Caminhões fora de estrada autônomo se destaca na mineração

Caminhão de mineração autônomo

Até 2023, eles foram responsáveis pela movimentação de 7,2 Bilhões de toneladas na indústria mineral global em operações da Komatsu e sua unidade de negócios Mining Technology Solutions

 Diferencial nos processos produtivos da mineração, os caminhões autônomos são controlados por sistemas computacionais, GPS, radar e inteligência artificial, percorrendo o trajeto entre a frente de lavra e a área de descarga. O sistema é gerenciado e otimizado, em tempo real, para buscar maior eficiência operacional e traz ganhos do ponto de vista técnico, de segurança e sustentabilidade.



 No quesito técnico, do qual fazem parte redução de custos, como, por exemplo, consumo de combustível e pneus, e o aumento de produtividade, os atuais sistemas computacionais garantem percentuais que chegam até 40%, segundo a Mining Technology Solutions (Modular Mining), unidade de negócios da Komatsu, que conta com 14 caminhões autônomos operando no País em conjunto com o sistema de gerenciamento frota (Dispatch). Esses sistemas são responsáveis pelo gerenciamento de 50% da produção mineral nacional. “No caso da produtividade, nossos clientes têm registrado aumentos que variam de 10% a 40% com a utilização desses sistemas. Tudo depende da complexidade da operação. Quanto mais complexa maior o potencial de aumento de ambos”, explica Airton Neres, gerente geral da Mining Technology Solutions.

Soluções e objetivos 

 Os desafios para o crescimento e sustentabilidade na indústria mineral brasileira demandam grandes investimentos que acontecerão no médio e longo prazo. No entanto, conforme Luciano Arantes, gerente geral de Tecnologia da Komatsu, as soluções de tecnologia, com capacitação de pessoas, podem acelerar o alcance desses objetivos em melhorias de processos por meio de otimização, automação e digitalização.

 Neres explica que, recentemente, um dos clientes, uma mina de ferro, tinha por objetivo aumentar a produção mensal e com o uso do sistema de gerenciamento de frota Dispatch, por exemplo, o complexo produziu mais de 25 milhões de toneladas de minério de ferro em quatro meses, resultando em um aumento de receita estimado de US$ 12,4 milhões por mês neste período.

 “O diferencial da solução Autônomo Komatsu + Sistema de Gerenciamento de Frotas – Fleet Management System - Dispatch da Mining Technology Solutions reside na combinação perfeita do estado da arte do equipamento aliado com o mais poderoso algoritmo de otimização de frota. Esta combinação potencializa os ganhos de produtividade, de segurança e de redução de custos operacionais”, garante o profissional, ao revelar que a Mining Technology Solutions está desenvolvendo uma nova plataforma que aceleram a transformação da digitalização, interoperabilidade e integração entre soluções tecnológicas em todas as fases do processo de mineração. “Esta nova plataforma também disponibilizará soluções que ajudarão as empresas de mineração a atingir mais rapidamente os compromissos e targets rumo à sustentabilidade, descarbonização e remoção das pessoas da área de risco”, finaliza.



Postagem Anterior Próxima Postagem