Test Drive: Iveco Hi-Road 440 6x2; além de um stralis melhorado

Iveco Hi-Road 6x4


Novo modelo Hi-Road foi um fruto de 30 milhões de dólares e tudo indica que o investimento foi bem feito

Texto de Érico Rafael Pimenta. Editor-chefe do Midia Truck Brasil

 Apresentado para um seleto grupo da imprensa especializada em caminhões no ultimo dia 5 e 6 de dezembro no espaço do cliente localizado na pista de testes da Iveco em Sete Lagoas MG, o Hi-Road chega com uma missão de se tornar um novo “player” ou produto como queiram apto e competitivo para um novo mercado.

 O modelo que substitui o Stralis pode ter novas cores, novo visual e um interior refinado, mas o que é o Hi-Road na pista? Antes de responder, vamos dar olhada de modo geral no modelo.


Visual

  O visual do modelo segue as linhas de seu irmão maior, o Hi-Way , herdando por exemplo o para-choque, grade frontal e o quebra-sol ou visor, porém ao mesmo tempo mantém por exemplo a estampa lateral do Stralis, o que alguns podem criticar banhando-se em certa hipocrisia, já que montadoras como Scania, MAN e DAF por exemplo tem suas linhas com frentes semelhantes.

 Ainda sim, o Hi-Road chama atenção e com a cor Azul Fenatran e o Branco Pérola o modelo ganha mais destaque.


Azul Fenatran e Branco Pérola dão maior destaque ao modelo. Foto Midia Truck Brasil | Não reproduza a mesma sem autorização
 O embarque e desembarque da cabine é fácil e pratico. Os bancos herdados do Hi-Way, chamados de High Comfort consegue entregar o conforto fazendo jus ao seu nome, além de ter um desenho mais esportivo.





 Ainda dentro do interior, o volante também é o mesmo encontrado no Hi-Way que possui comandos integrados, dando mais praticidade ao motorista além de aumentar a segurança ao facilitar os comandos e fazendo que o motorista não precise tirar a mão do volante para executar certas funções. O interior também segue uma linha parecida do Hi-Way e incorpora detalhes que imita fibra de carbono, para muitos pode ser um detalhe desnecessário, mas da um toque harmônico ao interior e quebra a tradição de um interior todo cinza. 

Interior do novo Iveco Hi-Road. Reprodução IVECO

 Não
fugindo muito da tradição, o Hi-Road conta com uma cama alta, algo comum nos modelos da Iveco e ponto esse que pode gerar criticas e elogios, porém, com a cama alta, o modelo ganha acesso ao portas objetos pelo lado externo da cabine. Abaixo da cama ainda se encontra uma geladeira e um porta objetos de fácil acesso do motorista mesmo quando o mesmo esta dirigindo.

Porta objetos e geladeira do modelo. Reprodução IVECO

 De forma geral e resumida, o interior do Hi-Road surpreende pelo conforto, numero de portas objetos. O modelo consegue não apenas herdar detalhes do Hi-Way mas tem um conforto bem próximo, além disso a cabine em si é a mais leve do mercado e ainda esta presa a 4 bolsas de ar o que mantem o conforto mesmo ao rodar por pisos irregulares, tipico da nossa aplicação.



O Test Drive

Iveco Hi-Road 600S44T  6x2 (440cv)

Iveco Hi-Road 600S44T 6x2 440 CV. Foto MPEREZ. Não reproduza a mesma sem autorização
 O test drive foi realizado na pista de testes da Iveco, localizada junto a fabrica em Sete Lagoas – Minas Gerais. Os caminhões estavam carregados. Um instrutor TopDriver da Iveco acompanhou todo o teste. Além do Iveco 440 6x2 o Midia Truck Brasil também testou o modelo 6x4 atrelado a um bi-trem 9 eixos (foto de capa).

 O modelo testado pelo Midia Truck Brasil estava atrelado a um implemento do tipo Vanderleia ou Wanderleia (1+1+1) tanque carregado. 

