Hot Widget

Publicidade7
Type Here to Get Search Results !

Mercedes-Benz e parceiros levam Unidades Móveis da Saúde para atendimento durante o Rally dos Sertões e no norte do Paraná

Carreta da saúde em parceria com a startup social SAS Brasil percorrerá municípios na Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte durante o Rally dos Sertões 2021

 O projeto Unidades Móveis de Saúde, transportadas por caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, como o Novo Actros, permanece #Unindo Forças para cumprir sua missão de dar acesso à saúde de qualidade à população brasileira, oferecendo serviços médicos a pessoas em vulnerabilidade social de várias regiões do país. Neste mês, duas unidades participam da maior competição off-road da América do Sul e uma nova carreta entra para o circuito de atendimento no Paraná.

Operadas em parceria com a startup social SAS Brasil, duas carretas da saúde acompanharão o percurso da maior competição off-road da América do Sul, o Rally dos Sertões, de 11 a 23 de agosto. Passando por três estados do Nordeste, as carretas da saúde prestarão atendimento oftalmológico e odontológico às comunidades locais. Já em parceria com a ONG Renovatio, a mais nova carreta desta ação liderada pela Mercedes-Benz permanece de 6 agosto a 6 de novembro em Londrina (PR) realizando atendimento de oftalmologia para moradores da região.

 “A expansão do projeto mostra sua relevância tanto na proposta social de dar suporte às demandas de saúde em diferentes regiões do território brasileiro quanto no fortalecimento de parcerias que propõem a transformação da sociedade. A Mercedes-Benz do Brasil acredita que unir forças é o caminho mais eficiente de promover o desenvolvimento social e estamos muito satisfeitos com os passos que estamos dando nesse sentido por meio dessa ação”, diz Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

Carretas no “Rally da Saúde”

 De 11 a 23 de agosto, duas carretas percorrerão as cidades de Timbau do Sul (RN) – dias 11 e 12, Bananeiras (PB) – dias 14 e 15, Araripina (PE) – dia 18, e Tamandaré (PE) – dias 20 e 21, acompanhando o percurso da competição e oferecendo gratuitamente atendimento médico e odontológico para crianças. Além disso, a ação ainda continuará o trabalho de capacitação de profissionais de saúde locais para atuarem em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e enfermarias especializadas no atendimento de pacientes com COVID-19. A expectativa é beneficiar mais de 10 mil pessoas.

 O foco da atuação será saúde infantil, bem como atendimento oftalmológico, por meio do projeto VerMagia, que contempla também a doação de óculos, e atendimento odontológico e educação em saúde bucal pelo projeto Sorrisaria.

 Também haverá atendimento de casos dermatológicos para resolução de demandas pré-existentes e triagem de câncer de pele. A SAS Brasil ainda planeja uma ação de educação em saúde e pesquisa para as mães das crianças atendidas. Ao todo, serão mais de 2 mil crianças triadas. As doações de óculos programadas serão patrocinadas por diferentes empresas em cada cidade.


Publicidade3

 Uma das Unidades Móveis de Saúde da Mercedes-Benz que participará da 29ª edição do Rally dos Sertões estava em Cavalcante (GO), participando do Mutirão de Saúde da Mulher e da Criança, realizado de 21 a 23 de julho. Nesse período, a carreta recebeu pacientes de sete comunidades quilombolas da região: Vão de Almas, Vão do Moleque, Assentamento Rio Bonito, São Domingos, Engenho II, Salinas e São José, além das comunidades Vila Morro Encantado e Cavalcantinho na zona urbana do município. Cerca de 100 mulheres e 325 crianças tiveram acesso a essa ação, impactando em média 2 mil pessoas. Durante a iniciativa, a SAS Brasil realizou doação de óculos, pequenas cirurgias ginecológicas e dermatológicas para a remoção de lesões que poderiam evoluir para câncer de colo de útero e de pele e procedimentos odontológicos.

 O outro caminhão da saúde em parceria com a SAS Brasil estava participando da Operação Capacita, iniciada em abril no projeto piloto realizado em Campinas (SP), com alunos e professores da Faculdade São Leopoldo Mandic. A unidade, concebida para oferecer atendimento médico nas áreas de odontologia, ginecologia, oftalmologia e telemedicina, por razões de necessidades urgentes ligadas à pandemia da COVID-19, abrigou um centro de treinamento de profissionais de saúde para atuarem na linha de frente em leitos de UTIs destinados a pacientes graves da doença. A operação formou cerca de 2 mil profissionais de saúde, entre médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, durante oito semanas de atuação em cidades com carência no treinamento especializado para terapia avançada. A mesma unidade seguiu para o Rio Grande do Norte, capacitando profissionais das cidades de João Câmara e Santo Antônio, e Rio de Janeiro, no bairro da Maré, prestando atendimento médico e de saúde (saúde infantil, dermatologia e diabetes) a alunos e pais de uma escola local.

De olho no caminhão da saúde

 A mais nova carreta a integrar o programa das Unidades Móveis de Saúde é fruto da parceria com a ONG Renovatio, que desenvolve o programa Saúde Visual na Estrada, e atenderá a população de Londrina (PR) no estacionamento do Shopping Boulevard Londrina de 6 de agosto a 6 de novembro, todos os dias, das 8h30 às 18h30. Lá, serão realizados atendimentos exclusivamente para quem já está na fila do Sistema Básica de Saúde (SUS), ampliando o acesso especializado em oftalmologia à população de Londrina e região.

