About Me


Refinaria de alumina adota sistema de bombeamento para movimentar efluentes industriais




Para maior segurança ambiental em períodos de chuva, empresa conta com seis equipamentos elétricos ITU-88S12, da Itubombas, em sua unidade  

 

 Muitas empresas contam com tanques de armazenamento ou utilizam barragens de contenção de rejeitos em suas operações. Periodicamente, tais reservatórios necessitam de esvaziamento, que é realizado por meio do processo de drenagem. 

 

 Em estações chuvosas a atenção sobre o nível dos sistemas de contenção é ainda maior, para que se garanta uma drenagem eficiente dos efluentes industriais e se evite extravasamento para o meio ambiente e comprometimento da produção. 





 No final de 2019, uma refinaria de alumina, localizada no Pará, vivenciava sérios riscos. Após meses de chuvas intensas, que impossibilitaram a movimentação natural dos rejeitos oriundos do processo industrial, as operações foram suspensas no local, implicando em perdas milionárias. Seria necessário bombear cerca de 6.500 m³/h de efluentes para poder dar continuidade à produção e garantir a segurança. 


Solução emergencial completa 


 A alternativa encontrada pela refinaria para evitar acidentes ambientais e retomar a produção de alumina a um ritmo normal foi a adoção de um sistema de bombeamento robusto. Para esta oportunidade, optaram pela locação dos equipamentos, processo mais ágil e que garantiria a retomada das operações no curto prazo. 


 Ao todo, foram adotadas seis motobombas elétricas ITU-88S12 ELE e três geradores QAS 550, que ficaram responsáveis por alimentar os equipamentos fornecidos pela Itubombas. 


 A escolha pelas motobombas elétricas alimentadas por três geradores reduziu o impacto da queima de combustíveis, importante aspecto devido à localização da instalação, uma área de bioma amazônico riquíssimo. Além de mais sustentáveis, as motobombas ITU-88S12 ELE também se destacou pela fácil mobilidade nas estruturas a serem drenadas.  


 O contrato inicial permitiu a manutenção das operações durante todo o ano de 2020, sem necessidade de interrupções na produção. 


Parceria de longo prazo 


 A solução de locação de bombeamento de alto desempenho garantiu produtividade com segurança durante o período contratado. O resultado foi tão positivo que a refinaria ampliou o período de contratação. Com isso, os equipamentos da Itubombas continuarão operando no local até janeiro de 2022, trazendo mais segurança para as operações do cliente.  


Sobre a Itubombas 


 Fundada em 2003, a Itubombas é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de engenharia, locação e instalação de conjuntos de motobombas a diesel e elétrica com escorva automática com vazões até 2000m³/h e pressões até 400 mca (40bar). Com sede em Itu, a empresa é capaz de atender instalações de médio e grande porte em todo território nacional, utilizando a tecnologia de bombeamento com escorva automática a vácuo. Modernos e eficientes, os equipamentos da empresa foram concebidos para proporcionar agilidade, confiabilidade e simplicidade em operações de bombeamento de líquidos ou rebaixamento de lençol freático. Para mais informações, acesse:  www.itubombas.com.br 


Postar um comentário

0 Comentários