About Me


FPT industrial, Iveco e SNAM assinam acordo para a descarbonização do transporte usando biomobilidade e hidrogênio



 A FPT Industrial e a IVECO, ambas marcas da CNH Industrial N.V. (NYSE: CNHI / MI: CNHI) que projetam e fabricam sistemas de propulsão e veículos comerciais, respectivamente, junto com a Snam, uma das principais operadoras de infraestrutura de energia do mundo, assinaram um acordo de Intenções para a cooperação tecnológica e comercial a fim de contribuir com a descarbonização do setor de transportes na Itália e internacionalmente ao desenvolver a biomobilidade (biogás e gás natural) e o hidrogênio. 

 Primeiramente, o acordo propõe uma colaboração entre os três parceiros, ativos em toda a cadeia de suprimentos, desde motores (FPT Industrial) e veículos comerciais (IVECO) até serviços e infraestrutura de distribuição (Snam, por meio da Snam4Mobility), para promover o papel fundamental da mobilidade usando gás natural (bioGNV e bioGNL) e hidrogênio. Serão incluídos modelos de negócios inovadores focados em oferecer soluções completas para veículos comerciais leves e pesados, além de ônibus. 





 O objetivo é desenvolver a mobilidade sustentável integrada para promover o aumento do uso de veículos de condução alternativa, com uma estratégia compartilhada de desenvolvimento colaborativo de veículos e rede de distribuição. Dessa forma, a colaboração também terá como foco a seleção de estudos concebidos para o planejamento e a testagem com soluções de reabastecimento, tecnologias e infraestrutura inovadoras para frotas e clientes corporativos. 


 Além disso, a FPT Industrial, a IVECO e a Snam planejam colaborar em projetos de mobilidade sustentável na área de serviços públicos e transporte público local. Nesse contexto, outras iniciativas que combinam o compromisso e a promoção com instituições a nível regional, nacional e europeu terão como objetivo facilitar a expansão de soluções de mobilidade sustentável com base no gás natural e no hidrogênio. 


 Pierpaolo Biffali, vice-presidente de engenharia de produtos da FPT Industrial, afirmou: “Sempre fomos pioneiros na área de motores alternativos e temos 20 anos de experiência no desenvolvimento da tecnologia de gás natural. Somos uma empresa líder no mercado, tendo comercializado mais de 50 mil motores movidos a metano e biometano e apresentado o motor 100% movido a gás natural mais eficiente para veículos industriais: o Cursor 13 com 460 hp. Neste momento, nossos motores movidos a biometano podem reduzir as emissões de CO2 a valores próximos de zero, ajudando na batalha contra as mudanças climáticas. Acreditamos que o hidrogênio é decisivo a médio e longo prazo, principalmente para o setor de transportes de longas distâncias. Como prova do nosso compromisso com a tecnologia movida a hidrogênio, a FPT Industrial e a IVECO fazem parte do H2Haul (um projeto europeu para introduzir e utilizar caminhões movidos a hidrogênio para transporte em asfalto), dando continuidade ao fornecimento de soluções com emissão zero para aplicações em veículos pesados. Essa pesquisa fornecerá resultados significativos, preparando o caminho para o desenvolvimento desse tipo de tecnologia em um futuro não tão distante. Temos a certeza de que, graças a este acordo, poderemos criar um futuro mais sustentável juntos”. 


 Marco Liccardo, vice-presidente da linha global de caminhões médios e pesados da IVECO, declarou: “A IVECO sempre esteve na vanguarda da descarbonização no setor de transportes de veículos pesados, caminhando em direção à interrupção das emissões. Essa é uma transformação que já começou e em que o hidrogênio tem um papel fundamental. Aliás, hoje olhamos para o futuro sabendo que o gás natural e o biometano são fatores determinantes fundamentais e pontes para chegarmos ao hidrogênio, que oferecerá a solução para o transporte de longas distâncias tendo em vista as rigorosas metas europeias de redução das emissões até 2025 e de maneira consistente com nossa iniciativa conjunta com a Nikola de lançar nossos caminhões pesados com células de combustível até 2023. Sendo assim, essa colaboração com a Snam representa um passo à frente no compromisso da IVECO com a mobilidade sustentável e é uma oportunidade para desenvolver a infraestrutura necessária na cadeia de suprimentos da Itália”. 


 Alessio Torelli, CEO da Snam4Mobility, afirmou: “Com esse acordo, esperamos fortalecer o papel do gás natural como uma solução imediata para a redução das emissões, impulsionando as lideranças italianas nesse setor e desenvolvendo o biometano e, posteriormente, o hidrogênio como soluções importantes para a mobilidade sustentável no futuro, principalmente no caso de veículos pesados. Com a Snam4Mobility, estamos desenvolvendo uma infraestrutura de distribuição cada vez mais difundida que já está a serviço da biomobilidade e, em breve, será voltada para o hidrogênio. Por meio das parcerias comerciais, como a que estamos firmando com a FPT Industrial e a IVECO, queremos colaborar com os principais agentes do setor para criar e desenvolver a tecnologia na cadeia de valores a nível internacional, ajudando a reduzir as emissões poluentes e alcançar os objetivos relacionados às mudanças climáticas em benefício da comunidade”. 


 O acordo pode estar sujeito a outros acordos vinculativos, em que as partes definirão os termos e as condições para a implementação dos projetos. 


Sobre a FPT Industrial   


 A FPT Industrial é uma marca da CNH Industrial que se dedica a projetar, fabricar e comercializar motores para veículos rodoviários e todo-o-terreno e aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa conta com mais de 8.000 colaboradores em todo o mundo, em dez fábricas e sete centros de P&D. A rede de vendas da FPT Industrial consiste de 73 distribuidores e mais de 800 centros de assistência em quase 100 países. Uma vasta oferta de produtos, incluindo seis linhas de motores de 42 cv a 1.006 cv, transmissões com torques máximos de 200 Nm a 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com pesos brutos por eixo de 2 a 32 toneladas. A FPT Industrial possui a oferta mais completa de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, incluindo motores com potências de 136 cv a 460 cv. Essa vasta oferta e um forte enfoque em atividades de P&D fazem da FPT Industrial um líder mundial em motores industriais. Para mais informações, visite www.fptindustrial.com.  


Postar um comentário

0 Comentários