Kenworth Austrália lança novo T410SAR


Modelo é uma atualização da plataforma T410 

 A Kenworth Austrália, empresa do grupo PACCAR, apresentou para o mercado australiano o novo T410SAR modelo esse desenvolvido e ofertado exclusivamente na Austrália e Nova Zelândia.   

 “Combinando o estilo clássico Kenworth com aprimoramentos modernos, o T410SAR complementa a linha de produtos Kenworth existente e fornece aos clientes australianos e neozelandeses soluções adicionais para suas necessidades de aplicação”, disse Brad May, Diretor de Vendas e Marketing da PACCAR Austrália. 

 Ainda de acordo com a PACCAR, o modelo combina os melhores atributos de um caminhão bicudo (ou cabine convencional), oferecendo excelente capacidade de manobra e visibilidade e, como uma cabina, um comprimento total mínimo, com a facilidade de manutenção, facilidade de acesso à cabine e baixo peso de tara de um com capô caminhão. 




 “De suma importância na entrega de novos produtos é a necessidade de manter o desempenho, qualidade, durabilidade e produtividade excepcionais pelos quais a Kenworth é reconhecida. Nosso extenso processo de teste e validação apoia isso, assim como nossa própria pesquisa e desenvolvimento, aprimorando ainda mais o produto conforme as inovações surgem”. 

 “Lançado pela primeira vez em 2016, o T410SAR é a mais recente evolução da plataforma T610 com cabine de 2,1 m de largura. O desenvolvimento adicional da plataforma nos permitiu refinar e aprimorar muitos elementos-chave no T410SAR”. 

 “Este desenvolvimento nos permitiu levar um produto ao mercado com todas as marcas Kenworth e muito mais”, comenta Noelle Parlier, engenheira-chefe da PACCAR Austrália. 

 O novo T410SAR oferece uma melhor distribuição de peso, graças ao novo eixo dianteiro, com isso o modelo ainda ganha em uma maior capacidade de carga útil, com isso o modelo se torna ideal para as aplicações mais comum na Austrália, sendo, B-Double de até 19 metros (Bi-trem, Rodo trem ou Romeu e Julieta) além do Quad Dog de 19 metros (aplicação para o transporte de carros). O novo T410SAR ainda se destaca em oferecer configuração com menor do para-choque frontal ao final da cabine com apenas 2.850 mm. 

 O T410SAR chega ao mercado nas configurações chassi rígido e cavalo trator, ambos na versão 6x4, porém a montadora adianta que ainda neste ano, o modelo também será ofertado na versão 8x4. Com capacidade de carga para 70 toneladas, o modelo pretende ser a melhor solução para aplicações severas.  

 “Para desenvolver um novo produto que atenda às necessidades de nossos clientes, estar em constante contato com os nossos clientes foi fundamental. Para o desenvolvimento T410SAR, o feedback dos clientes sobre o desempenho e manuseio do T410 foi positivo, incluindo o feedback recebido dos clientes que operam o T410 com Powertrain PACCAR integrado (motor PACCAR MX-13 e a transmissão de 12 velocidades). A mesma combinação continua sendo disponibilizada no T410SA”, acrescenta Brad May, Diretor de Vendas e Marketing, PACCAR Austrália. 

 Para o conforto do motorista, a cabine recebe a opção de acabamento Premium com uma variedade de cores contemporâneas ou o novo acabamento inteligente para especificações de frota. O T410SAR também possui 4 opções de cabina longa, um aero de 600 mm, teto médio de 760 mm, aero de 860 mm e, para especificações do porta-automóveis, um novo dorminhoco de teto plano de 600 mm com lançamento previsto para o início de 2021. 

 Equipado com o PACCAR MX-13, o T410SAR está disponível nas variantes de 460 ou 510 cavalos. Desde a sua introdução à gama Kenworth no T409, o MX-13 ganhou popularidade e ganhou o respeito de motoristas e frotas. 

Transmissão PACCAR com corpo em alumínio. Divulgação PACCAR

 O T410SAR oferece as vantagens operacionais das transmissões automáticas PACCAR de 12 ou Eaton de 18 velocidades. Ambos integrando-se perfeitamente com o motor PACCAR 12v MX-13. Projetada desde o início e oferecida pela primeira vez no T410, a transmissão PACCAR de 12 velocidades apresenta uma caixa principal de alumínio, sensores internos e fiação e engrenagem de corte helicoidal. Com uma capacidade de torque de 1.850 lbft e nominal de 50 toneladas, a transmissão de 12 velocidades é mais suave e atende a todos os requisitos em termos de peso, durabilidade e facilidade de manutenção. Como a transmissão PACCAR de 12 velocidades, a transmissão Eaton UltraShift Plus de 18 velocidades oferece o desempenho e a confiabilidade necessários para anos de operação sem problemas e está disponível com uma capacidade de torque de 1850 lbft ou 2050 lbft e uma classificação de até 70 toneladas. Ambas as transmissões automatizadas são operadas por meio de um controlador de haste de transmissão montado no lado direito da coluna de direção, a seleção de vários modos de transmissão e o freio de escape é fácil com a transmissão e o freio motor em um local conveniente. Mover o controlador de transmissão para longe do painel proporcionou mais espaço na frente do painel para permitir um movimento mais fácil ao redor da cabine. O T410SAR também vem com uma transmissão manual Eaton de 18 velocidades.  

Texto de Érico Rafael Pimenta.  Editor-chefe do Midia Truck Brasil  Com informações de Kenworth Austrália e Grupo PACCAR

Postagem Anterior Próxima Postagem