 O modelo que é equipado com o motor FPT Cursor 13 e entrega 440 cavalos a 1.900 rpm e um torque de 2.250Nm (229kgfm) entre 1.000 a 1.400 rpm apresenta uma boa arrancada, o motor trabalha bem e de forma suave e graças ao novo isolamento acústico, mau se ouve o trabalho do motor dentro da cabine.  Além do trabalho do motor, a caixa automática também trabalhava bem, a ZF 16AS 2630 TO (over drive) tem trocas suaves e em baixas rotações

Posição ao dirigir e conforto dos bancos High Confort chamou a atenção do Blog Midia Truck Brasil durante o Test Drive.
 O conforto que o modelo entrega não é apenas devido aos bancos e a ergonomia entregue pela posição ao dirigir. A equipe da engenharia da montadora trabalhou pesado na cabine para deixar ela mais leve, junto a isso ainda temos a mesma sob 4 bolsas de ar. Outro destaque do modelo é a nova travesa de chassi desenvolvida aqui mesmo no Brasil e aplicada aos modelos europeus. Com essa nova travesa o modelo tem uma melhor torção do chassi o que garantiu uma maior estabilidade do caminhão ao entrar, contornar e sair de uma curva, algo que conseguimos comprovar em nosso test drive.

 Anderson Viela da engenharia da Iveco explica que a nova travesa de chassi vão equipar não apenas o Hi-Road, mas também o Hi-Way. Anderson ainda menciona que a nova travesa teve ótimos resultados na aplicação de 9 eixos e será aplicada na Turquia, onde a aplicação é parecida com a brasileira. 

 Um ultimo destaque de nosso test drive foi o freio motor IVECO CEB (Combined Engine Brake) com 415cv @ 2.400rpm. Este freio de cabeçote combinado com freio de exaustão do tipo borboleta (válvula no tubo do escapamento) com acionamento eletropneumático.


Motor FPT CURSOR 13 6 cilindros e 13 litros. Foto Midia Truck Brasil. Não reproduza a mesma sem autorização
 Em nosso test drive, levamos o modelo carregado a 90 km/h e acionamos o freio motor que conseguiu reduzir para 50 km/h de forma consistente e segura. O freio funciona bem e cumpre o seu papel.

Nossa avaliação final

 O Iveco Hi-Road chega para substituir o Iveco Stralis que era oferecido nas potências de 360 e 440 cv, porém o Hi-Road é um novo caminhão com melhorias não apenas visuais, mas, mais important, mudanças mecânicas, então substituir não parece o termo mais certo para o Hi-Road. A nova travesa do chassi entrega uma melhor torção do chassi que da mais estabilidade e conforto. O desempenho na pista carregado não deixa nada a desejar e a lista de itens de série agrada.

 Ricardo Barion , diretor de Marketing e Vendas da IVECO para a América Latina comenta sobre o modelo: “Esse caminhão é o modelo adequado para o atual momento econômico, que pede um produto com baixo custo de operação, conforto para o motorista e a robustez que o segmento exige”. Vale lembrar que o mercado brasileiro de caminhões mantém o viés de alta, e deve fechar 2018 com 85 mil unidades vendidas e 2019 deve manter em alto, com isso o Hi-Road chega para esse novo mercado com diferenciais de seus concorrentes.

 Em nossa avaliação o caminhão apresentou bom desempenho, conforto e é fácil de se trabalhar, um acerto da montadora para o nosso mercado. Com preço inicial de 380 mil reais e cabine leito teto alto de série o modelo pode atrair tanto quanto a frotistas como a caminhoneiros autônomos. 

 Confira abaixo as especificações técnica do Iveco Hi-Road 600S44T, modelo testado pelo Midia Truck Brasil. (O arquivo abaixo foi hospedado no Issuu, o mesmo pode demorar a aparecer dependendo da sua conexão.)





Postagem Anterior Próxima Postagem