Iveco no Dakar 2023: Potência do motor FPT garante vitória no 6° e 7° estágio, e pódio no 8° estágio

#502 Janus durante a dificil oitava etapa. Divulgação: De Rooy

Mau tempo volta a dar as caras no Dakar, mas vida que se segue

 O mau tempo que tem assombrado muitos pilotos no Dakar, voltou a dar as caras, fazendo assim sendo impossível a instalação do bivouac (acampamento) em Al Duwa Dimi, por isso tanto a sexta e sétima etapas foram realizadas no modo de maratona, para não prejudicar o andamento da competição.

Uma vitória histórica

 O jovem piloto Mitchell Van Den Brink que já estava flertando com uma vitória em uma das etapas levou o seu Powerstar de número #511 ao máximo e em uma boa disputa dentro de casa contra Janus Van Kasteren do Powerstar de número #502 venceu a 6° etapa fazendo em 3h46m58s ficando apenas 35 segundos à frente de Janus que ficou em segundo lugar.




 Se o fato dos 35 segundos já não foi impressionante, vale lembrar que Mitchel Van Den Brink tem apenas 20 anos e com isso ele se torna o piloto mais jovem a vencer uma etapa na história do Dakar.

Tivemos uma largada forte e ultrapassamos o Janus, que havia largado um minuto antes. Estávamos lutando entre si por uns 100 quilômetros no deserto. Isso foi divertido. O helicóptero sobrevoou para filmar essa épica batalha ", comenta Mitchell.

 Já Janus comenta sobre a épica batalha: “Foi um dia muito bom, tivemos a nossa batalha com Mitchell que foi empolgante e divertida, além disso, ainda conseguimos passar por Loprais que perdeu um bom tempo com alguns problemas”. Quanto a vitória de Mitchel Janus menciona: “Ele fez uma etapa perfeita e mereceu a vitória e estou orgulhoso dele


Janus, finalmente a sua vitória chegou

 Janus tem lutado para alcançar o seu lugar ao sol, ou seja, vencer uma etapa do Dakar, ele chegou perto, mas foi penalizado com 15 minutos e perdeu o lugar mais alto do pódio, mas se na sexta etapa ele esteve perto, na sétima etapa ele conseguiu.

 “Nós voamos por aquelas dunas. Já havíamos ultrapassado Mitchel antes de entrar nas dunas. A certa altura, vi Martin Macik em meus espelhos, mas não o vimos desde então.” comenta Janus.




Mitchel tem problema na caixa e eixo

 Em uma verificação após a etapa, foi constatado que o Powerstar de número #511 está com uma rachadura no eixo de transmissão da caixa de câmbio para a caixa de transferência. “Vamos substituir esse deixo de transmissão nas duas horas que os engenheiros têm para trabalhar no nosso caminhão” comenta Mitchell.


8° etapa, difícil…

 A 8° etapa não teve a mesma felicidade das anteriores. O melhor colocado foi Mitchell com um segundo lugar ficando apenas 59 segundos atrás do primeiro colocado na etapa. Já seu pai Martin ficou com um quarto lugar e por fim, Janus que havia subido no lugar mais alto na sétima etapa ficou com um sexto lugar devido a problemas mecânicos.


Ao final das 8 etapas, a classificação geral ficou assim:






Postagem Anterior Próxima Postagem