Princesa dos Campos investe R$ 3 milhões para geração de energia solar

Entre a série de ações voltadas para a sustentabilidade, a Companhia adquiriu 1,3 mil placas solares e inversores que serão distribuídos nas filiais de quatro cidades paranaenses


 Com um aporte de R$ 3 milhões, a empresa paranaense Expresso Princesa dos Campos (EPC) adquiriu 1,3 mil placas solares e 15 inversores fotovoltaicos, no mês de julho. Os equipamentos estão sendo implantados nos terminais de cargas e garagens das unidades do Grupo em Ponta Grossa, Curitiba, Cascavel e Guarapuava, cidades localizadas também no Paraná. O investimento faz com que a Companhia seja a primeira do segmento do transporte rodoviário de passageiros e cargas no Brasil a ser autossuficiente na geração de energia limpa.
 
 As placas solares serão distribuídas em cinco usinas fotovoltaicas, situadas nas quatro principais cidades em que a Princesa dos Campos atua, sendo duas delas em Ponta Grossa, sede da empresa. No total, além de abastecer as garagens e terminais das unidades da EPC, 38 unidades consumidoras também receberão o excedente de energia fotovoltaica produzida nesses locais.




VEJA MAIS:

 
 A estimativa é de que 1 milhão de kWh seja produzido todos os anos nas usinas fotovoltaicas, a mesma quantidade que geralmente é consumida em cerca de 600 residências familiares. A energia limpa que será gerada equivale também a uma redução de 2,6 toneladas de carbono no meio ambiente em um total de 20 anos.
 
Foco na sustentabilidade
 
 O investimento da Princesa dos Campos faz parte de uma série de ações que a empresa tem colocado em prática visando à sustentabilidade. Em 2021, a EPC foi a pioneira na realização de testes em viagens intermunicipais com ônibus elétrico. Neste ano, a Companhia ainda colocou à disposição da frota de cargas e encomendas um veículo Renault Kangoo, 100% elétrico, para entregas na região de Curitiba.
 
 O automóvel possui bateria Z.E. 33 (33 kWh), associada a um motor de 44 kW, permitindo o benefício de autonomia de até 200 km sem precisar ser recarregado. Com a aquisição das placas solares e inversores, o abastecimento do veículo também poderá ser feito por meio da energia solar.


 
 “A Princesa dos Campos está se preparando para os desafios do futuro e acompanha as tendências da atualidade. Nosso objetivo é aliar energia limpa e sustentável com mobilidade, contribuindo com o meio ambiente e, consequentemente, com a qualidade de vida da população”, ressalta o CEO da EPC, Gilson Barreto.

 Além de possuir frota própria para o transporte de cargas, a Princesa dos Campos passou a utilizar também os bagageiros dos ônibus para levar encomendas aos destinos demandados. O objetivo é otimizar o prazo de entrega aproveitando o espaço disponível nos veículos para a realização de uma só viagem, o que reduz também a quantidade de carbono emitida no meio ambiente.

Sobre a Expresso Princesa dos Campos 
 
 A Expresso Princesa dos Campos (EPC) é uma empresa paranaense com mais de 87 anos de atuação nos segmentos de transporte de passageiros e encomendas.  Sua história de sucesso é marcada por constantes avanços e inovações, desde o transporte de malas postais na década de 1930 até a condição de referência nacional do setor. Atualmente, a Companhia conta com 1.100 colaboradores e sua frota operacional é composta por mais de 800 veículos. Transporta anualmente 5 milhões de passageiros e realiza 1,5 milhão de entregas.  
 
 A atuação de EPC abrange 100% dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. O Grupo possui ainda a operação da Cantelle, que também trabalha com encomendas e transporte de passageiros, partindo do Rio Grande do Sul até a Bahia, ligando sete estados do Brasil e o Distrito Federal.

Postagem Anterior Próxima Postagem