Suspensão a ar proporciona viagem mais segura para a carga e confortável para o motorista


















Scania Serie 4. Lançado em 1998 no Brasil 
Conforto e segurança são dois aspectos muito valorizados quando o assunto é caminhão. Estas são duas características da suspensão pneumática da Scania, disponibilizada pela montadora em seus veículos desde 1998, quando foi lançada a série 4. De lá para cá, o sistema conquistou frotistas e motoristas, e está disponível para caminhões rodoviários e semipesados. “Em 2013, 90% dos veículos destinados a estes segmentos foram solicitados com suspensão a ar”, conta Marcel Prado, responsável pelo Portfólio de Produtos da Scania no Brasil.


 Robusta, a suspensão pneumática possibilita ajustes de altura da parte traseira do caminhão, tanto para facilitar o engate em carretas como para nivelar com a plataforma de descarregamento de um caminhão rígido. “Esta informação aparece no painel de instrumentos, em milímetros. Também é possível visualizar o peso da carga nos eixos traseiros, como em uma balança eletrônica”, conta Marcel. O controle remoto permite ajuste da suspensão pelo lado de fora do veículo, quando necessário. As regulagens são mantidas por meio de quatro botões de memória.

 Com isso, o sistema mantém a altura do caminhão, independentemente do peso, durante todo o trajeto, o que resulta em melhor absorção de irregularidades na estrada – ou seja, protege a carga e proporciona ao motorista fazer uma viagem mais confortável.

Postagem Anterior Próxima Postagem