Raízen e ASR Group se unem para criar a primeira cadeia sustentável e totalmente rastreável do mundo

 Respondendo a uma forte demanda por cadeias de fornecimento de cana-de-açúcar mais sustentáveis, a Raízen e a ASR Group firmaram uma parceria pioneira: Por meio de uma operação exclusiva e dedicada de plantio, bioparques e infraestrutura, a Raízen criou uma cadeia 100% fisicamente rastreável de cana não-GM. Em troca, a ASR Group está fazendo um investimento e um compromisso de compra de longo prazo com a Raízen, cujos recursos serão dedicados ao fortalecimento da sustentabilidade das operações e cadeias de suprimentos de ambas as empresas.

 A Raízen, a maior exportadora individual de açúcar no mercado internacional, e a ASR Group, o maior refinador e comercializador de açúcar de cana do mundo, anunciam uma parceria que define o padrão para cadeias de suprimentos sustentáveis de cana-de-açúcar em todo o mundo. O acordo plurianual sem precedentes entre os parceiros cria a primeira cadeia fisicamente rastreável e 100% não-GM certificada do mundo. A parceria se estende desde as fazendas e os bioparques de energia certificados da Raízen no Centro-Sul do Brasil, até às conhecidas marcas dos produtos finais de açúcar de cana da ASR Group na América do Norte e na Europa.




 
 Apoiada por um investimento e um compromisso de compra de 10 anos da ASR Group, a Raízen desenvolveu processos, infraestrutura e soluções tecnológicas exclusivas para rastrear o açúcar bruto de cana de suas fazendas e bioparques e segregar o produto final até um terminal portuário dedicado para exportação. Além de carregar o status de não-geneticamente modificado, a Raízen garante que o açúcar bruto atenda aos mais altos padrões globais éticos e ambientais.
 
 Os primeiros embarques do açúcar sob a nova parceria estão sendo realizados por meio de um terminal de exportação dedicado contratado pela Raízen no Porto de Paranaguá, Paraná. Durante o primeiro ano da parceria, as refinarias de cana-de-açúcar da ASR Group no Canadá, Reino Unido, Portugal e Itália receberão entregas como parte das cadeias de fornecimento das marcas locais do grupo, incluindo Redpath®, Tate & Lyle®, Lyle's® e Sidul®. Futuros embarques para as refinarias nos Estados Unidos e o fornecimento para as marcas Domino® e C&H® também estão sendo considerados.
 
 “Esse movimento marca um novo capítulo na rastreabilidade do açúcar global. A iniciativa nos permite que ao segregar nossa operação, mensuremos de forma mais precisa todo o impacto e a redução de pegada de carbono da nossa cadeia” assinala Paulo Neves, vice-presidente de Trading da Raízen. “Com a certificação podemos atestar a ausência de cana geneticamente modificada em todo o nosso processo, valorizando o produto junto aos clientes que buscam por este açúcar. Queremos apresentar mais uma alternativa para mercados que tenham esse desejo”.



 
 Os prêmios que serão pagos pela ASR Group serão totalmente reinvestidos pela Raízen em prol dos compromissos de ESG de ambas as empresas, sendo destinados para iniciativas de aumento de produtividade e redução de emissões de GEE, incluindo projetos de inovação e eficiência agrícola alinhados aos compromissos públicos de gestão de emissões da Raízen, além de projetos de redução do uso da água nos bioparques de energia e outras iniciativas de sustentabilidade.
 
 Alan Wood, vice-presidente sênior de Açúcares Globais da ASR Group, afirma que “Esta parceria entre a ASR Group e a Raízen representa um grande e importante investimento de ambos nos nossos compromissos em sermos as empresas de açúcar mais sustentáveis do mundo. Estamos pagando um prêmio por esse açúcar e estamos empolgados que a Raízen esteja reinvestindo isto em mais projetos de sustentabilidade. Estamos confiantes de que isso dará aos nossos clientes, bem como às milhares de pessoas que trabalham em nossos próprios negócios, um grande orgulho de que as cadeias de suprimentos das quais fazem parte continuarão na vanguarda da redução de seu impacto nas pessoas e no planeta.”
 
 A rastreabilidade de toda a cadeia foi certificada de forma independente pela FoodChain ID, referência global em auditoria, certificação, análises e demais soluções para produtores e empresas que buscam alto nível de sustentabilidade, credibilidade e segurança de alimentos. A empresa tem mais de 20 anos de experiência na criação de cadeias de suprimentos seguras e certificadas em todo o setor, trabalhando com agricultura, marcas de alimentos e varejistas de alimentos e bebidas. A Raízen é a primeira empresa do setor sucroenergético no mundo a conquistar a certificação para o açúcar não-GM. A FoodChain ID apoia a ASR Group há mais de 10 anos com trabalhos de verificação e certificação em seu programa global de sustentabilidade de açúcar de cana bruto.




 
 Os bioparques envolvidos no processo estão localizados nos Polos Piracicaba, Araçatuba, Andradina, Brotas, Araraquara e Assis, e fazem parte da estrutura certificada que abrange 15 bioparques de energia da Raízen.
 
Sobre a Raízen

 Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

 Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

 Com um time de mais de 40 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21´22, produziu 3,5 bilhões de litros de etanol, 6,2 milhões de toneladas de açúcar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.

 Por meio de uma rede de mais de 7.900 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21´22 comercializou 34 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.

 Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21’22, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 196 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
 
Sobre a ASR Group

 ASR Group International Inc., é o maior refinador e comercializador de açúcar de cana do mundo, com capacidade de produção anual de mais de 6 milhões de toneladas de açúcar. A empresa produz uma linha completa de produtos de varejo, industrial, foodservice e açúcares especiais. Na América do Norte, a ASR Group possui e opera seis refinarias de açúcar, localizadas em Nova York, Califórnia, Maryland, Louisiana, Canadá e México. Na Europa, a empresa possui e opera refinarias de açúcar no Reino Unido, Portugal e, através de uma joint venture, na Itália. A ASR Group também cultiva cana-de-açúcar e possui usinas de açúcar no México e em Belize. O portfólio da empresa inclui as marcas líderes Domino®, C&H®, Florida Crystals®, Redpath®, Tate & Lyle®, Lyle's® e Sidul®. A ASR Group é de propriedade da Florida Crystals Corporation e da Sugar Cane Growers Cooperative of Florida. A ASR Group e suas empresas controladoras possuem em conjunto a Tellus Products, LLC, fabricante de utensílios de mesa compostáveis ​​e produtos de foodservice de cana-de-açúcar e outras fibras vegetais.

Postagem Anterior Próxima Postagem