Como funciona o consórcio automotivo?


 Entenda os detalhes dessa modalidade que não sofre impacto com a alta dos juros

 Comprar um carro ou comprar a casa própria para sair do aluguel são tarefas que exigem planejamento e boas decisões financeiras, principalmente na hora de escolher a modalidade de pagamento, ainda mais com o cenário atual de alta nos juros e a supervalorização dos preços de automóveis. Para decidir isso, é necessário conhecer as características e diferenças de cada uma, e ver a que mais se encaixa em sua realidade. Então confira como funciona o consórcio.

 Ele funciona de forma coletiva, onde você se une a várias pessoas com os mesmos interesses, pagando uma parcela mensal que varia de acordo com o valor da carta de crédito e duração do grupo. A liberação do valor, que é a contemplação da cota, acontece por meio de sorteios, lances ou da finalização do grupo e mesmo após a contemplação, todos devem continuar o pagamento até o final.



As principais características do consórcio são:

 Compra planejada: o consumidor tem a total liberdade para escolher o valor da carta de crédito, o número e valor das parcelas que melhor cabem no seu bolso.

 Para quem não tem disciplina para juntar dinheiro todo mês, por exemplo, é possível aproveitar o caráter obrigatório do pagamento mensal como incentivo para poupar. Além disso, para iniciar um consórcio, você não precisar dispor de um valor para dar como entrada.

Dependendo do caso, recorrer ao consórcio pode até ajudar mudar sua relação com o dinheiro.

 Isenção de juros: no consórcio, diferentemente do que acontece com o financiamento, não existe taxa de juros. Na verdade, o principal custo é a taxa de administração, que é dividida ao longo de todas as parcelas e que corresponde a uma porcentagem da carta de crédito. Dependendo do mês em que você for contemplado e da taxa de administração contratada, o custo total do consórcio pode ser significativamente inferior ao de um financiamento. Para garantir isso, é necessário fazer a escolha certa e um bom planejamento.

 Valorização do crédito: como o valor do crédito é ajustado anualmente até a contemplação, o seu dinheiro não é desvalorizado e você consegue manter o poder de compra do bem desejado.

 Flexibilidade de escolha na aquisição do bem: com o consórcio você pode usar a carta de crédito para fazer a aquisição de qualquer bem, desde que dentro das regras do seu grupo. Dessa forma, caso ainda não tenha escolhido o bem de interesse, você pode esperar para escolher após a contemplação.

 A Consorciei, fintech especializada no ramo de consórcios, utiliza inteligência artificial de ponta para selecionar o grupo ideal para o perfil de cada cliente. O sócio fundador, Alexandre Caliman Gomes, explica porque o consórcio oferecido por eles é diferente do mercado "Buscamos em mais de 2 mil grupos de consórcios, fazemos o comparativo com diversas modalidades de crédito e até com a poupança, para termos a certeza que estamos de fato trazendo ao cliente a melhor alternativa para que ele possa atingir seu objetivo, com parcelas que cabem no bolso e estejam de acordo com o seu momento de vida".



 A fintech valoriza sobretudo o relacionamento com os clientes e é avaliada por eles com um NPS (Net Promoter Score) de 90, muito superior à média da indústria, mostrando a satisfação dos clientes em fazer negócio com a Consorciei. “Além de toda a tecnologia envolvida, vale ressaltar que contamos com um time de atendimento especializado em consórcio, pronto para realizar uma consultoria personalizada para cada cliente, complementando o serviço que oferecemos ao mercado e sempre priorizando a melhor experiência ao consumidor”, explica Alexandre Caliman Gomes.

Contemplação

 A contemplação pode ser feita via sorteios, com base no número de cotas de cada um. Os sorteios acontecem mensalmente, e, dependendo do grupo, pode ter mais de uma contemplação durante o período. Os sorteios são realizados pela loteria federal ou pelo sistema próprio da administradora, desde que seja auditado.

Para quem deseja a liberação mais rapidamente, é possível fazer um lance, ofertando adiantamento de parcelas do consórcio -- vence quem der o maior valor. Existem três tipos de lance:

Lance livre: o consumidor oferta um percentual da carta;

Lance fixo: o consorciado estabelece um valor do crédito pré-definido, de acordo com as regras do grupo;

Lance embutido: opção para quem quer oferecer parte do valor da carta de crédito.

Após a contemplação, o consorciado recebe a carta de crédito para comprar o automóvel que deseja à vista.

 A Consorciei participa não só da escolha do grupo, mas durante toda a jornada do consórcio, auxiliando no pagamento das parcelas, na oferta de lances e, mais importante, no uso da carta de crédito para a aquisição do bem, garantindo o atingimento do objetivo pelo cliente da melhor forma possível.

Sobre a Consorciei

Fundada em 2018, a Consorciei tem a missão de ajudar milhões de brasileiros atingirem seus objetivos financeiros. A Consorciei une tecnologia, inovação financeira e um time altamente especializado para oferecer soluções a consorciados que desistiram de suas cotas de consórcio e também para pessoas que desejam encontrar seu plano de consórcio ideal. Inovadora, a ferramenta analisa e mostra aos clientes a melhor alternativa para garantir que a cota de consórcio se transforme em algo com significado real em suas vidas. A empresa tem parcerias com diversas administradoras de consórcio e já facilitou mais de R$300 milhões em transações, atendendo milhares de clientes na plataforma Consorciei.



Postagem Anterior Próxima Postagem