Comercialização e entrega das máquinas foram feitas pela Partequípos, distribuidor autorizado das escavadeiras Link-Belt no país
Em julho deste ano, a Partequípos – distribuidor colombiano dos equipamentos Link-Belt – concluiu o fornecimento de 19 escavadeiras hidráulicas, do modelo 210X3E, para a Corporação Autônoma Regional de Cundinamarca (CAR), entidade responsável pela execução de políticas, programas e projetos ambientais nos departamentos de Cundinamarca e Boyacá, cuja jurisdição inclui 115 municípios.
Jorge Eduardo Medina Moncayo, Diretor Executivo da Partequípos, conta que um conjunto de fatores contribuiu para que a Partequípos e a Link-Belt fossem escolhidas pela CAR, como, por exemplo, a experiência do distribuidor no setor oficial, a configuração técnica das escavadeiras Link-Belt e, também, a estrutura de pós-vendas que ambas as empresas oferecem. Isso porque, além do fornecimento de equipamentos, o contrato também prevê a manutenção preventiva das máquinas por 12 meses, incluindo mão de obra especializada e a reposição de peças como filtros de óleo.
O fornecimento em questão representa um marco importante para a Partequípos, sobretudo pela importância que os projetos sob a liderança da CAR têm para a Colombia. “Entre as obras que serão executadas com a participação dos equipamentos da Link-Belt está a recuperação da lagoa de Fúquene, famoso corpo de água doce em forma de coração, localizado no vale de Ubaté-Chiquinquirá”, complementa Medina.
Para operarem neste projeto, as máquinas foram transformadas em escavadeiras anfíbias – ou seja, elas tiveram as esteiras substituídas por pontoons, uma espécie de balsa que permite que os equipamentos operem flutuando. Além disso, os braços dos modelos foram alterados para braços de maior alcance, já que o trabalho contempla a limpeza dos rios. Os novos braços permitem que as escavadeiras alcancem a profundidade máxima de 12,16 metros, bem como alcance horizontal de até 15,5 metros.
Sobre as escavadeiras 210X3E*
A escavadeira 210X3E integra a série X3E da Link-Belt, que foi lançada oficialmente na América Latina em 2019. Com peso operacional de 21.900 kg, a 210X3E segue o padrão de economia de combustível com alta produção característico da Link-Belt. Em sua configuração standard, ela pode ser até 14% mais econômica, em comparação às escavadeiras da série X2, graças à combinação de tecnologias Sumitomo, agregando mais inteligência na hidráulica e no gerenciamento das bombas com motor IZUSU. O reforço auxiliar de potência automática complementa o conjunto para garantir a eficiência operacional, com ciclos até 4% mais rápidos, também em comparação com a série X2.
Outra vantagem desta linha é que ela traz o sistema do RemoteCARE® embarcado, que permite o rastreamento da máquina, com a função de geobloqueio. A telemetria compila informações sobre o desempenho da escavadeira em campo, reunindo dados como localização da máquina, análise diária da operação, códigos de erro ativos e o consumo de combustível diário.
Com uma cabine 5% maior e 16% mais espaço no piso quando comparada aos modelos da série anterior, a 210X3E ainda oferece mais visibilidade ao operador. Para complementar, o modelo recebeu um reforço em sua estrutura: o braço, que possui chapa de desgaste, e a lança são de estrutura HD (heavy duty), assim como o link da caçamba.
*As porcentagens apresentadas acima são referentes à configuração standard da 210X3E.
Sobre a LBX Company
A matriz da LBX está localizada em Lexington, no Estado do Kentucky (EUA) e suas origens datam de 1874. A marca é sinônimo de equipamentos inovadores para as indústrias florestal, reciclagem, demolição e de manuseio de materiais.
Atua nas Américas, de Norte a Sul, atendendo a uma base de clientes leais em parceria a uma forte rede de distribuidores. Por intermédio dos distribuidores, são fornecidos treinamentos, peças, serviços e suporte técnico para os proprietários de equipamentos Link-Belt.
Sobre a Link-Belt Latin America
As escavadeiras Link-Belt® chegaram na América Latina em 2004, mas ganharam ainda mais espaço no mercado latino-americano a partir de 2012, quando a LBX do Brasil, subsidiária da americana Link-Belt Excavator Company, empresa do grupo japonês Sumitomo, se estabeleceu na cidade de Sorocaba (SP). Deste então, os equipamentos têm aliado a tradição da marca americana de quase 150 anos de mercado com a tecnologia e qualidade consagradas da indústria japonesa.