Especial Scania V8 50 Anos: A cor do V8

Scania R730 V8 6x4. Foto Scania Group
O icônico motor V8 da Scania tem uma cor oficial, já sabe qual é?

Texto de Érico Rafael Pimenta. Editor-chefe do Midia Truck Brasil

  Neste ano de 2019, a montadora sueca Scania celebra o cinquentenário do grandioso e lendário motor V8 que foi lançando em 1969 e equipava o ícone LB 140. O motor V8 de 14 litros produzia incríveis 350 cavalos, e em sua época era o caminhão mais potente disponível no mercado. No Brasil o motor V8 celebra 45 anos. 

Motor DS14 V8 de 350 cavalos que equipava o LB140 
 Com a evolução tecnológica e as novas necessidades do mercado, o V8 foi evoluindo, assim como os caminhões da marca. Em 1991 a Scania apresentava o Streamline junto ao motor V8 de 500 cavalos de potencia, já nos anos 2000 a montadora chegou a marca de 170 mil motores V8 produzidos, mas uma evolução era necessária, então a montadora deixa de produzir os motores V8 de 14 litros e apresenta o V8 de 16 litros e 530 cavalos. Apenas 5 anos depois, em 2005 a montadora apresenta o seu motor mais potente para o segmento rodoviário até aquele momento, o V8 de 16 litros e 620 cavalos. 





 Em 2009 a montadora apresentava a New-R-Series, uma evolução da então R-Series que tinha sido apresenta em 2004 e eleita como caminhão do ano de 2005 (International Truck Of The Year), a New-R-Series também foi eleita o caminhão do ano de 2010.

 Em 2010 a Scania apresenta a nova linha de motores V8 nas faixas de potência de 500, 560, 620 e o novo motor V8 de 16 litros de 730 cavalos, e com isso algumas mudanças estéticas nos modelos V8, deixando os mais exclusivos ainda e ainda assim criando a cor oficial dos motores V8, o vermelho Rubi.

Confira o vídeo de lançamento do R730 V8




 As novas mudanças visuais foram chamadas pela Scania por New V8 Styling. Em seu site global de lançamento contia o seguinte texto: (Texto traduzido do inglês)

 “O Scania V8 é uma afirmação em si. Uma proclamação de independência, ambição e sucesso com reconhecimento mundial. Esta afirmação fica ainda mais clara com o novo estilo. Todos os novos caminhões Scania V8 compartilham os novos recursos e opções de estilo, o que significa que você pode aproveitar a sensação única do V8 juntamente com uma potenciar que atende às suas necessidades. Por dentro e por fora, as novas características de design fazem com que a gama de camiões Scania V8 se destaque da multidão. Qualquer multidão, a qualquer hora, em qualquer lugar”.
  
 Mas o que vinha de novo? Inicialmente a Scania revelava a cor oficial do modelo, o vermelho Rubi, mas além da cor os modelos ganharam uma nova grade frontal em tom escuro, detalhes em cromo nas entradas de ar superiores da grade, mascara negra nos faróis e na lateral dos modelos que optasse pela carenagem ou saia lateral, o modelo vinha com um friso cromo e no final o logo V8 também em cromo. Outro ponto alto, era a nova saída de escapamento, que recebia um desenho esportivo e junto a carenagem ou saia lateral recebia uma moldura em volta também esportiva.



Nova grade em tom escuro e o detalhe em cromo nas entradas de ar superiores. Foto: Scania Group
Faróis com mascara negra, dando mais "esportividade" ao modelo e criando detalhes exclusivos para a linha V8. Foto: Scania Group
Escapamento esportivo com detalhe em cromo. Foto Scania Group
Carregarem ou saia lateral ganha um friso em cromo e o logo V8. Foto Scania Group

 Além das novidades no exterior dos modelos V8, o interior também ganhou uma série de novidades, entre elas novos pedais esportivos, logo V8 na porta e painel, bancos em couros com o logo V8, volante em couro com costura em branco, tapete do túnel do motor em couro com a logo V8 e foto de porta em couro com o Griffo estampado. 


