Scania entrega 450 ônibus para Abidjan


 A Scania assinou um acordo com o Ministério dos Transportes da Costa do Marfim e a SOTRA, a Companhia de Transporte de Abidjan, para entregar 450 ônibus. A entrega de ônibus faz parte de uma grande iniciativa para atualizar a frota da SOTRA e melhorar o transporte público em Abidjan, Costa do Marfim. 

 "Com este acordo, a Scania reforça ainda mais sua posição na África Ocidental como fornecedora de soluções sustentáveis para a mobilidade urbana", diz Anna Carmo e Silva, chefe de ônibus da Scania. “Nos últimos anos, a Scania participou com sucesso na melhoria da mobilidade urbana no Gana e na Nigéria. Com base nessa experiência, agora esperamos uma parceria de longo prazo no fornecimento de melhores serviços de transporte público também em Abidjan”. 
  
 O acordo inclui a atualização de pontos de ônibus e treinamento vocacional de motoristas e técnicos de serviço. A Scania, em colaboração com a Agência Nacional de Desenvolvimento Rural (ANADER), iniciou um estudo de viabilidade financiado pela Swedfund, a Instituição Sueca de Financiamento ao Desenvolvimento, para avaliar as oportunidades de produção de biocombustíveis locais a partir de resíduos agrícolas do cultivo de cacau, borracha e banana. A Costa do Marfim é de longe o maior produtor de cacau do mundo. 




 A Scania fornecerá 400 ônibus de entrada baixa de 13 metros e 50 ônibus articulados de 18 metros, fabricados pela Marcopolo. Os ônibus articulados serão abastecidos com gás comprimido. Os ônibus serão parcialmente implantados ao longo do sistema de transporte rápido de ônibus Boulevard Latrille, que fará parte de um futuro sistema de BRT em Abidjan. Estima-se que a população da Grande Abidjan aumentará para 7,7 milhões em 2030. Ao expandir os serviços de transporte público por meio do BRT, o objetivo é que dois terços dos residentes em 2030 tenham acesso ao centro da cidade em uma hora. 
  
 Atualmente, um grupo de empresas e instituições suecas e francesas está envolvido em iniciativas sustentáveis de transporte público em Abidjan. A equipe da Suécia com o Ministério de Relações Exteriores, Negócios da Suécia, Swedfund, Agência de Crédito à Exportação da Suécia, EKN, e Corporação de Crédito à Exportação da Suécia, SEK, apoiou a capacitação e o financiamento. 

 “Com essas parcerias estratégicas e esforços conjuntos, podemos contribuir para encontrar soluções sustentáveis, inovadoras e atraentes para a Costa do Marfim e outros países da região”, diz Ylva Berg, CEO e Presidente da Business Sweden. 

 “Estou realmente satisfeito por termos dado o primeiro passo nesse importante esforço e estou ansioso por uma colaboração ainda mais estreita entre a Suécia e a Costa do Marfim”, diz Maria Leissner, embaixadora da Suécia na Costa do Marfim. 

 “A Costa do Marfim demonstrou um crescimento econômico impressionante nos últimos anos e agora começou a investir em uma infraestrutura mais forte para o crescimento contínuo. Isso é uma evidência da maior atividade de investimento que vejo em toda a região da África Ocidental, com uma atenção crescente das empresas suecas”, diz Anthonia Adenaya Huard, diretora regional da África Ocidental da Business Sweden, que trabalha com essa colaboração desde 2015. 


Postagem Anterior Próxima Postagem