PRF flagra três caminhões com mais de 50 toneladas de excesso de peso

Vale ressaltar que o valor da multa é proporcional ao tamanho do excesso detectado em cada veículo, conforme o artigo 231 do Código de Trânsito

  Na última terça-feira (19), a PRF reteve três caminhões que, juntos, possuíam mais de 50 toneladas de carga excedente do limite regulamentado. As ações aconteceram durante fiscalização a veículos de carga, em trecho da BR 110, município de Ribeira do Pombal.



 A primeira abordagem ocorreu às 11h40 e durante fiscalização a uma Scania placas do Espírito Santo transportando chapas de granito com 13.371 kg a mais que o máximo permitido.

Já por volta das 13h40 foi parada uma carreta Volvo de Sergipe, com milho em graõ, trazia 20.100 kg de excesso.

 Por último, às 22h30 uma Scania emplacada no Pernambuco, trazendo piso cerâmico, pesou 4.642 quilos a mais.

Vale ressaltar que a capacidade máxima de tração dos veículos também foi ultrapassada em 14.322 KG.

Os 3 veículos também foram autuados por outras infrações de trânsito.

 Os caminhões flagrados transportando carga acima dos limites permitidos pela legislação e pela capacidade indicada pelos fabricantes foram retidos e somente liberados após o transbordo da carga excedente.

 Cada veículo de carga possui uma configuração de tamanho, formato e quantidade de eixos. Isso implica no limite de peso que a via pode suportar para que não cause danos à pavimentação, além de representar a trafegabilidade do veículo com segurança em curvas e frenagens.

 Cabe ressaltar que essas ações de combate ao excesso de peso, como também às dimensões excedentes, e ainda a fiscalização da execução dos serviços de escolta credenciada aos veículos de transporte de cargas superdimensionadas, são realizadas constantemente nas rodovias federais, promovendo assim a fluidez do trânsito, conservação do pavimento, e segurança dos usuários.


Postagem Anterior Próxima Postagem