprensa especializada ao redor da Europa.



 Apesar de usar a base do S-Way, a Nikola incorpora a frente do modelo, essa fusão ficou a cargo do renomeado estúdio de design Italdesign. A integração do design é uma consequência natural de uma parceria que remonta a 2018 entre as duas empresas, que já produziu a fabricação da primeira maquete do NIKOLA TRE, apresentada em Scottsdale, Arizona, Estados Unidos, durante o NIKOLA World Event em abril de 2019.

 Gerrit Marx , Presidente de Veículos Comerciais e Especiais, declarou: “O IVECO S-WAY é um produto de destaque, que incorpora o conceito de foco no cliente da IVECO e já ganhou impulso nos mercados com sucesso merecido. É a base do Nikola TRE e marca o início de uma nova jornada rumo ao transporte com zero emissões, fornecendo a plataforma para introduzirmos recursos disruptivos que mudarão o setor de transporte”.

Autonomia de 400 KM

 O modelo apresentando no evento, versão 4x2 do Nikola TER é destinado para operações regionais com alcance de até 400 km e desempenho dinâmico igual ou melhor que um modelo equivalente a diesel. O veículo contará com um sistema de bateria modular com capacidade total de até 720 kWh, que pode ser adaptado para atender às diferentes missões dos clientes. A linha de transmissão elétrica fornecerá saída de potência contínua de 480 kW com torque de pico de 1.800 Nm. O Nikola TRE também estará disponível nas versões rígidas de 2 e 3 eixos, com GVW variando de 18 a 26 toneladas para distribuição urbana e missões municipais.

Interior do Nikola TRE. foto Nikola

Sistema de navegação e entretenimento exclusivo da nova geração

 O Nikola TRE apresentará um novo sistema de infotainment baseado no sistema operacional proprietário da Nikola, que integra funções de infotainment e navegação, além de controles para a maior parte das funcionalidades do veículo. Os recursos do sistema incluem controle climático, ajuste de espelho, ajuste de altura da suspensão, sistema de câmera de 360 ​​graus, navegação, sistema de áudio Bluetooth, configurações abrangentes do veículo e diagnóstico de veículo administrativo. O veículo utiliza a tecnologia Bluetooth de baixa energia para criar um vínculo seguro entre o veículo e o dispositivo móvel do cliente, criando uma experiência de mídia verdadeiramente viva-voz. Isso também permite que um sistema inteligente de entrada sem chave seja desbloqueado quando o motorista se aproxima do veículo. O sistema pode até ajustar configurações como altura do passeio e temperatura do clima de acordo com a preferência do motorista.

A ponte para caminhões pesados ​​elétricos de células de combustível

 A IVECO, a FPT Industrial e a Nikola adotaram uma abordagem modular no desenvolvimento de sua oferta de eletricidade para o mercado europeu, único no setor. A célula de combustível da Nikola será o ponto de partida para o projeto da bateria elétrica, para que o veículo elétrico da bateria Nikola TRE (BEV) possa ser convertido em tecnologia de célula de combustível. Com essa abordagem, os parceiros estão adotando uma visão de longo prazo, trazendo as duas tecnologias em operação agora para buscar o BEV e o Veículo Elétrico a Célula de Combustível (FCEV) em sua oferta nos próximos anos. Essa abordagem permite que os parceiros lançem o Nikola TRE na exposição IAA 2020 e Nikola World 2020, entregando as primeiras unidades aos clientes em 2021, enquanto o FCEV estará disponível para os clientes até 2023.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.