Pós-venda da CNH Industrial aposta nos games para capacitar equipe de vendas


 Jogo desenvolvido pela unidade já treinou centenas de gestores por todo país 

 Com foco na melhoria constante e desempenho da sua equipe de vendas, a unidade de Pós-Venda da CNH Industrial está apostando nos games para uma das etapas no processo de aprendizagem e capacitação dos profissionais de sua rede de concessionárias. 

 Lançado em julho de 2018, o business game, batizado como Parts Experience, é realizado durante um treinamento focado nos gestores de pós-venda da rede de concessionárias das marcas da CNH Industrial em todo o Brasil. Na atividade de capacitação, realizada presencialmente e com duração de quatro dias, o conteúdo é divido em duas etapas: dois dias focados em sedimentação do conteúdo e os outros dois dias, somente para o game. 

Parts Experience 

  Na prática, o Parts Experience é divido em grupos e composto por cinco rodadas que representam um ano de faturamento das concessionárias. A primeira rodada funciona como treino e equivale a um mês de faturamento. Já a segunda representa os dois meses seguintes e as outras três equivalem aos três trimestres do ano restantes. Vencem os grupos que se destacarem nos quesitos rentabilidade, faturamento e, claro, atendimento ao cliente. 

 De acordo com Roberto Carvalho, coordenador de treinamento comercial de Aftermarket Solutions da CNH Industrial para a América do Sul, os participantes conseguem, ao longo do game, praticar técnicas de vendas, planejamento do estoque de peças de reposição, precificação, nível de atendimento, participação de licitações no mercado, gestão de indicadores, entre outros. “Durante as rodadas, eles têm acesso aos conteúdos que já tiveram nas aulas ministradas anteriormente e conseguem pôr em prática seus conhecimentos em um ambiente de jogo, onde há maior competitividade e também diversão”, relata. 




 Ainda de acordo com Carvalho, essa é uma metodologia que promove o aprendizado por meio de simulação de situações práticas vividas no dia a dia dos gestores de peças. “O uso de games, sem dúvidas, é muito motivador para nosso time de vendas, pois estimula a competitividade entre os grupos ao mesmo tempo em que exercitam a cooperação dentro deles”, comenta. 

  Entre os benefícios já visualizados no uso de jogos para o aprendizado do time de vendas da CNH Industrial estão a melhora na rentabilidade do negócio, aplicação de liderança situacional, além de uma gestão mais eficaz. 

 Milton Junior da Silva Baungaertner, gestor da Matra Tratores, Concessionária New Holland Agriculture em Dourados (MS), participou do treinamento recentemente e, segundo ele, a aplicação do game foi extremamente produtiva. “Durante o jogo, consegui testar o que aprendi e, mais que isso, consegui ter uma visão muito mais ampla e estratégica do negócio”, afirma, comemorando a conquista e sua colocação durante o game. “Nos destacamos como grupo que conquistou a maior rentabilidade. Agora é só colocar em prática e conquistar esse mesmo resultado no negócio”, ressalta. 
  
Ensino à distância 

 Além deste formato de capacitação, o pós-venda também aposta no ensino à distância através de aulas online, microlearning (pílulas de conhecimento), workshops, design thinking, conferências web e presenciais. “Somos uma empresa focada em inovação e, por esse motivo, apostamos em ferramentas que contribuam para o aprendizado contínuo da nossa equipe, nos formatos mais inovadores possíveis”, finaliza Carvalho. 
  
 Aftermarket Solutions é a unidade de negócios da CNH Industrial responsável pela estratégia comercial, marketing, serviços, customer careproduct support, treinamento e distribuição logística de peças para as seis marcas do grupo: Case IH, CASE Construction Equipment, New Holland Agriculture, New Holland Construction, IVECO e FPT Industrial. A área reúne a experiência mundial do grupo para garantir suporte completo a toda linha de produtos vendida na América do Sul. Para isso, utiliza centros de distribuição de peças localizados na Argentina e Brasil, sendo o de Sorocaba (SP) considerado o mais moderno centro logístico da América do Sul, pois reúne equipamentos de alta tecnologia e foi construído dentro dos modernos conceitos de Green Building (Construção Verde), cuja certificação foi recebida da United States Green Building Council (USGBC). 


Postagem Anterior Próxima Postagem