(Frota e Cia / Texto de André Garcia) De acordo com dados da ANP, o preço da gasolina, nas bombas, recuou na semana passada para o seu menor patamar desde fins de novembro de 2019, em valores nominais. O diesel, por suavez, tem seu valor mais baixo desde setembro do ano passado.
Entretanto, apesar de os preços terem atingido o seu melhor momento no ano, para os consumidores finais, a queda ainda é tímida em relação aos reajustes da Petrobras, nas refinarias.
Segundo a ANP, o litro da gasolina era vendido, em média, no Brasil, na semana passada (15 a 21 de março) a R$ 4,486, o que representa uma queda de 0,6% ante a semana anterior e de 1,1% frente a um mês atrás (semana entre 16 a 22 de fevereiro).
Já o litro do diesel S10 era vendido, na média, a R$ 4,680 na última semana, recuo de 0,7% nas bombas frente à semana anterior e de 2,7% em relação aos preços nas bombas há um mês atrás.
Para efeitos de comparação, a Petrobras fez dois cortes nos preços dos combustíveis nas últimas duas semanas, nas refinarias. No dia 13, -9,5% na gasolina e -6,5% no diesel e dia 19 (-12% na gasolina e -7,5% no diesel.