Volkswagen lança novos Meteor com fabricação nacional

Volkswagen Meteor 29.520 6x4. Divulgação Volkswagen 


Novos modelos chegam nas versões 28.460 e 29.520  

 A Volkswagen caminhões e ônibus apresentou hoje, os novos modelos Meteor, que integra o portifólio da montadora no Brasil, que também mantém a linha MAN TGX. Os novos modelos, sendo eles 28.460 6x2 e 29.520 6x4 são equipados com motor MAN D26 de 13 litros que tem sua produção nacional, sendo o Brasil o primeiro país fora da Europa a fabricá-lo 


Motor MAN D 26 de 13 litros com Common Rail. Brasil é o primeiro país fora da Europa a produzir o motor. Divulgação Volkswagen

 Apesar de visualmente, o novo modelo ser um MAN TGX com uma nova frente, o modelo não deve ser visto apenas dessa forma. O Meteor contou com um time de 150 especialistas da montadora que se dedicaram exclusivamente ao longo dos últimos quatro anos, ouvindo os clientes e trabalhando para as melhores soluções em conjunto com o corpo técnico do grupo. Foram mais de 1.000 peças desenvolvidas pela engenharia da VW Caminhões e Ônibus, “para assegurar um produto robusto, de alta confiabilidade e disponibilidade para as mais diversas aplicações” de acordo com a montadora.  




 O novo Meteor também entra na era da conectividade com a plataforma RIO - a marca de soluções digitais de logística do Grupo TRATON, e para o lançamento, está a oferta de monitoramento básico para o caminhão de forma gratuita pelo período de três anos. Com base nesse serviço, o proprietário ou o frotista poderão acompanhar os principais indicadores de desempenho do veículo – como consumo, autonomia, distância percorrida e intensidade das freadas, entre vários outros. É o que permite a adoção de treinamentos específicos para os condutores e a melhoria dos resultados da frota, de uma forma geral. 

 Somam-se aos serviços gratuitos uma série de outros indicadores que o cliente pode obter por meio dos pacotes RIO Premium Fleet, que elevam a leitura de dados do caminhão a mais de 30 itens, proporcionando uma análise completa e minuciosa da direção dos extrapesados Volkswagen. Os dados são disponibilizados por relatórios ao cliente, que também dispõe do auxílio do Volks|Care, com a Gestão de Serviços Sob Medida. 

Conforto e funcionalidade 

 Seguindo a filosofia “sob medida” o Meteor chega ao mercado com painel de instrumentos com combinação de displays coloridos e brancos especialmente desenvolvida para permitir a rápida visualização das informações do modelo. O rádio tem tela de sete polegadas e sistema multimídia opcional que permite a conexão com celulares e funcionalidades, como o acesso a mapas dos sistemas MirrorLink e CarPlay. 

Interior do Meteor. Tecnologia e conectividade marca o modelo. Divulgação Volkswagen

 O modelo ainda traz a função HSA, que auxilia a partida em rampa, funcionalidade imprescindível para as grandes composições do segmento extrapesado. Ainda em linha com a segurança do condutor, o modelo traz sistema de freios EBS, que executa a regulagem eletrônica da pressão de frenagem para proporcionar paradas mais eficazes e evitar a ocorrência do travamento das rodas. Os veículos 6x2 e 6x4 vêm equipados com a função ASR, controle de tração que pode ser acionado com uma tecla no painel para auxiliar a transpor os terrenos mais difíceis. 

 Outro destaque no painel é o conceito modular, que permite organizar dispositivos como rádio, multimídia, tacógrafo e equipamentos próprios de cada operação. No painel ainda podem ser provisionadas até 50 teclas, dependendo da configuração do modelo, para que o motorista controle os mais diversos sistemas de modo fácil e rápido. Até mesmo a operação do câmbio automatizado é feita por meio de tecla no centro do painel, posicionada de forma a não desviar a atenção do motorista. 

 Neste mesmo módulo encontra-se o comando do ar-condicionado digital: basta selecionar a temperatura desejada com o modo automático acionado para seguir viagem com todo o conforto, sendo que a cabine conta com saídas centrais, inferiores e superiores no para-brisa e adicionalmente nas janelas das portas, o que melhora a distribuição do ar e a climatização da cabine e é um diferencial em condições adversas, evitando o embaçamento dos vidros. 

 Todos os comandos do painel de instrumentos estão à vista e ao alcance das mãos. O mesmo acontece nas portas, com os botões dos vidros elétricos, com sistema de um toque, e dos retrovisores, inclusive com aquecimento, para os dias frios. 

 Na hora de ajustar os faróis, o cliente conta com uma tecla no painel, com configuração estabelecida de acordo com os limites permitidos para cada carga, de forma simples e atendendo aos parâmetros da legislação. 

