About Me


Volkswagen Caminhões e Ônibus é marca mais inovadora do seu segmento no Brasil


 VW Caminhões e Ônibus também está no top 5 do setor em “Governança Corporativa” e “Sustentabilidade” 

 A Volkswagen Caminhões e Ônibus é a empresa mais inovadora do segmento de Veículos e Autopeças, segundo o anuário Época 360°, publicado nesta semana. A empresa também foi a primeira colocada do setor nas categorias “Pessoas” e “Visão de Futuro”. Complementando o reconhecimento, a marca esteve, ainda, entre as cinco mais bem qualificadas nos itens “Governança Corporativa” e “Sustentabilidade”. O anuário é elaborado pela revista “Época Negócios”, em parceria com a Fundação Dom Cabral. Para a edição deste ano, 334 empresas de diferentes segmentos da economia foram avaliadas. 

 

 “A primeira colocação em categorias tão importantes e a presença da Volkswagen Caminhões e Ônibus entre as cinco melhores empresas em várias outras são um reconhecimento ao empenho de todos os nossos colaboradores e aos nossos investimentos rumo ao futuro do transporte no Brasil. Inovação, pessoas, visão de futuro, governança e sustentabilidade são pilares fundamentais em todas as nossas atividades”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus. 





Inovação e visão de futuro 

 

 Além de produzir com excelência uma completa gama de caminhões do ciclo Diesel – dos leves aos extrapesados –, a Volkswagen Caminhões e Ônibus também é referência no país em mobilidade zero emissão. É da marca o primeiro caminhão totalmente elétrico produzido na América Latina: o e-Delivery. O veículo completou recentemente dois anos de testes em condições reais de uso na cervejaria Ambev. Seus resultados comprovam a eficiência da tecnologia produzida em Resende (RJ): em mais de 30 mil km rodados, o caminhão deixou de emitir 22 toneladas de CO² e de consumir mais de 6.500 litros de diesel. 

 

 Em 2019, a Volkswagen Caminhões e Ônibus deu outro grande passo rumo à viabilização da mobilidade zero emissão no Brasil, anunciando seus parceiros para a produção em série dos primeiros caminhões elétricos do país. Oito marcas se reuniram no chamado e-Consórcio, marcando a primeira iniciativa em nível mundial em que uma marca prevê desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria desses caminhões, alavancando o comprometimento de toda a cadeia de fornecedores de maneira tão integrada. 


Sustentabilidade 


 A Volkswagen Caminhões e Ônibus investe continuamente para minimizar o impacto de suas operações na fábrica de Resende. No último ano, grande parte dos esforços da montadora se voltaram ao aumento da reciclagem de resíduos gerados com suas atividades: o volume passou de 56% a 81% em apenas três anos. Além de aprimorar a coleta seletiva e tornar a triagem mais eficiente, a montadora incorporou melhorias em seu processo e desenvolveu uma vasta campanha interna de conscientização de forma a atingir esse crescimento contínuo na porcentagem de reciclagem de seus resíduos. 


 Em outras frentes, a empresa também moderniza sua produção para economizar recursos. É o caso de um novo sistema de banhos de pré-tratamento na pintura de cabines. Apenas com a adoção de uma nova tecnologia a partir do fim do ano passado, a fábrica vai reduzir seu consumo de água anual em 450 mil litros. 


 Além das ações em prol do meio ambiente, a Volkswagen Caminhões e Ônibus promove e apoia um grande número de iniciativas de suporte à comunidade onde está instalada. Neste ano, em virtude da pandemia, ganhou destaque a doação de dois mil protetores faciais produzidos em Resende para prefeituras da região, para posterior distribuição a profissionais ligados a serviços essenciais. 


 A ação se somou a outros esforços da empresa para apoiar a frente de prevenção e combate ao novo coronavírus no país. A fabricante também doou máscaras de proteção para hospitais do Sul Fluminense e distribuiu refeições a caminhoneiros nas estradas para ajudar a manter a distribuição de itens essenciais por todo o Brasil. 


Pessoas e Governança Corporativa 


 Com foco constante no desenvolvimento dos seus colaboradores, a Volkswagen Caminhões e Ônibus acumula prêmios em gestão de pessoas. A marca foi apontada neste mês, pelo segundo ano consecutivo, como a melhor montadora para trabalhar do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com o ranking Great Place to Work. Para o ranking, a consultoria independente GPTW considera a opinião dos próprios colaboradores e também de especialistas que avaliam as práticas adotadas pelas organizações. A constante evolução na posição da montadora se deve pela consistência das políticas de Recursos Humanos da empresa e também à disposição para sempre inovar. 


 Em Governança Corporativa, a empresa ministra uma série de treinamentos internos, que incluem seu Código de Conduta e cursos digitais com resolução de situações práticas no dia a dia dos negócios. Além disso, a VW Caminhões e Ônibus promove palestras sobre atualizações legislativas, observação de normas, entre outros temas. Por fim, a empresa um time próprio de Compliance e canais para que qualquer colaborador ou terceiro realize denúncias, com sigilo total nesse processo. 


Sobre a VW Caminhões e Ônibus 


 Fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, a VW Caminhões e Ônibus é uma das maiores montadoras de caminhões e ônibus da América Latina. Desde 1981, quando iniciou suas operações, chegar ao topo do mercado, respeitando e satisfazendo as necessidades dos clientes, sempre foi o foco da montadora. E é exatamente isso que oferece a seus clientes: produtos sob medida e um excelente serviço de pós-vendas. A empresa também é referência em inovações tecnológicas. A empresa busca sempre soluções que reduzam o impacto ambiental e ajudem a preservar o meio ambiente. Há mais de 35 anos, a fabricante mantém seu compromisso de desenvolver veículos que superem as exigências dos clientes – onde quer que eles rodem, seja pelas estradas brasileiras, latino-americanas ou africanas. 


Sobre o GRUPO TRATON 


 A TRATON SE é subsidiária da Volkswagen AG e um dos principais fabricantes mundiais de veículos comerciais com as marcas MAN, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus e RIO. Em 2019, as marcas do GRUPO TRATON venderam um total de cerca de 242.000 veículos. Seus produtos incluem veículos comerciais leves, caminhões e ônibus fabricados em 29 locais de produção e montagem em 17 países. A empresa tinha uma força de trabalho de cerca de 82.700 colaboradores em todo o mundo em suas marcas de veículos comerciais, em 31 de dezembro de 2019. O objetivo do grupo é transformar o sistema de transporte através de produtos, serviços e da parceria com seus clientes.  


Postar um comentário

0 Comentários