Scania não vai lançar um novo L76 Jacaré. Entenda essa Fake News

Anuncio publicitario da Scania datado de 1961. Divulgação Scania Vabis

Site que publicou tal lançamento, já publicou outros lançamentos falsos

 Para nós amantes dos pesados, alguma vez ou outra, imaginamos como seria um modelo antigo se ele fosse lançado nos dias de hoje ou se ganhasse uma versão repaginada mas mantendo a sua essência.




VEJA MAIS:


 Uma excelente forma de ilustrar isso, é o lançamento do Countach da Lamborghini, que relançou o modelo mantendo as linhas clássicas e resgatando todo o design único.

Lamborghini Countach foi uma perfeita releitura de um clássico. Divulgação Lamborghini


Diferente da nova versão do Countach que é real, o lançamento de um novo L76 não é.

 Para entendermos melhor, um site pegou imagens geradas por Inteligência Artificial para divulgar que a Scania vai apresentar um novo L76 já em 2024 e até mesmo no texto, menciona alguns aspectos como um possível preço, mesmo que no final não fale nada.

 Entretanto, o texto em si deve ser levado mais como uma "história" do tipo: "Imaginamos como poderia ser um novo L76" e não que a Scania realmente vai lançar, isso se deve a alguns fatores óbvios.




 Atualmente, a Scania vem trabalhando em algumas frentes diferentes dentro da sua atual plataforma, sendo essa a NTG, apresentada na Europa em 2016 e no Brasil em 2018 e sua grande última atualização foi a introdução da linha SUPER, apresentada aqui no Brasil em 2022 para comercialização em 2023 junto a norma Euro 6.

Scania SUPER trouxe um novo motor e novas potência, chegando a 560 cavalos em linha. Divulgação: Scania

 Além do SUPER, que é um trem de força novo, mais econômico e potente, chegando a potências de 560 cavalos em linha, na Europa, a montadora vem trabalhando em uma gama de modelos elétricos que tem como o topo da gama o 45R. Além da eletrificação, a Scania também tem outras opções como HVO, esse diesel que é menos poluente, modelos a GNV e Biometano e a GNL que é o Gás Natural Liquefeito, ambas ofertadas no Brasil.

 Para 2024, ano que tal site menciona que o modelo chegaria, a Scania já anunciou a chegada de um "novo interior" no qual os clientes vão ter a opção de um painel 100% digital, e com isso, deve se iniciar as vendas do "Scania Mirror View Camera", um sistema de câmeras que substituem os tradicionais retrovisores. Esse sistema foi apresentado em 2021.

A história da série L

 O Scania L76, foi um dos modelos da série L, essa que colocou a Scania no mercado global de caminhões. O primeiro pesado a fazer isso foi o L75 lançado em 1958. Produzido na Europa e na América Latina com diferentes configurações, o modelo ficou em produção até 1980. Os motores eram 7 ou 10 litros, a partir de 1963 atualizado para 8 e 11 litros respectivamente.

Modelos da série L, sendo eles: L55, L75 é LB140. Divlugação: Scania

Ainda nas configurações de chassi, o modelo recebia as seguintes designações:

L = 4x2 
LS = 6x2 
LT = 6x4

 Já as versões mais leves com motor menor foram designadas L55 e L65. Por fim, o L75 foi continuamente atualizado ao longo dos anos: L76 (1963), L110 (1968) e L111 (1974), esse carinhosamente chamado de Jacaré no Brasil.




 A série L chegou ao seu “fim” em 1980 com o lançamento da linha GPRT ou série 2 que era composta pelos modelos 82, 112 e 142 este último equipado com o novo motor V8 de 14 litros.

A nova série L

Nova série L foi apresentada em 2017. Modelo não é ofertado no mercado brasileiro. Divulgação: Scania

 Com o lançamento da nova geração e atual, chamada de NTG, a Scania apresentou em 2017 dois novos integrantes da nova geração, sendo a já reconhecida série P e a inédita série L, essa destinada a aplicação de distribuição dentro de centros urbanos como também a operação de recolhimento de resíduos residenciais.

 A série L chegou para substituir a série P Low Entry, e definir um série em especial para modelos dedicados a serviços onde o motorista necessita descer e subir na cabine muitas vezes.

 É válido ressaltar que, na série 4 (1995 a 2004) a Scania havia apresentado a lowliner, um modelo destinado a operações especiais.

Scania Lowline, modelo desenvolvido para a série 4. Divulgação: Arcervo Scania 



Postagem Anterior Próxima Postagem