 Além de tomadas disponíveis no painel, o motorista tem mais praticidade também na hora do descanso: porta USB, tomadas 12V e 24V e relógio digital ficam ao lado da cama. Essa área conta ainda com luz de leitura e porta-objetos. 

 Para a segurança, caso a porta do motorista seja aberta com o caminhão ligado, um sinal sonoro é emitido se o freio de estacionamento não tiver sido acionado ou se o veículo estiver na posição drive. O sistema de desembaçamento dos espelhos retrovisores garante agilidade e segurança nos dias mais frios. 

Novo banco do Meteor, que trás mais conforto para longas jornadas. Divulgação Volkswagen
 Outra novidade é o novo banco do motorista. O formato do assento e do encosto colaboram para um percurso com menos desgaste a bordo. Além disso, os tecidos trazem uma série de tecnologias premium, proporcionando toque macio, redução da sujidade, fácil limpeza e secagem rápida (dry fit), além da utilização de materiais ecologicamente corretos. E nos bancos as novidades não param por aí: há ainda a opção de bancos em Courino Premium, com uma padronagem especial e desenvolvida especificamente para mercado brasileiro. 

 O novo Meteor traz uma das maiores camas do mercado, completamente plana, cortinas para a cama e para todas as janelas e para-brisas, com sistema black out, para garantir a privacidade. O tecido da cama conta com propriedades repelentes e antibacterianas, traduzindo-se em conforto com um tecido suave, agradável ao toque, fácil limpeza e que pode ser removível para lavagem, tudo pensado para o bem-estar do motorista e a higiene. Sob a cama, que é basculável, há espaço para bagagens, além das caixas de ferramentas multiuso, com porta-objetos integrados e acesso por dentro da cabine. 

 A movimentação dentro da cabine e o acesso à cama são facilitados pela excelente área central, pela altura até o teto (uma das maiores da categoria) e com o assoalho completamente plano nesta região. A área de descanso ainda conta com porta USB para conexão de aparelhos, relógio digital, iluminação especial e, para deixá-la mais completa, soma-se também um porta-objetos multifuncional retrátil, único na categoria. Durante a noite de sono, o climatizador instalado no teto permite os ajustes por controle remoto para um repouso agradável. E se precisar, ainda dispõe de iluminação ambiente em LED. A cabine ainda oferece opcionalmente uma geladeira para complementar os atributos de conforto e comodidade. 

Interior do Meteor. Divulgação Volkswagen

Transmissão e eixos 

 Os novos extrapesados estreiam no portfólio VW a transmissão automatizada Traxon, calibrada para as demandas do mercado, disponível nas versões de 12 e 16 velocidades para todas as configurações dos modelos de veículos, fabricada pela ZF. 

 O resultado é um melhor consumo de combustível e desempenho superior para as condições de rodagem no país. Esse câmbio processa informações em alta velocidade. Em combinação com o sistema de tecnologia embarcada, propicia trocas de marchas mais inteligentes para as mais diversas condições topográficas e de carga, otimizando o consumo, a segurança e o conforto. 

 Os novos eixos trativos de alta eficiência dispõem de ampla gama de relações de transmissão, que se adequam às mais variadas condições de operação, assegurando elevada performance e durabilidade, com baixo consumo de combustível. 

 O veículo contempla ainda uma inteligência embarcada que usa o georreferenciamento para agregar eficiência, disponibilidade, segurança e robustez à aplicação. O sistema com sensores e funções eletrônicas possibilita o gerenciamento adequado e automático da potência do motor, trocas de marcha, uso do freio e aproveitamento da inércia do veículo em função da topografia e da carga transportada. 

 Graças a este trabalho, foi possível aliar uma performance superior com uma notável melhoria no consumo de combustível. A nova geração de motor MAN D26, a nova transmissão automatizada Traxon, o sistema de gerenciamento eletrônico e as melhorias aerodinâmicas promovem uma redução significativa no consumo de combustível. 

Nova grade garante um melhor fluxo aerodinâmico ao modelo, resultando uma melhor economia de combustível. Divulgação Volkswagen 

 Todos os modelos da nova família contam com dois tanques, com capacidades que variam de 630 litros (dois de 315l, em plástico) a 940 litros (dois de 470l, em alumínio), de acordo com o entre-eixo escolhido. Com exceção do off-road, todos são de alumínio. Os extrapesados VW também dispõem de tanque para 100 litros de Arla 32, promovendo a autonomia equilibrada para as aplicações. Todo o sistema de combustível e de injeção foi desenvolvido para trabalhar com biodiesel. 

Os novos Meteor chegam ao mercado com os valores sugeridos de: 

Meteor 28.460 6x2 R$ 550 mil 

Meteor 29.520 6x4 590 mil 

Texto de Érico Rafael Pimenta  
Editor-chefe do Midia Truck Brasil com informações de Volkswagen Caminhões e Ônibus 


Postagem Anterior Próxima Postagem