New Holland lança nova colheitadeira CR 10.90 Intellisense™ na Bahia Farm Show

Com tecnologia de inteligência artificial, máquina permite escolher entre diferentes “estratégias” conforme a condição da lavoura e o objetivo que se quer atingir, obtendo maior capacidade de colheita

 A New Holland Agriculture preparou um lançamento de peso para a edição deste ano da Bahia Farm Show, considerada a principal vitrine do agronegócio do Norte e Nordeste do Brasil. A marca da CNH Industrial vai apresentar durante a feira, que ocorre de 31 de maio a 4 de junho em Luís Eduardo Magalhães (BA), a nova colheitadeira CR 10.90 Intellisense™, que possui tecnologia de inteligência artificial, permitindo ao operador escolher entre diferentes estratégias de colheita conforme as condições da lavoura e o objetivo que se quer atingir.

 Máquina de alta capacidade (classe 10), a CR 10.90 Intellisense™ é destinada à colheita de grãos em grandes áreas produtivas. O sistema Intellisense™ apresenta um novo conceito de colheita, ainda mais precisa e perfeita, que ajuda a aumentar a eficiência das lavouras. Além disso, a nova CR traz de série uma cabine maior e mais confortável, iluminação com luzes de LED, telemetria embarcada e um novíssimo sistema de detecção de “pedras”, entre outras melhorias.

 A tecnologia Intellisense™, que agora chega ao Brasil, é aplicada nas colheitadeiras produzidas pela New Holland na Europa desde 2018 e tornou-se um grande sucesso naquele continente pela facilidade de operação e precisão que traz embarcada. Além da CR 10.90, o sistema vem de fábrica embarcado também nas novas CR 9.90, e será opcional para as CR 7.90 e CR 8.90.



 “A inteligência artificial do Intellisense™, junto com a tomada de decisão do operador, traz ao Brasil o sistema de colheita mais sofisticado disponível no mundo, mas que ao mesmo tempo é também simples de operar. Quem disse que sofisticação precisa de complicação?”, pontua Rafael Miotto, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina. Ele lembra que a New Holland lançou a primeira máquina com duplo rotor há 45 anos, sistema que se transformou em sinônimo de qualidade de grãos e capacidade de colheita.

 A CR 10.90 também acumula um histórico de sucesso. A máquina conquistou, em 2014, o título do GUINNESS WORLD RECORDS, colhendo impressionantes 797,656 toneladas de trigo em apenas oito horas.

Cabine maior e mais confortável

 “Além de todos os benefícios da inteligência artificial, as novas colheitadeiras CR também trazem uma nova cabine, maior, mais ampla, com novas forrações em tecido mais escuro, novos assentos de operador, novo refrigerador portátil, nova luz de LED portátil, novo conjunto ótico de LED como opcional, possibilidade de instalação de um display duplo, também opcional, tal como o ajuste da máscara frontal de dentro de cabines”, enumera Cláudio Calaça Júnior, diretor de Marketing de Produto da New Holland Agriculture para a América Latina.



 Conforme explica Calaça, a nova CR 10.90 Intellisense™ possui uma tecnologia, premiada internacionalmente, que realiza de maneira automática diversas regulagens da máquina, aumentando a eficiência e a produtividade em tempo real. “Essa tecnologia não vem para substituir o operador, mas sim para somar a experiência e percepção humana a rapidez nos ajustes e entendimento das transições de condição, formando um time imbatível na colheita. Com isso, é possível obter a capacidade máxima de colheita de acordo com a condição da lavoura”, pontua.

Quatro estratégias diferentes:

Qualidade de Grãos – a máxima qualidade de grãos, um dos pontos mais fortes das colheitadeiras CR de duplo rotor, agora levada ao extremo. É controlada por meio do monitoramento da câmera de grãos infravermelha instalada diretamente no elevador de grãos limpos.

Perdas Reduzidas – o menor volume de perda (já tradicional em todas as colheitadeiras New Holland) controlado por sensores de perdas de rotor, peneiras, sensor de pressão das peneiras, abertura e fechamento automático de peneiras e pré-peneira.

Taxa Fixa de Colheita – mantém o volume de colheita constante, adequando o volume de toneladas colhidas por hora de acordo com a logística de transporte, descarregamento, secagem e armazenagem da fazenda.

