About Me


"Novo” Volvo FH segue em testes no Brasil e rumores aponta fabricação de modelos com potências acima de 540 cavalos

Facelift do Volvo FH. Modelo pode sr apresentado ainda este ano. Créditos na foto
Segundo rumores, transportadora mineira conta com modelo acima de 540 cavalos em sua frota 

 Não é segredo que a Volvo prepara um facelift para o pesado FH é uma renovação maior para o modelo FM, este que usará a cabine da quarta geração do FH, no qual a montadora já apresentou o novo FM Eletric já com a nova cabine. 

 No Brasil alguns modelos, tanto FH e FM foram vistos em testes como é o caso desta unidade vista no Mato Grosso. A unidade de ostenta uma placa “vermelha” tem seu registro a potência de 540 cavalos 6x4. Outro detalhe interessante na unidade de testes são os “faróis” no teto, que auxilia na visibilidade é noite, principalmente em estrada de terra. Apesar de não ser muito comum, a configuração é oferecida pela montadora no Brasil.  




Rumor: Fabricação de modelos acima de 540 cavalos no Brasil 

 Teoricamente, a Volvo Brasil oferece potências de 420 a 540 cavalos no Brasil, lembrando que o modelo FH 540 é o pesado mais vendido de 2019, mas em 2013 a montadora anunciou a comercialização do poderoso Volvo FH 16 750 8x4, modelo este que era importado é chamava atenção não apenas pela sua potência mais pelo seu preço que superava um milhão de reais. 

 Em seu site, a montadora tem uma aba dedicada ao FH 16 em nas especificações é possível achar dados dos modelos 550*, 600, 700 e por fim o 750. 
*configuração disponível apenas com caixa manual 

Print da página da Volvo com as potências dos motores de 16 litros

 Isso leva a crê que a montadora faz a importação não apenas do 750 mas dos demais modelos acima com motor de 16 litros, claro que para isso, basta assinar um cheque com valores de bom agrado.  

 Apesar dessa página do FH16 sempre constar no site da montadora deste a sua chegada, o que chama atenção no momento é o modelo abaixo flagrado de uma transportadora mineira especializada no transporte de bobinas.  

Possível Volvo FH 16, sua potência, ninguém sabe ao certo.
 Como é possível notar, o modelo ostenta alguns detalhes presente nos modelos equipados com motores de 16 litros, sendo esses detalhes, os faróis com máscara negra, detalhe preto na área da janela e suporte do retrovisor em prata. Outro detalhe que chama atenção é o catalizador, que é maior em comparação aos modelos ofertados em linha no Brasil. Acreditamos que por ser um motor de 16 litros, o catalizador do mesmo deve ter uma capacidade maior para o processamento dos gases. 

 Outro ponto que chama atenção no modelo é a grade frontal, que tradicionalmente seria prata, porém esta é preta e não contém os logos “Volvo” e “FH” em seus cantos superiores. Na lateral do modelo também não apresenta a placa de potência nem mesmo da caixa I-shift.  

 Em algumas redes sociais, alguns usuários que dizem ter ligação direita e indireta com a empresa confirma que o modelo da foto é equipado com motor de 16 litros, mas não mencionam qual seria a potência Acredita-se que a empresa, que tem em sua frota quase toda composta por modelos da Volvo, esteja sendo usada como laboratório para testes dos modelos de 16 litros, o que pode indicar uma possível fabricação no Brasil, assim reduzindo o valor do modelo, já que não teria taxas de importação e demais. 

Flagras pela Europa 

 Na Europa, diversas unidades já foram fotografadas em testes, os dois mais recente são de um FM 500 com a cabine leito (FM-SLP). Já o outro se trata de um FH16 750 chassi rígido, este que já foi flagrado outras vezes 

Volvo FM 500. Foto Ståle Stordal

Foto: Ståle Stordal
Volvo FH16 750. Foto: Geir Anders Upsaker

Foto: Geir Anders Upsaker

Foto: Geir Anders Upsaker
Faróis dos novos modelos registrados no Brasil 

 Ao pesquisar os dados públicos do INIP (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) encontramos o registro de novos faróis que vão equipar os novos Volvo FH e FM. O interessante é notar a variedade de modelos que foi registrado. 

Lançamento em março? 

 Segundo o site Tungt.no, a Volvo Trucks fará um evento a imprensa nos dias 2 e 3 no mês de março, no qual pode ser o lançamento dos novos modelos, o convite apenas menciona que tem importantes notícias para compartilhar e que os jornalistas terão a oportunidade de testar algumas novidades.  

posição da Volvo Caminhões e Ônibus Brasil 

 Procurada pelo Midia Truck Brasil, a Volvo Caminhões e Ônibus do Brasil explicou que “está sempre testando novos componentes em sua linha global de produtos, em vários lugares do mundo, incluindo o Brasil. Nossa engenharia faz parte de um time de desenvolvimento global de produtos da marca”. 


Postar um comentário

0 Comentários