Volante com acabamento em couro, a direta o logo V8 no painel próximo a entrada AUX. Foto Scania Group

Logo V8 também aparece no acabamento da porta além do foro em couro com o Griffo. Foto Scania Group
Bancos em couro recebem o logo V8. Foto Scania Group
Para o túnel do motor, a Scania oferecia um tapete em couro com o logo V8. Foto Scania Group
Por fim, aos pedais esportivos presente nos modelos V8. Foto Scania Group
 A Scania seguiu o padrão e oferecia as novidades também para a linha STREAMLINE lançada em 2013, porém o diferencial estava nas paletas que recebia um pequeno detalhe em cromo. 

A nova geração de caminhões Scania (NTG)

 Quando apresentada em 2016, a nova geração de caminhões também trouxe novidades para a linha V8. Já em 2017 a montadora apresentava uma nova viriante de motores V8, entre elas a grande novidade, o motor de 650 cavalos V8. (R650 V8 / S650 V8).

 Os itens exclusivos para a linha V8 também continuaram, porém com algumas novidades interessantes. 

 O painel agora recebe uma pequena listra vermelha em sua parte inferior. O volante (entre os seus opcionais) ganhou uma versão esportiva em couro com costuras também em vermelho e ainda no volante uma das novidades é que o logo da Scania é preto e cromado apenas sem as tradicionais cores azul, vermelho e prata.

Volante esportivo em couro com costuras em vermelho e Griffo em preto e prata. No painel de instrumentos, uma lista vermelha complementa o visual. Foto Scania Group
 Ainda reforçando a cor vermelha Rubi como a cor do V8, a nova geração ainda traz luz ambiente em tom vermelho e ao fundo da cabine você pode ter um adorno que acrescenta uma faixa de luz vermelha com o logo V8 ao centro. As faixas ou detalhes vermelhos podem ser visto em outros locais no interior, como  no painel em frente ao banco do passageiro, em um portas objetos superior além dos bancos em couros que recebem a costura em vermelho. Na porta o foro em couro recebe costura vermelha e o logo V8 em destaque. 

Detalhes em vermelho fazer parte do interior do modelo V8. Foto Scania Group
 Já no exterior, a Scania manteve a linha com algumas novidades, entre elas o friso cromado na moldura da janela. A grade também recebe os frisos em tons escuros e na lateral o escapamento esportivo e o logo V8 continua na carenagem.


Por que vermelho Rubi e a cor do V8?

 Em nossa pesquisa feita, não encontramos nada falado pela Scania sobre tal cor. Ela já era oferecida pela montadora em series passadas porém nada ligado ao V8. Na R-Series de 2005 por exemplo, quando a Scania lançou o R620 V8 alguns modelos de divulgação vinha em tom avermelhado, o mesmo que foi apresentado quando esta geração chegou ao Brasil em 2007 que marcava o lançamento da cabine HIGHLINE em nosso mercado.

 Mas acreditamos que a Scania sempre deve ter feito menções e ligações entre o V8 e pedras preciosas. Em 2009 por exemplo, a preparadora de caminhões Scania Svempa´s construiu a série limitada Dark Diamond que celebrava os 45 anos do Motor V8. 

Scania Dark Diamond lançada em 2009 em comemoração aos 45 anos do motor V8. Foto Scania Group
 É claro que não quer dizer que todo modelo V8 da Scania que não seja na cor Vermelho Rubi não deixa de ser um V8. As montadoras hoje em dia raramente oferece um modelo exclusivamente em uma única cor (tirando as séries especiais ou limitadas que em algumas situações podem ter opções de cores, como no caso da Silver Line de 2007). Mas em todo caso, vale a pena a curiosidade sobre esse magnifico motor que completa 50 anos de história e hoje é um ícone no setor de transportes no mundo.



Postagem Anterior Próxima Postagem