Red Pearl: De uma mula de teste a um ícone de gerações.



 Modelo único no mundo, foi criado por Svempa com patrocínio da Scania. 

 
Modelo lançando em 2005. Scania T580 V8.
Em 2005, a Scania se preparava para lançar a sua nova serie, chamada New-R-Series que também ganhou o International Truck Of The Year daquele mesmo ano, ou seja, 2005, mas um detalhe que talvez muitos não sabem, é que o modelo bicudo, também foi apresentado como lançamento naquele ano, chamado de T-Series.

 As novas T-Series ganhou novos parachoques, o mesmo que vinha na New-R-Series e também um novo interior, é também ganhou o poderoso motor de 580 Cv V8, fazendo assim o T580 V8 Topline uma joia é um digno adeus a serie T ou Bicuda, já que elas estavam saindo do mercado.


 Durante o desenvolvimento da nova T-series, algumas mulas de teste foram usada, mas quando elas não tinha mais utilidade, elas era destruídas de forma trágica e dolorosa, mas Svempa Bergendahl resolveu que queria comprar uma mula de testes para dar um fim mais digno a ela, assim ele procurou a Scania e comprou uma mula de testes, era um Scania T 500 V8.

 Svempa acredita que no mundo que vivemos, temos que sempre apresentar algo novo, diferente, então naquele mesmo ano ele começou a trabalhar no que seria o seu TruckShow de maior sucesso mundial. Primeiro Svempa com seu projetista Jan Richter desmontaram o caminhão para poder elaborar algo, então surgiu a ideia de fazer um “Open Top” ou conversível, assim toda a sua equipe começou a trabalhar no caminhão, que passou por um jateamento para remover a tinta e sujeira, após isso o modelo foi levado ate a Laxå Special Vehicles, empresa qual cria estruturas para os caminhões Scania, é que também patrocinou o projeto com chapas de aço e outros detalhes. O modelo foi levado para Laxá antes do natal de 2005 e em 2006 retornou para a oficina do Svempa, a Svempas AB.

 Foram 3.000 mil horas de trabalho, Svempa menciona que naquele ano ele praticamente viveu na sua oficina, mas em 2007 o modelo estava pronto é nascia o maior Show Truck de todo os tempos o Red Pearl


 Red Pearl ou R999? 

  Apesar de ter um nome, muitos o chama de R999 pela sua plaqueta na grade frontal, mas porque R999? Bom o Svempa pegou um motor V8 de 16 Litros, e com ajustes mecânicos é dois turbos, o motor chega a 1.000 Cv. O chassis recebe uma capa e a quinta roda foi tirada, os escapamentos são abertos e desenhados para que o som do V8 de 1.000 cavalos seja ouvido a distância, cerca de 1 Km. O modelo recebeu a pintura em tom vermelho, o interior manteve os painéis da new-r-series de 2005, ganhando um tom claro, os bancos são originais do modelo, no piso da cabine há estruturas em acrílicos onde pode se ver todo o trabalho do motor V8. O vidro foi trocado por um de 30 mm e rebaixado, dando um aspecto mais esportivo ao modelo.

 Como esta a Red Pearl hoje? 

  Bom algumas mudanças foram feitas, como a pintura da grande em tom escuro, o chassi também recebeu uma nova pintura, mas nada que tire todo o lado exótico do modelo, veja nesse vídeo abaixo como o modelo está.




 O modelo é único no mundo, Svempa e nem a Scania informa quanto custou para fazer o modelo, o único dado que temos sobre o investimento que foi feito para fazer o modelo é que a sua pintura custou 20 Mil dólares, cerca de 48 mil reais. 

Texto: Érico Pimenta, editor chefe do Midia Truck Brasil. 


Postagem Anterior Próxima Postagem