 A proposta é realizar consultas básicas oftalmológicas e exames de diagnóstico em glaucoma, retina, catarata e refração, beneficiando até 6 mil pessoas. Os primeiros 2 mil pacientes que forem diagnosticados com a necessidade de óculos (miopia, hipermetropia e presbiopia) na Unidade Móvel de Saúde em Londrina receberão o acessório como doação.
 
O programa chega à cidade graças à união da ONG Renovatio com o Hoftalon – Hospital de Olhos de Londrina, uma instituição de referência regional de alta complexidade oftalmológica no norte do Paraná. Na carreta da saúde cedida pela Mercedes-Benz do Brasil, uma equipe de quatro médicos oftalmologistas e seis funcionários serão responsáveis pelos atendimentos de mapeamento da retina, tonometria, gonioscopia, fundo de olho, entre outros.

Sobre os parceiros do projeto das Unidades Móveis de Saúde:

SAS Brasil – organização social sem fins lucrativos e itinerante nasceu na edição 2013 do Rally dos Sertões, maior competição off road das Américas, segunda no mundo e principal evento do gênero no Brasil. Leva assistência médica especializada e de qualidade a quem mais precisa, em expedições que percorrem municípios carentes, deixando um legado positivo e duradouro para as populações locais. Nesse modelo, até abril de 2021já havia beneficiado cerca de 120 mil pessoas em mais de 290 cidades de todas as regiões do Brasil com atendimentos presenciais e remotos.

Renovatio – organização sem fins lucrativos que promove o acesso à saúde visual de qualidade por meio de consultas oftalmológicas e doação de óculos para quem mais precisa. A ONG já possibilitou a realização de mais 200 mil atendimentos e doou mais de 60 mil óculos em 23 estados do Brasil.

Fleximedical – negócio social, certificado pelo Sistema B por seu foco social e ambiental, a Fleximedical é pioneira em soluções de saúde, como construção de contêineres, carretas e vans, entre outros tipos de unidades portáveis e fixas, possibilitando que pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham acesso ao atendimento de saúde. Tendo estreado em 2005 como empresa de tecnologia na área da saúde, a Fleximedical inova criando Unidades Móveis de Saúde, consolidando-se no mercado com o apoio de instituições como a Rede Yunus de Negócios Sociais, CNPQ e CIETEC/USP. Em 2020 recebeu o Prêmio Empreendedor Social, do jornal Folha de S. Paulo em parceria com a Schwab Foundation, braço social do Fórum Econômico Mundial, por suas unidades de enfrentamento à COVID-19.

Labor – sediada em Guarulhos e agora com uma nova unidade em Taubaté (SP), a Labor Equipamentos Rodoviários foi fundada em 1991 e, desde então, oferece produtos rodoviários diferenciados aos tradicionais, utilizando de engenharia avançada para dar a seus clientes maior produtividade, economia e tecnologia no transporte e em unidades móveis.

 Empresa líder em tecnologia no seu segmento, a história da Labor é marcada pelo pioneirismo, sempre apresentando lançamento de produtos inovadores, como a primeira suspensão pneumática nacional para caminhões e carretas, sendo a primeira empresa fora da Europa a fabricar semirreboque monobloco com suspensão independente (sem eixos).

 Com a fabricação de carretas especializadas para transporte e de unidades móveis com até três andares e duas aberturas laterais, apresenta vantagens como maior capacidade de carga e espaço interno nas unidades móveis, assim como suspensões independentes que garantem menor vibração do semirreboque.

DEG e KfW – A DEG é subsidiária da KfW Bankengruppe, um dos principais e mais experientes bancos de desenvolvimento do mundo, que contribui para os três pilares da sustentabilidade: a atividade econômica, o meio ambiente e a coesão social. Fundado em 1948 como uma instituição pública, o KfW pertence hoje à República Federal da Alemanha (80%) e aos estados federados (20%). O KfW é um dos maiores bancos alemães e capta os recursos para suas atividades de desenvolvimento quase exclusivamente nos mercados de capitais internacionais.

Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) -  Instituição que representa oficialmente a economia alemã no Brasil, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, atraindo investimentos para o país e expandindo o comércio bilateral e a cooperação entre países.

 Suas atividades englobam eventos, seminários e congressos sobre temas factuais e de interesse, rodadas de negócios, suporte a delegações, assim como o apoio com informações estratégicas, econômicas e institucionais. A mesma importância tem o apoio aos negócios de seus associados, assim como a ampliação estratégica de suas atividades nas áreas de formação profissional, inovação, inclusão, mineração, meio ambiente, energia e eficiência energética.

 A AHK São Paulo congrega 800 associados, entre empresas de capital ou de know-how alemão instaladas no Brasil e companhias brasileiras e alemãs voltadas ao comércio exterior, que, juntas, representam cerca de 10% do PIB industrial brasileiro. Por meio da Câmara, os associados se beneficiam de uma rede de mais de 140 câmaras alemãs espalhadas em 92 países.

Sobre a Mercedes-Benz do Brasil

 Presente no país há quase 65 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina. É também líder no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros.

A empresa possui unidades de produção de caminhões, chassis de ônibus e agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP).

Em 2018, a companhia inaugurou a primeira linha de caminhões no conceito 4.0 do país e lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério Sul para veículos comerciais. Em 2019, em segunda fase da Indústria 4.0, a empresa iniciou as operações em uma nova linha de cabinas e lançou o Novo Actros, caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do país. Em 2020, foi a vez de inaugurar a fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Dando continuidade aos investimentos no Brasil, a empresa está implementando aporte de R$ 2,4 bilhões entre 2018 e 2022.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Iara Scot

Below Post Ad