Localizado em São José dos Pinhais (PR), na região metropolitana de Curitiba, o C3 é um complexo logístico onde os componentes de caminhões, ônibus, equipamentos de construção e motores da marca são armazenados, organizados e preparados para serem enviados para 270 pontos de entrega no continente, do Chile no extremo sul, ao México na América do Norte
Terceira maior instalação que concentra as atividades de recebimento e distribuição de peças de reposição da marca em todo o mundo, o armazém brasileiro foi aumentado em cerca de 10 mil m², alcançando um total de 43 mil m² de área construída. Atendendo a todas as áreas de negócios da Volvo, possui agora 35 mil m² de área de armazenamento e ainda mais 3 mil m² com um Shelter, uma estrutura erguida para proteger materiais e processos de condições climáticas adversas, impactos e outros fatores. Também cresceu o número de posições de armazenagem, que saiu de 60 mil para 65 mil. Atualmente, são mais de 4,5 milhões de componentes acondicionados em uma variedade de 60 mil itens diferentes no inventário.
“E o layout também foi modificado. Ele ficou mais lógico nesta nova configuração, possibilitando maior eficiência operacional, aumento da produtividade e mais segurança dos funcionários”, conta o executivo. A operação do centro de distribuição funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com equipes de plantão para atender aos chamados emergenciais. O envio de componentes à rede Volvo é feito via rodoviária, aérea e fluvial.
Sustentável
A expansão do centro de distribuição teve grande foco na sustentabilidade, reafirmando o compromisso da empresa com o respeito ao meio ambiente, um dos valores essenciais da marca. As luzes da área ampliada são 100% em led e a arquitetura permite melhor aproveitamento da luminosidade natural. A água da chuva é captada e armazenada para utilização na limpeza, jardinagem e descarga nos banheiros, com economia média de 40 mil litros/mês. Todas as empilhadeiras e outras máquinas que rodam nas instalações são elétricas, o que garante zero emissões de poluentes e baixíssimo nível de ruído.
Além do centro de distribuição no Brasil, onde trabalham 140 funcionários, a Volvo mantém ainda instalações de suporte na Argentina, Peru, Chile, Colômbia e México. “São armazéns regionais conectados com a matriz no Paraná, que contribuem para melhorar a eficiência logística com as concessionárias de caminhões e ônibus, distribuidores de máquinas e centros autorizados de motores”, explica Luiz Bohatch. Os outros dois centros mundiais de distribuição da Volvo estão situados na Europa e nos Estados Unidos.