Máxima capacidade – leva a colheitadeira aos limites máximos de colheita em toneladas por horas.

 O Intellisense™ facilita sobretudo a experiência de colheita, com calibrações muitos simples, realizadas durante a tarefa. Através do monitor da máquina, os “funis” que representam cada parâmetro indicam ao operador os níveis de perda, quebra de grãos, volume de palha nas peneiras, nível de perdas nos rotores e peneiras, entre outros fatores. Basta o operador certificar se os níveis indicados pelos sensores são aceitáveis ou não, e a partir daí a colheitadeira realiza os ajustes para atingir os níveis de excelência requeridos pelo operador, dependendo da condição da lavoura.



 “Além de atingir os níveis de exigência, o Intellisense™ vai além e indica ao operador, após cumpridas as metas escolhidas na estratégia, sua capacidade de aumentar ainda mais a produtividade, podendo atingir novas metas de colheita em toneladas por hora/velocidade de colheita”, afirma Carlos Schimidt, especialista em Colheitadeiras da New Holland Agriculture.

 Entretando, conforme explica Schimidt, ao escolher uma estratégia principal, as demais não são deixadas de lado. Apenas há uma priorização, dependendo de cada escolha. No entanto, se o cliente escolher a estratégia de melhor qualidade de grãos em primeiro plano, por exemplo, ainda assim a colheitadeira mantém sua atenção sobre as mínimas perdas, e a possibilidade do incremento de performance.

Telemetria embarcada

 “O sistema de telemetria é padrão para toda nova linha, com um modulo 4G e um pacote de 3 anos de assinatura, que levam do campo ao computador as informações em tempo real de funcionamento, posição e produtividade de cada unidade, dependendo da cobertura de sinal no local de colheita. Quando o sinal não está disponível, os dados são armazenados internamente e são descarregados no portal quando o modulo entrar on-line”, explica Sayuri Motoshima, especialista em Agricultura Digital da New Holland Agriculture.

 A nova transmissão, de duas velocidades (para as colheitadeiras instaladas com Intellisense™), permite a transição de velocidades de colheita entre 0 e 16 km/h sem troca de marchas, e também trabalha em conjunto com os sensores Intellisense™, levando a colheitadeira a atingir as velocidades definidas dentro de cada estratégia de colheita, com velocidades de deslocamento e máxima definidas para cada situação.

 A motorização da linha CR também mudou. A nova CR 10.90 Intellisense™ possui um motor FPT Cursor 16, de 700 cv. Já a CR 9.90 tem potência máxima de 625 cv. A CR 8.90, por sua vez, tem um novo sistema atualizado de refrigeração e potência máxima de 570 cv, e a CR 7.90, que conta agora com um motor de 11 litros, tem potência máxima de 496 cv; Os tanques de combustíveis de toda a linha também foram atualizados e possuem maior capacidade, garantindo maior autonomia.

Serviço:

Bahia Farm Show – de 31 de maio a 4 de junho

Estrada BR-020/242, Km 535 - Luís Eduardo Magalhães, Bahia

Informações: https://bahiafarmshow.com.br/

F: (77) 3613.8000 / 98802-0682

A New Holland, pertencente à CNH Industrial, é uma marca próxima do cliente, que valoriza o agronegócio e possui soluções completas para todos os tipos de culturas agrícolas, seja qual for o segmento e o tamanho da operação. Os agricultores contam com uma oferta de produtos e serviços inovadores, como tratores, colheitadeiras, pulverizadores, plantadeiras, feno e forragem, além de equipamentos específicos para biomassa, silvicultura e agricultura de precisão, complementada por serviços financeiros feitos sob medida e planejados por especialistas. Com uma rede de distribuidores global altamente profissional e o compromisso com a excelência, a New Holland garante a melhor experiência para cada cliente. Para mais informações da New Holland visite www.newholland.com.

A New Holland Agriculture é uma marca da CNH Industrial N.V. (NYSE: CNHI /MI: CNHI) líder global no setor de bens de capital com experiência industrial comprovada, uma ampla gama de produtos e presença mundial. Mais informações sobre a CNH Industrial podem ser encontradas no site www.cnhindustrial.com.


Postagem Anterior Próxima Postagem