Novo Volvo FM aparece em registro de patentes no Brasil, mas lançamento ainda está longe



Registros mostram algumas partes do novo modelo 

Texto de Érico Rafael Pimenta. Editor-chefe do Midia Truck Brasil 

 A Volvo apresentou em fevereiro de 2020 a sua nova geração de caminhões para o mercado europeu, que tem como destaque os novos modelos FM e FMX, esses que agora usam a cabine com o desenho dos pesados FH e FH 16. Além da nova cabine, toda a linha (FH, FH 16, FM e FMX) passam a contar com um novo conjunto de farol e o novo interior que tem como destaque as telas, uma como “painel de instrumentos” e a nova central multimídia.  

 Com a pandemia do COVID-19, a produção foi adiada para o mercado europeu, entretanto o modelo começou a aparecer no registro de patentes no Brasil, porém também não quer dizer que o lançamento está próximo 

Print das peças do novo Volvo FM. Inpi Brasil. 

  Na revista de propriedade industrial do dia 12/05/2020 é possível encontrar algumas partes, entre elas capa de farol, tampa frontal, degrau, parte inferior da porta, volante, painel do interior e demais partes.  




Lançamento ainda está longe 

 Apesar do registro, não quer dizer que a Volvo deve apresentar os modelos em breve, já que o registro é algo padrão, tanto mesmo que a linha VN exclusiva do mercado norte americano também foi registrada no Brasil.  

 Por mais que muitos achem que é apenas um facelift, vale lembrar que a produção de um caminhão envolve bastante tecnologia e uma mudança em um modelo deve ser acompanhada de mudanças no chão de fábrica. Um bom exemplo e a nova cabine do FM e FMX que para ser montadora a fábrica de cabinas da Volvo deve ser atualizada para conseguir produzir e soldar a nova cabine, mantendo a qualidade. A cabine de pintura também deve passar por atualização.  

 Outro ponto é o novo interior, no qual a Volvo deve buscar novos ou mantem os fornecedores para a fabricação do mesmo, algo que pode levar tempo.  

 Oficialmente a Volvo não menciona data de lançamento para o modelo, mas e esperado a apresentação para o ano de 2021 com as primeiras entregas para 2022.  

Investimento de 1 Bilhão no Brasil 

 Em fevereiro desse ano, a Volvo anunciou o investimento de 1 Bilhão no Brasil, de acordo com o comunicado, o investimento é destinado para todos os negócios da Volvo no Brasil: caminhões pesados e semipesados, ônibus urbanos e rodoviários, equipamentos de construção, motores marítimos e industriais e serviços financeiros.  

 O Brasil continua sendo muito importante para a Volvo. A recuperação gradativa da economia foi decisiva para o aumento das entregas e a retomada da liderança no segmento de caminhões pesados. O crescimento de 58% em 2019 nos dá a confiança para um novo ciclo de investimento para os próximos anos”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. 


Postagem Anterior Próxima Postagem