About Me


Concessionárias se preparam para aumento da venda de caminhões no início de 2021


Inauguração de novas unidades mostra o otimismo do setor que já administra filas de pedidos 

 

 Os números divulgados na semana passada pela Fenabrave, associação que reúne os distribuidores de veículos oficiais dos fabricantes, confirmaram o que os analistas já vinham afirmando ao longo do ano. O crescimento do volume de vendas pelo e-commerce causado pelo isolamento social e o tradicional desempenho acelerado do agronegócio levaram o segmento de caminhões a ser um dos menos afetados pela crise no país. Com isso, as expectativas se voltam para o início de 2021. 

 

 Ao apresentar os números do último mês, o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Jr., disse que os concessionários já administram filas de clientes que estendem as encomendas de caminhões para o segundo trimestre de 2021. 





 A entidade informou que em novembro a venda de caminhões no Brasil superou pela segunda vez no ano a marca de 9 mil unidades. Com isso, o setor alcançou o patamar semelhante ao registrado antes da pandemia. Os 9.021 emplacamentos são o segundo melhor resultado mensal de 2020, só perdendo para julho (9.522), mas representa alta expressiva de 13,2% sobre outubro. 


 Apostando nesta alta prevista para o ano que vem, as concessionárias já iniciaram uma intensa movimentação que inclui inclusive a inauguração de novas unidades. Um exemplo é a Via Trucks, concessionária da montadora DAF Caminhões, que deu início a um agressivo plano de crescimento no Estado de São Paulo. 


 O primeiro movimento foi a inauguração, em novembro, de sua segunda loja paulista, em São Bernardo do Campo, na região do ABC. O evento deu início a um planejamento estratégico que prevê a ampliação da presença da companhia para Santos, ainda em 2021, além de São José dos Campos e da Zona Oeste da Capital Paulista ao longo dos próximos anos. 


 “Após um mês da nossa operação no ABC já foi possível confirmar a expectativa de crescimento no setor. Estamos registrando um alto volume de visitas de clientes interessados. Além disso, já tivemos vendas significativas de caminhões e serviços”, afirma o diretor geral de Operação da Via Trucks São Paulo, Hovani Argeri. 


 Além da venda de caminhões novos e seminovos da montadora Daf, a Via Trucks oferece manutenção, alinhamento e balanceamento de caminhões. Por meio do serviço denominado “Box Express” ela realiza também revisões em caminhões multimarcas. A Via Trucks possui ainda uma linha de autopeças multimarcas, chamada TRP. 


 Segundo Argeri, a melhora contínua da expectativa do PIB aumentou a demanda por caminhões nos últimos meses, o que faz a Via Trucks esperar crescer 35% no próximo ano. 


Postar um comentário

0 Comentários