DAF apresenta novo XF ao mercado brasileiro


Modelo chega em setembro nas concessionárias  

 A Holandesa DAF, empresa do grupo Paccar, apresentou na data de hoje (18) o seu novo modelo, o XF. O novo modelo que agora se assemelha ao modelo ofertado no mercado europeu, chega ao Brasil com algumas novidades, desenvolvidas em especial para atender o exigente mercado.   

 O novo XF vem equipado com o novo motor PACCAR MX13 de 12,9 litros, que foi redesenhado para trabalhar em rotações menores e mínimo atrito, garantindo alto torque e potência. O modelo começa a ser ofertado com duas opções de potencias, sendo de 480 cv até 2.500 Nm a partir de 900 rpm) e 530cv (até 2.600 Nm a partir de 1.000 rpm).  




 O novo motor ainda conta com turbocompressor VGT (Geometria variável), menor velocidade do compressor de ar-condicionado, bomba de direção variável e bomba de óleo variável de alta eficiência. O novo motor PACCAR MX 13 ainda permite combinação de força, utilizando relações de eixo traseiro mais longas, atendendo a aplicação de cargas mais pesadas com maior produtividade e menor consumo de combustível.  

Motor PACCAR MX 13 de 12.9 litros. Divulgação DAF Caminhões

 Já quanto ao chassi, o modelo será ofertado nas versões 4x2, 6x2 e 6x4. Outra novidade é o local do tanque de Arla32 que agora fica abaixo da cabine, deixando mais espaço no chassi. A bateria do modelo também foi reposicionada, e fica próximo a eixo direcional abaixo da escada de acesso ao chassi, deixando-a mais segura contra eventuais furtos.   

Nova disposição de alguns itens no chassi. Tanque de arla32 agora fica abaixo da cabine do lado do motorista. Divulgação DAF Caminhões

Transmissão 

 A transmissão que equipa o novo XF é a ZFTraXon, automatizada, com 12 velocidades e relações mais longas. Com ela, a troca de marchas ocorre de maneira mais rápida, suave e silenciosa, trazendo conforto ao motorista. 

 Seu projeto, mais robusto e leve, tem papel muito importante na economia de combustível. O sistema Eco-mode, combinado ao Controle Preditivo de Cruzeiro, garante uma troca precisa de marcha, ajustando a velocidade ao tipo de relevo, diminuindo ainda mais o consumo. 

Seletor de machas. Divulgação DAF Caminhões

Freio Motor PACCAR MX 

  O freio motor PACCAR MX ficou ainda mais potente, com 490cv, trabalhando altas potências em baixa rotação. O sistema também conta com três estágios, o que permite um planejamento melhor do seu uso, promovendo mais segurança e eficiência, além de trabalhar com nível menor de ruído.  

Tecnologias 

 Um grande diferencial do novo XF é o conjunto tecnológico, concebido para melhorar a dirigibilidade, a segurança e o consumo de combustível. O primeiro deles é o Assistente de Performance do Condutor, um computador de bordo que interage com o motorista, fornecendo dicas e dando notas para a sua condução. Desta maneira, é possível dirigir o caminhão explorando o máximo desempenho. 

 Já o Controle de Cruzeiro Preditivo é um piloto automático, que com a ajuda do GPS e de uma leitura do relevo, consegue ajustar a velocidade e a troca de marcha ideal. Desta maneira, com a tração e velocidade correta para a percurso, há um consumo inteligente de combustível.  

 O modelo também é equipado com sensores de pressão dos pneus, informando na cabine se houver uma calibragem inadequada que possa interferir no desgaste e atrito. Este sensor é um grande aliado na manutenção do custo operacional do caminhão, já que os pneus representam um valor importante na manutenção do caminhão.  

 O motorista também conta com um monitor de nível de energia da bateria, sinalizando também quando a carga estiver abaixo do adequado. O dispositivo ajuda a aumentar a vida útil da bateria e dos demais componentes do sistema elétrico. 

 Com relação à segurança, o Sistema de Frenagem de Emergência Avançada freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal. O Controle de Estabilidade do Veículo corrige possível perda de estabilidade do caminhão, evitando acidentes e o L da carreta (“efeito canivete”). 

 Já o Sistema de Aviso de Saída da Faixa alerta o motorista se o veículo começar a sair da faixa de rodagem, mostrando erros de condução, sonolência ou distração do motorista. Por fim, o Controle de Cruzeiro Adaptativo ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente.  

Cabine e interior 

 São duas opções de cabine, a Space e a Super Space, sendo a última a mais espaçosa e confortável do mercado, com 2,10 metros de altura interna. No exterior, o XF conta com design totalmente renovado, com direcionamento aerodinâmico para menor atrito do ar, auxiliando no consumo e na diminuição de ruído.  

DAF Space Cab. Cabine traz novas opções de cores como dos paralamas frontais. Divulgação DAF Caminhões

 O exterior ainda possui novo parasol, logomarca no novo padrão da companhia, novos faróis com lentes Lexan®, as mesmas utilizadas em janelas de aviões, e projeto que assegura uma iluminação sólida e eficiente, com opcional de lâmpadas em LED. 

 O para-choque de aço é uma característica de robustez do XF, que agora recebe detalhes cromados, assim como a nova grade. Os clientes podem optar por maçanetas e para-lamas na cor da cabine, promovendo um visual mais moderno e elegante.  

 No interior, o painel recebe novas opções de acabamento em tons de areia, em uma composição com peças pretas ou detalhes em alumínio escovado. O pacote Exclusive conta ainda com um acabamento diferenciado em tons de conhaque, com detalhes em alumínio escovado. A ergonomia continua sendo um dos pontos altos da cabine, que ganhou novo painel de instrumentos, intuitivo, moderno e de fácil acesso pelos comandos do volante.  

Novas opções de acabamento do interior. Divulgação DAF Caminhões

 O ar-condicionado digital é eficiente, resfriando a cabine na temperatura desejada rapidamente, e de maneira inteligente e econômica. A iluminação interna conta com três níveis, todos com possibilidade de dimerização por meio dos controles digitais. O motorista pode ainda personalizar a posição dos botões internos, priorizando o comando que ele mais utiliza na sua operação. 

 Os atributos consagrados do XF continuam na nova versão: o maior e mais confortável colchão do segmento (81 cm x 220 cm) em espuma de alta densidade com opção de molas ensacadas, opção de beliche, cortinas black out, climatizador de teto, banco do motorista com ajuste pneumático e opção travas antiarrombamento Night Lock. 

 “O mercado recebe um novo caminhão, mas que já passou por um exaustivo processo de testes. Somamos mais de 20 mil horas de engenharia e centenas de testes de bancada, pistas de diferentes relevos e em operações reais. Utilizamos equipamentos de última geração para aferição e controle do nosso produto, o que nos permitiu ajustes precisos para que o cliente receba um caminhão totalmente adequado para a sua operação”, finaliza o Diretor de Desenvolvimento de Produto. 

Texto de Érico Rafael Pimenta.  Editor-chefe do Midia Truck Brasil  Com informações da DAF Caminhões  


Postagem Anterior Próxima Postagem