Saiba como a FPT Industrial está elevando a sustentabilidade em seu produtos

Iveco S-Way com motor a LNG reduz 87,5% nas emissões líquidas de CO2 no transporte. Divulgação: FPT Industrial

 A FPT Industrial faz da sustentabilidade de todos os seus produtos e processos uma parte fundamental de seus projetos e atividades. Desta vez, porém, a marca do Iveco Group dedicada ao desenvolvimento, produção e venda de sistemas de propulsão de baixo impacto ambiental queria fazer ainda mais. E fez em grande estilo, aproveitou a sua presença como expositora na Agritechnica 2023 para demonstrar que é possível participar de uma feira comercial internacional e, ao mesmo tempo, ser neutra em relação ao CO2.



 Aliás, a marca não só apresentou, em Hanôver, na Alemanha, algumas das soluções mais inovadoras aplicadas ao Motor de Combustão Interna (diesel, biometano e hidrogênio) e à Eletrificação, mas também optou por fazer isso em um estande onde o impacto ambiental foi completamente compensado. Graças a um estudo realizado em parceria com a Universidade de Milão, foi definido o perímetro do sistema, ou seja, a sequência exata das fases de criação do estande. Após definir o perímetro, cada uma das fases foi isolada – por exemplo o fornecimento de materiais, a montagem do estande, o transporte de pessoas e objetos, o consumo de energia durante o evento, a desmontagem e o fim da vida útil, e foi feita uma estimativa da respectiva pegada de carbono.

Stande foi construido de forma sustentável. Divulgação: FPT Industrial

 Ao projetar o estande, especial atenção foi dada à otimização dos materiais, com o objetivo de poder reutilizá-los ou reciclá-los posteriormente, para criar o menor impacto ambiental possível. O estande foi criado com estruturas modulares, que reduzem os tempos de fabricação, montagem e desmontagem, e foram fabricadas e montadas usando máquinas elétricas ou de baixa emissão, com enfoque especial na minimização de descartes e resíduos de fabricação.

 Uma vez fabricado e protegido com embalagens 100% reutilizáveis e recicláveis, os componentes do estande da FPT Industrial para a Agritechnica 2023 saíram das instalações da Tecnolegno Allestimenti em Cormano, em Milão, com destino a Hannover a bordo de uma frota de caminhões IVECO S-Way movidos a gás e impulsionados por motores FPT Industrial Cursor 13 NG, alimentados com bioGNL fornecido pela Shell. Foram utilizados os mesmos veículos, movidos com o mesmo combustível, em todas as viagens de ida e volta, para maximizar o compromisso com a “neutralidade de carbono” de todo o processo. A análise final da iniciativa evidenciou uma redução de 87,5% nas emissões líquidas de CO2 no transporte, que é o maior responsável pelas emissões de dióxido de carbono, e uma redução de 60% das emissões em todo o processo de exposição na Agritechnica 2019. No final do evento, foi feita uma contagem e as emissões residuais serão compensadas com a compra de certificados de créditos de carbono.

 “Hoje, para ser credenciados como sustentáveis, temos que ser, acima de tudo, confiáveis", afirmou Egle Panzella, Head of Sustainability da FPT Industrial, “e com essa iniciativa que mitigou todos os fatores de pegada de carbono do nosso estande, que está fortemente focado em sustentabilidade, acredito que conseguimos não apenas demonstrar nossa credibilidade, mas também estabelecer um exemplo virtuoso. Para quem, como nós, fabrica e vende mobilidade sustentável, um estande neutro em carbono deve se tornar a regra e não a exceção.”



{getCard} $type={custom} $title={Canal no Whatsapp} $info={Receba as últimas notícias e vagas no seu Whatsapp} $button={PARTICIPAR} $icon={&#xF618}

Postagem Anterior Próxima Postagem