Fras-le e Randon Ventures se unem para buscar soluções em logística no ecossistema de startups

Reforçando a sinergia das Empresas Randon, iniciativa reuniu logtechs e gestores para identificar oportunidades de melhorias no Centro de Distribuição, localizado em Extrema (MG)

 Resolver desafios logísticos de forma descomplicada e colaborativa motivou a Randon Ventures, unidade de investimento em startups das Empresas Randon, e a Fras-le a realizarem o primeiro LogDay da Companhia. O encontro, realizado nesta quinta-feira, 23 de março, levou à Extrema (MG) startups especializadas em soluções de logística, as chamadas logtechs, para identificar e propor soluções aos desafios do Centro de Distribuição da Fras-le.



 Criada para abrigar o Complexo Nakata, a estrutura foi ampliada e transformada em um powerhouse para o mercado de reposição, concentrando processos de logística e de distribuição nacional da Fras-le e das empresas controladas Nakata, Controil e Fremax. A estrutura de 23,4 mil metros quadrados é equipada com o que existe de mais tecnológico e seguro para centros de distribuição.

 O novo CD potencializou a sinergia nos negócios, e trouxe novos desafios ligados à complexidade das operações. Atender ao volume de demandas de forma rápida e eficiente exige processos ágeis e tecnologia adequados com a realidade do negócio. O LogDay vai ao encontro dessa necessidade. Gestores de logística e distribuição compartilharam os desafios e relataram necessidades às startups do segmento, dedicadas a resolver problemas de forma disruptiva e alinhadas à robustez das operações da Fras-le.

 É a primeira vez que a Randon Ventures realiza um matchmaking em uma unidade do grupo. Mateus de Abreu, diretor de Negócios e Estratégias Digitais das Empresas Randon, explica que foram selecionadas startups que oferecessem soluções adequadas aos desafios logísticos da Fras-le. Desta primeira edição, participaram as investidas Sirros, TrugHub e Abbiamo, além das startups Flowls, GreenPlat, Panorama ID e Trackage. Entre as demais unidades das Empresas Randon, também participaram do encontro equipes da Auttom e da DB. “A proposta do LogDay é buscar, de forma inteligente e conjunta, soluções para problemas reais de logística de forma flexível e economicamente viável. Daqui, podem resultar projetos efetivos e novos negócios. Devemos repetir a experiência, favorecendo o ecossistema das Empresas Randon”, destaca.

 A complexidade operacional de um centro de distribuição como o da Fras-le engloba diversos aspectos. Os desafios, conforme destaca Marcelo Tonon, diretor geral da Nakata, passam pela necessidade de atender aos clientes de forma cada vez mais ágil, considerando o aumento crescente de pontos de entrega e em lotes cada vez mais fracionados. A diversificação do portfólio da companhia também traz desafios de organização, assim como a manutenção de custos competitivos e níveis de estoques adequados. Tudo isso com os mais avançados processos tecnológicos, que garantam eficiência e segurança para os colaboradores. “A companhia sempre se beneficia quando se expõe a iniciativas que tragam melhores práticas e resultados, como é o caso da nossa parceria com a Randon Ventures. Nossas trocas de experiências, lições apreendidas e ‘dores’ compartilhadas, certamente, servirão de insights para a operação e para as logtechs”, salienta.


Postagem Anterior Próxima Postagem