Header Ads

Main

Scania apresenta a nova CrewCab para a NextGEN





 Dentre as fabricantes que oferecem a cabine deste porte, a Scania é líder no mercado.

Texto de Érico Pimenta. Editor-Chefe do Midia Truck Brasil.

 A Scania apresentou no ultimo dia 07/08 diversas novidades para a sua linha de caminhões NextGEN, entre as novidades está a nova série L, no qual falamos dela aqui (clique aqui para ler), porém, além da série L ela apresentou a sua nova cabine CrewCab para a série P.

 A Crewcab é uma cabine voltada para os serviços de emergência como carro do corpo de bombeiros por exemplo, com isso ela pode carregar até 8 passageiros, é por se tratar de um carro para situações de emergências, o embarque e desembarque e facilitado. “A nova cabina de tripulação Scania CrewCab caracteriza-se pelo facto de ter sido industrializada e modularizada, o que, em termos simples, significa que oferece exatamente a mesma qualidade, conforto e segurança das nossas outras cabinas, ” afirma Henrik Eng, Diretor de Produtos Urbanos da Scania Trucks. “É totalmente livre de riscos desnecessários e de soluções especiais, apesar de se tratar de produtos altamente especializados, adaptados para tarefas exigentes, quando a vida pode estar em risco. ”  


Interior da CrewCab. Modelo pode comportar até 8 passageiros. 




 Outro destaque da nova CrewCab são os recursos de segurança e conforto. A cabine foi totalmente projetada pensando na segurança de seus ocupantes, por isso a cabine pode ser equipada com 4 airbags laterais tipo cortina, no qual a Scania e a primeira montadora de caminhão do mundo a oferecer tal item de segurança. Além dos airbags, a cabine passou por rigorosos testes de Test-Crash (teste de colisão) sobe os mais altos e rigorosos níveis de segurança estipulados pelos órgãos regulamentadores sueco. Já em conforto, a cabine pode ser equipada com todos os itens da cabine série P, entre eles, ar condicionado e aquecimento com duas zonas de clima com controles manuais ou digitais. Já os bancos podem ser individuais ou corrido. O degrau de acesso à cabina foi melhorado e existe uma série de manípulos claramente visíveis, que ajudam a subir ou a descer da cabina. Há ainda outras opções, como a janela Scania de segurança na cidade, a admissão de ar de motor elevada, o escape vertical, ou diversas tomadas de força, que fazem parte do equipamento standard.

Controle do ar condicionado e aquecedor da CrewCab.


 A nova CrewCab que está disponível para a série P é bem versátil em suas configurações. A sua própria fabricação já mostra isso. A nova cabine faz parte do sistema modular da Scania, com isso a sua fabricação e entrega é 30% mais rápida que a geração anterior, além disso a cabine já vem preparada para os encaroçadores, com furos no alto da cabine para a instalação de sistemas de luzes e sonoros, além de já estar pré-preparada para fiações, tomadas de ar, escapamentos na vertical e outros equipamentos.  



Cabine durante os testes de aplicabilidade, onde a Scania convidou brigadistas para testar a cabine. Note os suportes em amarelo para facilitar o embarque. 


 As configurações de chassi e motorização da CrewCab são bem amplas. Os clientes podem optar entre 10 opções diferente de motores e 21 de chassi, sendo elas:

Motor 7 Litros Euro6,

220 Hp com 1000 Nm torque a Diesel /HVO* com sistema de emissões SCR
250 Hp com 1100 Nm torque a Diesel com sistema de emissões SCR
280 Hp com 1200 Nm Torque a Diesel com sistema de emissões SCR

*HVO é uma sigla para HYDROTREATED VEGETABLE OIL, que é um diesel sintético produzido a partir de matérias-primas renováveis como gorduras animais ou vegetais.

Motor 9 Litros Euro6,

280 Hp com 1400 Nm Torque a Diesel / HVO com sistema de emissões SCR
320 Hp com 1600 Nm Torque a Diesel / HVO ou Biodiesel com sistema de emissões SCR
360 Hp com 1700 Nm Torque a Diesel / HVO ou Biodiesel com sistema de emissões SCR

Motor 13 Litros Euro6,

370 Hp com 1900 Nm Torque a Diesel / HVO com sistema de emissões SCR
410 Hp com 2150 Nm Torque a Diesel / HVO ou Biodiesel com sistema de emissões SCR
450 Hp com 2350 Nm Torque a Diesel / HVO ou Biodiesel com sistema de emissões SCR
500 Hp com 2550 Nm Torque a Diesel / HVO ou Biodiesel com sistema de emissões SCR

 Com isso, a nomenclatura do P CrewCab ficaria: (P220, P250, P280 motor 7 litros), (P280, P320, P360 motor 9 litros), (P370, P410, P450, P500 com motor 13 litros).

 Já na parte de chassi o modelo pode ser montado com as configurações:

Chassi trator / cavalo mecânico,

4x2, 4x4, 6x2, 6x2/2* 6x2/4** 6x4 e 6x6

*6x2/2 e uma configuração igual ao 6x2/4, porém o segundo eixo que é um pneu solteiro não é direcional como no 6x2/4.

Chassi rígido,

4x2, 4x4, 6x2, 6x2/2, 6x2/4, 6x2*4, 6x4, 6x6, 8x2, 8x2*6, 8x2/4, 8x4, 8x4*4 e 10x4*6.

6x2*4, neste chassi, o ultimo eixo e um pneu solteiro direcional inverso, ou seja, se o eixo da frente esta esterçado para a esquerda, o ultimo eixo se esterça para a direita.

8x2*6 neste chassi, os dois primeiros eixos se esterçam no mesmo sentido, porém o ultimo que é um pneu solteiro se esterça para o lado contrário dos primeiros eixos, assim se você vira o volante todo para a esquerda o ultimo eixo esterça para a direita.

8x4*4 neste chassi, você tem o primeiro eixo, e depois os três últimos eixos juntos, e o último é solteiro com o esterço inverso.

10x4*6 neste chassi, o ultimo eixo e direcional com esterçamento inverso. 

 Além dos motores e chassi, o modelo ainda pode contar com as caixas automatizada Scania Opticurise de 8, 8+1, 12 ou 12+2 velocidades, além da caixa Allison

Acreditamos que a nossa nova cabina de tripulação Scania CrewCab irá ter êxito entre os clientes dos serviços de emergência e outros que precisam de transportar tanto a sua tripulação como o respetivo equipamento, ” afirma Henrik Eng, Diretor de Produtos Urbanos da Scania Trucks. “É possível transportar até oito passageiros, que conseguem viajar com um nível de conforto e segurança que estabelece novas referências na indústria.

 Com o CrewCab a Scania fecha o ciclo de lançamento da NextGEN, agora a mesma deve se focar em lançar os modelos da NextGEN em países fora da Europa. Para o mercado australiano o modelo já está rodando em testes e deve ser apresentado no primeiro semestre de 2018.

Para o nosso Brasil, ainda não se tem alguma data de lançamento do modelo. 


Tecnologia do Blogger.